Descubra qual é a faixa etária dos ouvintes de rádio

26/04/2023

Comunicação

Descubra qual é a faixa etária dos ouvintes de rádio

A primeira transmissão oficial de rádio no Brasil aconteceu há mais de um século, no dia 7 de setembro de 1922. Mas esse é um meio de comunicação que está longe de ser datado, no sentido de pertencer apenas ao passado.

A rádio é presente. Tanto que a Kantar IBOPE Media mostra, por exemplo, que 83% dos brasileiros em 13 regiões metropolitanas analisadas no País ouvem esse tipo de mídia. Em Santa Catarina, 87% da população considera a rádio importante no dia a dia.

Mas não é só para o público que ela ainda se faz relevante. A publicidade na rádio é um poderoso recurso para a comunicação das marcas. Como informa a ACAERT, 75% dos ouvintes confiam nos comerciais de rádio e 40% já pesquisaram ou compraram os produtos anunciados.

Então, para provar que esse meio não pertence ao público de uma só idade, vamos explicar qual é a verdadeira faixa etária dos ouvintes da rádio e das emissoras da NSC em Santa Catarina. Acompanhe!

A faixa etária dos ouvintes de rádio no Brasil

Os millennials, ou geração Y, são definidos como aquelas pessoas nascidas entre os anos de 1981 e 1996. Eles presenciaram a ascensão da internet e dos smartphones. Nesse sentido, eles tinham tudo para abandonar os meios de comunicação que vieram antes deles e serem consumidores inteiramente digitais.

No entanto, contrariando as expectativas, é justamente nessa faixa etária que está a maior proporção de ouvintes de rádio no Brasil. Segundo dados da Kantar IBOPE Media presentes no estudo Inside Radio 2022, 22% da audiência no País tem entre 30 anos e 39 anos.

Mais ainda, 47% dos ouvintes de rádio estão abaixo dos 40 anos. Isso mostra como a rádio mantém a relevância graças à capacidade de constantemente renovar o público sintonizado, atraindo as novas gerações.

Faixa etária dos ouvintes de rádio:

Convém explicar que a somatória das porcentagens não resulta em 100% devido ao arredondamento dos números pela Kantar IBOPE Media.

Agora, já que estamos falando de uma audiência diversificada em termos de idade, como fazer a segmentação da publicidade na rádio? O segredo está na escolha da emissora certa para alcançar seu público-alvo. Vamos demonstrar isso a seguir com os exemplos das emissoras da NSC em Santa Catarina.

Leia também: Pesquisa mostra a força da rádio em Santa Catarina

A rádio continua atual e ajuda a aumentar o alcance da marca. (Foto via Freepik)

A idade dos ouvintes da Rádio Atlântida em Santa Catarina

A Rádio Atlântida é a maior geradora de conteúdo jovem da região Sul do Brasil. Portanto, podemos esperar que ela atraia um público de faixa etária mais baixa ou com um comportamento igualmente jovial.

De fato, ela tem uma audiência composta por 74% dos ouvintes abaixo dos 50 anos. E uma em cada quatro pessoas está na faixa entre 25 anos e 34 anos, de acordo com a Kantar IBOPE Media.

Para falar com esse público, a emissora da NSC traz muito conteúdo de humor, universo pop, esportes, tecnologia e mundo feminino não só na rádio, mas também nas redes sociais.

A Rádio Atlântida é perfeita para os anunciantes interagirem com esse público jovem de Santa Catarina. Além disso, é uma ótima plataforma para aumentar o alcance da marca, já que ela chega a 179 cidades catarinenses por meio de cinco regionais. Só na Grande Florianópolis, são mais de 232 mil ouvintes por mês.

Leia também: Entenda por que adicionar rádio à sua estratégia digital

CBN atrai uma faixa etária de ouvintes logo acima

A CBN é reconhecida como a rádio que toca notícia. O público dela busca não só informações atualizadas, como uma análise crítica dos fatos sem fake news ou sensacionalismo. É um grupo que precisa estar bem informado para tomar boas decisões no mercado.

Não à toa, a emissora tem uma faixa etária de ouvintes diferente da Rádio Atlântida. Na CBN Floripa, por exemplo, 43% da audiência tem 50 anos ou mais. Outros 55% estão entre 18 anos e 49 anos.

Isso torna a CBN um excelente veículo para trazer credibilidade à mensagem da marca junto a uma audiência mais madura e com perfil decisor.

Leia também: Quer vender mais? Inspire-se com estas 7 marcas na rádio

Itapema tem um público de rádio mais maduro

Falando em público maduro, a Itapema é outra rádio que se encaixa nesse contexto. A audiência dela é composta por 84% dos ouvintes na faixa etária acima dos 35 anos.

Entretanto, se a CBN tem como ponto forte a notícia, com mais de 10 horas de cobertura local por dia, a Itapema destaca-se pela música. Diariamente, ela leva os ouvintes para uma viagem musical por mais de 70 países, em meio a mais de 300 canções por dia.

Esse é um público bastante qualificado, com um gosto especial por novas experiências, viagens, bem-estar, gastronomia, cultura, luxo e os requintes da vida.

Para saber mais sobre as rádios da NSC e as respectivas audiências delas, baixe agora os kits de mídia e conheça todas as oportunidades para destacar sua marca.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui