Descubra 5 previsões e tendências de tecnologia para 2024

09/02/2024

Tecnologia

Descubra 5 previsões e tendências de tecnologia para 2024

Quais tecnologias estaremos usando daqui a cinco ou dez anos? É até difícil imaginar o cenário futuro por causa do ritmo acelerado com que surgem novos dispositivos e ferramentas.

Por outro lado, tecnologias que são promessas hoje podem não se concretizar nesse meio-tempo. Mas, falando de 2024, podemos destacar com confiança as tendências tecnológicas que estarão em alta neste ano.

Então, se 2023 foi o ano da inteligência artificial generativa, sobre a qual falamos bastante no blog do Negócios SC, quais são as tendências de tecnologia para 2024? Acompanhe a lista para descobrir.

5 previsões e tendências de tecnologia para 2024

1. Dispositivos vestíveis (wearables)

Os wearables, ou dispositivos vestíveis, já estão presentes no mercado há algum tempo, como é o caso dos relógios inteligentes. Mas eles vêm ganhando força recentemente com a integração da inteligência artificial. Tanto que Amy Webb, CEO do Future Today Institute, inclui essa tendência tecnológica entre os dez grandes temas de 2024.

Segundo ela, está ocorrendo uma transição do uso de smartphones para a utilização de diferentes dispositivos. A futurista ainda diz que os wearables darão início a uma nova era de respostas visuais ou por voz.

Um exemplo disso é o lançamento do Apple Vision Pro. Esse é um novo dispositivo de realidade mista que vem chamando a atenção em diversos vídeos de usuários. Ele permite projetar telas sobre ambientes reais para trabalho, entretenimento ou consultas na internet e pode ser controlado por movimentos de mãos, de olhos e por voz.

Os próximos passos serão os dispositivos implantados no próprio corpo. A Neuralink, por exemplo, pretende usar um chip para controlar computadores e celulares apenas com ondas cerebrais.

Leia também: Inteligência artificial na mídia: 5 tendências para 2024

Óculos de realidade virtual e aumentada ganham uma nova chance. (Foto via Freepik)

2. Navegação sem toque

Enquanto não podemos controlar dispositivos com o pensamento, a navegação gestual deve tornar-se uma cena mais e mais comum.

Até os usuários de relógios inteligentes já podem realizar algumas tarefas básicas com gestos das mãos. Por exemplo, a Apple promete nas novas séries de seus relógios a habilidade de atender chamadas com o toque do indicador e do polegar da mão que estiver usando o dispositivo.

Já o Google tem o projeto Gameface, que pretende tornar ainda mais inclusivo o acesso a jogos virtuais. A ideia aqui é controlar o cursor com movimentos de cabeça e expressões faciais.

3. Clones digitais

A terceira tendência de tecnologia para 2024 é destaque no relatório da VML Intelligence para este ano. Chamada de “economia de identidade”, ela diz respeito ao uso da inteligência artificial para criar réplicas virtuais de pessoas, que podem aparecer em um vídeo sem gravar uma só cena. Elas não precisam sequer estar vivas para estrelar, como foi o caso do comercial da Volkswagen com uma Elis Regina recriada artificialmente em 2023.

Se isso é visto com preocupação por muitos, para outros pode ser uma oportunidade. Imagine um artista ou atleta poder vender um pacote com sua imagem e voz virtual para o mercado publicitário. Em vez de gravar presencialmente, decorar as falas e assim por diante, ele apenas venderia os direitos sobre o uso do seu clone digital.

Assim, as marcas poderiam ter a imagem da pessoa sem os custos de deslocamento e gravação com ela. Influenciadores podem, igualmente, turbinar o alcance dessa maneira.

Leia também: Cresce a adoção de ferramentas digitais nas empresas B2B

4. Algoritmos profissionais

O futuro do mercado de trabalho exige profissionais capazes de trabalhar ao lado da inteligência artificial. Não à toa, a demanda por conhecimentos de engenharia de prompt está em alta.

No entanto, também é preciso que os sistemas de AI estejam aptos a executar as funções que se esperam deles em cada área. Apesar dos grandes avanços da tecnologia, as ferramentas do gênero ainda cometem erros com frequência. Isso, para os negócios, pode levar a grandes prejuízos.

O que Amy Webb sugere, nesse caso, é que a inteligência artificial precisará passar por testes profissionais para atuar em determinadas áreas. Da mesma forma que pessoas reais precisam de determinadas certificações em certos ramos de trabalho, a IA deve cumprir com os mesmos requisitos. Portanto, esse deve ser um tema em pauta ao falar de tecnologia em 2024.

5. Tecnologia e eleições

A CEO do Future Today Institute ainda destaca o fato de que o mundo terá mais de 70 eleições neste ano, com 4,2 bilhões de eleitores. Isso levantará grandes questões sobre as tendências tecnológicas que vimos até aqui. Por exemplo, como controlar os deep fakes, ou réplicas virtuais, que compartilham desinformação?

As grandes empresas de tecnologia estarão no centro desse debate, pois há um entendimento cada vez mais difundido de que elas são responsáveis pelo conteúdo divulgado por meio delas. Especialmente no caso das redes sociais, espera-se uma maior regulação delas por parte das autoridades.

Quer ver outros estudos e descobrir mais tendências de mercado? Veja nossa página de pesquisas e aproveite para baixar os conteúdos gratuitos do Negócios SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui