Descubra como se mede a audiência de televisão no Brasil

14/03/2023

Comunicação

Descubra como se mede a audiência de televisão no Brasil

A audiência de televisão é um assunto sério, que marcas e agências de publicidade devem analisar na hora de anunciar na TV.

Para quem procura a líder de audiência em Santa Catarina, a NSC TV ocupa a liderança 24 horas por dia, 365 dias por ano, segundo dados da Kantar IBOPE Media durante todo 2022 para a Grande Florianópolis. Além disso, a NSC TV vem em primeiro lugar nas diferentes regiões do Estado, como em Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó, de acordo com a mesma fonte. Mas como sabemos de fato essa informação?

Esta é uma boa oportunidade para tirarmos uma dúvida comum: como se mede a audiência de televisão no Brasil?

A seguir, então vamos explicar qual é a referência mundial nessa medição, como ela é feita e se o seu aparelho de TV impacta os números de audiência. Acompanhe!

A referência mundial em medir audiência de TV

A Kantar IBOPE Media é líder em pesquisa de mídia na América Latina.A empresa faz parte da Kantar, que está presente em mais de 60 mercados internacionais e é uma referência global em dados, insights e consultoria.

Para assegurar a qualidade da medição e a empresa segue  compromissos éticos em todas as suas atividades, participando  inclusive de entidades e associações que representam as atividades do setor e dos profissionais de mídia no Brasil. Tais entidades e associações de classe incluem:

A Kantar IBOPE Media é a maior empresa de medição de audiência de televisão no mundo em termos de operações. O objetivo dela é fornecer dados e análises aos clientes para possibilitar a tomada de decisões, desde o planejamento de mídia até a avaliação dos resultados.

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Um diferencial da Kantar IBOPE Media é medir a audiência minuto a minuto. (Foto via Freepik)

Como é medida a audiência de televisão no Brasil?

A medição da audiência de TV pela Kantar IBOPE Media é realizada com aparelhos chamados peoplemeters. Eles são conectados aos televisores e identificam automaticamente o que está sendo transmitido, com reconhecimento por áudio.

Para a medição de audiência nas praças onde é oferecido o serviço regular, a Kantar IBOPE Media oferece um aparelho eletrônico chamado peoplemeter. Desenvolvido pela própria empresa, esses aparelhos são conectados a todas as TVs dos domicílios que participam da nossa amostra e reportam se a televisão está ligada, qual o canal de sintonia e o sinal (UHF, VHF, TV paga, parabólicas, VCR/DVD e videogames) e os dados demográficos de quem está assistindo. Cada indivíduo do domicílio possui uma identificação (botão numerado que corresponde ao nome), o que permite disponibilizar dados de audiência individual, além da domiciliar. A metodologia para medição de audiência de televisão é denominada “Painel” – acompanha um grupo fixo de domicílios ao longo do tempo. Esses domicílios permanecem na amostra por até quatro anos, sendo que uma parcela equivalente a 25% do painel (amostra) é atualizada a cada ano.

Essa medição ocorre todos os dias, 24 horas por dia, minuto a minuto. A partir disso, calcula-se a audiência, que é o número de domicílios ou indivíduos ligados em uma emissora durante certo intervalo de tempo. Como resultado, tem-se os famosos “pontos de IBOPE”.

Anualmente, o ponto do IBOPE é atualizado para representar a população brasileira, tendo como base dados do IBGE, além de estudos e análises internas da empresa. Por exemplo, nas 15 principais regiões metropolitanas do Brasil, um ponto de audiência, em 2023, significa 68.083 domicílios ou 717.088 indivíduos. Já na Grande Florianópolis, a proporção é de um ponto para 4.155 domicílios ou 10.769 indivíduos.

Isso quer dizer que, em 2023, um programa com 20 pontos de audiência na Grande Florianópolis foi visto por mais de 215 mil pessoas só na região.

Graças a essa atualização anual, não é possível comparar diretamente os pontos atuais com audiências de anos passados. Afinal, uma audiência de TV em 2013 representava um número diferente de pessoas assistindo em relação a 2023.

Além do número de audiência consolidado, a Kantar IBOPE Media também disponibiliza aos seus clientes o serviço Real Time, com ele é possível reportar os índices de audiência em tempo real. Ou seja, o desempenho do programa é avaliado no próprio momento de exibição.

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Todo aparelho televisor transmite a audiência de TV?

A coleta de dados de audiência da televisão pela Kantar IBOPE Media é feita nos domicílios painelistas. Isto é, naqueles que possuem um aparelho peoplemeter instalado.

Os domicílios são escolhidos para compor uma amostra socioeconômica da população na região analisada. Esses lares permanecem em sigilo justamente para preservar a medição de interferências externas e garantir a integridade do serviço. Inclusive, é assinado um termo de confidencialidade entre os painelistas e a Kantar IBOPE Media, proibindo a divulgação do uso do aparelho.

Atualmente, a a coleta de dados é feita nas 15 principais regiões metropolitanas: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba, Grande Recife, Grande Salvador, Grande Fortaleza, Grande Florianópolis, Grande Vitória, Grande Goiânia, Grande Belém, região de Campinas, Manaus e Distrito Federal.

Cada morador desses domicílios tem um cadastro próprio no peoplemeter. Na hora de assistir, então é preciso informar quem são as pessoas na frente da TV. Isso permite saber não apenas a audiência total da televisão, mas qual é o perfil do público naquele horário, o que é essencial para uma boa segmentação dos anúncios.

Leia também: Como segmentar a audiência da marca em Santa Catarina?

Medição de vídeo-online

Além do Peoplemeter, a Kantar IBOPE Media também instalou um segundo aparelho na amostra de domicílios, o Focal Meter. Este aparelho mensura o consumo de vídeo online dentro dos domicílios da amostra, sendo instalado no roteador de internet das residências. Ao combinar plataformas e ter uma metodologia comparativa com métricas precisas, além de tecnologias complementares, a Kantar IBOPE Media entrega o mais completo perfil de medição e consumo de vídeo em todas as telas.

Em um ecossistema de consumo de vídeo está cada vez mais fragmentado, com diversas opções e em diferentes dispositivos. Entender o consumo de vídeo em todos esses diferentes formatos é absolutamente fundamental tanto para produtores de conteúdo, quanto para agências e anunciantes.  Hoje, vemos que a televisão não está apenas no aparelho de TV, seu conteúdo está espalhado pelas redes sociais e plataformas de streaming em outros dispositivos como smartphones, tablets e computadores. Dessa forma, torna-se ainda mais importante entender o consumo de vídeo suas diferentes formas, disponibilizando ao mercado métricas apuradas para a tomada de decisão estratégia.

Saiba mais sobre a líder de audiência em Santa Catarina

A partir desses dados da Kantar IBOPE Media, sabemos que a NSC TV alcança mais de 4,6 milhões de telespectadores em Santa Catarina durante apenas uma semana. Que em cada 100 televisores ligados nas cinco principais emissoras de TV aberta, 73 estavam assistindo à NSC TV. E que a audiência dela é mais que o dobro dos demais canais abertos juntos no Estado.

Quer saber ainda mais sobre a emissora líder de audiência de televisão em Santa Catarina? Então baixe o mídia kit da NSC TV.

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