Descubra as tendências de vídeo para 2024 na TV e internet

20/12/2023

Comunicação

Descubra as tendências de vídeo para 2024 na TV e internet

O vídeo alcança 99,6% dos brasileiros, segundo a Kantar IBOPE Media. Daí a importância reiterada dessa mídia para a estratégia de comunicação das marcas.

Não à toa, a própria Kantar e o Cenp-Meios indicam a liderança, com folga, do investimento em vídeo no mercado publicitário do Brasil. Inclusive, 71% do valor investido pelas dez marcas mais valiosas no País foi nessa mídia, como destaca o relatório Inside Video 2023.

Mas, como tudo na publicidade, a produção e a distribuição de vídeo têm evoluído com o passar do tempo. Isso exige que marcas e profissionais fiquem atentos às tendências do mercado, tanto no meio digital quanto na televisão.

Descubra, então, algumas das principais tendências de vídeo para 2024 com os dados que o Negócios SC traz agora para você.

Tendências de vídeo para a internet em 2024

Em um único dia, o vídeo on-line alcança 31,8% da população brasileira, conforme revela a Kantar IBOPE Media.

Devido à natureza dinâmica e plural desse tipo de conteúdo, ele reserva alguns dos maiores desafios dos profissionais de marketing na atualidade. Daí a importância de ficar de olho nas tendências de vídeo para a internet, mesmo que aparentemente conflitantes entre si.

Vídeos curtos

Dois estudos diferentes, o primeiro de IAB Brasil e Offerwise, e o segundo de Opinion Box e Influency.me, revelam que os vídeos curtos são o formato de vídeo que funciona melhor. Isso explica por que, de acordo com a HubSpot, 90% dos profissionais de marketing tinham a intenção de aumentar o investimento nessa área em 2023.

O investimento segue em 2024, mas sem esquecer os vídeos longos. Vídeos educativos, transmissões ao vivo ou uma experiência mais imersiva precisam de mais tempo. Porém, na era do TikTok e dos Reels, é preciso dominar a arte do vídeo curto para se sair bem na internet.

Compras por vídeo

Uma prova de que os formatos mais longos ainda são relevantes vem desta segunda tendência para vídeos em 2024.

Conforme os dados do relatório Digital Brazil: 2023, 44,4% dos brasileiros conectados com idade entre 16 e 64 anos usam as redes sociais como forma de encontrar produtos para comprar. Aí entra o social commerce, ou comércio social, com transmissões ao vivo. Inclusive, um em cada cinco internautas no País já consumiu esse tipo de conteúdo, segundo o Opinion Box.

Inteligência artificial x produção manual

É inegável que a inteligência artificial (IA) terá uma grande influência na produção de conteúdo audiovisual. Mas, quanto mais empresas utilizarem esse recurso, adotar processos mais humanos e manuais poderá ser um diferencial na comunicação.

Por exemplo, vídeos de stop motion, com ilustração feita à mão ou outras técnicas artesanais tornam-se especiais, em contraste com a IA. Aqui, é essencial testar o que funciona melhor para prender a atenção do seu público. 

Leia também: Inteligência artificial na mídia: 5 tendências para 2024

A geração TikTok está acostumada a vídeos curtos na internet. (Foto via Freepik)

Tendências de vídeo para a televisão em 2024

Por dia, a TV linear fala com 50% dos brasileiros — para citar novamente o Inside Video 2023. Só esse dado já é um ótimo motivo para incluir o meio na sua estratégia de vídeo marketing. Então, acompanhe as tendências para a televisão.

Estratégia de vídeo cross-media

Nove em cada dez negócios utilizam vídeos como ferramenta de marketing, de acordo com o estudo “The State of Video Marketing 2023”, da Wyzowl.

No entanto, quando se pensa em conteúdo em vídeo para as marcas, muitos profissionais investem apenas na internet. Isso é um equívoco, já que a televisão é tão importante quanto o meio digital para a estratégia de comunicação dos negócios.

O comportamento dos brasileiros mostra como a TV permanece relevante no consumo de vídeo. Segundo a 38ª edição do Data Stories, Kantar IBOPE Media, 22% das pessoas assistem a vídeos on-line e na TV digital, enquanto a maioria consome exclusivamente a televisão linear.

Portanto, as marcas precisam de uma estratégia de vídeo cross-media. Isto é, que abarque diferentes mídias para falar com o consumidor em variados momentos e contextos.

Consumo de televisão

O Data Stories ainda nos fornece outros dados que demonstram a força da televisão no Brasil. Eles revelam que 71% dos brasileiros gostam de relaxar assistindo à TV e, para 35% do público, a televisão é a principal forma de entretenimento.

Além disso, os consumidores nacionais passam 5 horas e 17 minutos por dia, em média, em frente à TV. Ou seja, esse meio continuará bastante presente na vida dos brasileiros em 2024.

Domínio da audiência da Globo e da NSC TV

Falando em consumo de televisão, a Globo teve em 2023 o maior share de audiência desde 2006 na TV aberta brasileira. De cada cem televisores ligados, 55 assistiam à programação Global, conforme os dados da Kantar IBOPE Media.

No geral, 70 milhões de pessoas acompanharam todo dia a TV Globo, que alcançou 99% dos lares brasileiros ao longo de 2023.

Já em Santa Catarina, os números impressionantes da audiência da NSC TV não deixam por menos. Só na Grande Florianópolis, o share da emissora na televisão aberta foi de 68% no mês de outubro. Em todo 2023, a NSC TV alcançou 6,8 milhões de catarinenses, segundo a projeção para a área de cobertura no Estado.

Esse domínio, tanto da Globo em nível nacional quanto da NSC TV no âmbito estadual, pode impulsionar a comunicação da sua marca em 2024.

Veja mais números da NSC TV baixando o mídia kit com detalhes da audiência.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui