Dia Mundial da Televisão: veja razões para celebrar a TV

18/11/2022

Comunicação

Dia Mundial da Televisão: veja razões para celebrar a TV

Em 21 de novembro é celebrado anualmente o Dia Mundial da Televisão, de acordo com a proclamação da Assembleia Geral das Nações Unidas na Resolução 51/205, de 17 de dezembro de 1996.

A TV demorou quase 70 anos para receber esse reconhecimento, sendo que as primeiras demonstrações do aparelho ocorreram em 1927. Mas, chegando a perto de um século de transmissões, a televisão tem mesmo muito o que comemorar.

No Brasil, a televisão como meio de comunicação de massa inicia com a TV Tupi. A emissora fez sua primeira transmissão em 18 de setembro de 1950. De lá para cá, a TV estabeleceu-se como a mídia mais consumida no País.

Por sinal, sabia que as marcas também têm ótimas razões para celebrar o Dia Mundial da Televisão? Descubra o porquê a seguir!

Razões para celebrar o Dia Mundial da Televisão

No Brasil, mais de 205 milhões de pessoas assistem às emissoras de TV linear, segundo a Kantar IBOPE Media. Ao longo de um mês, a televisão alcança 93% da população  brasileira. Os dados estão no estudo Inside Video 2022.

Mesmo diante da ascensão de outros formatos de vídeo na disputa pela atenção do público, a televisão continua soberana. De todo o tempo dedicado ao consumo de vídeo dentro de casa, 79% dele é dedicado às emissoras de TV lineares.

Especialmente no caso da TV aberta, o meio é extremamente democrático em levar informação e entretenimento a todo tipo de público. A televisão fala com pessoas das mais variadas idades e classes socioeconômicas. Portanto, o Dia Mundial da Televisão é 21 de novembro, mas no Brasil todo dia é uma boa ocasião para celebrá-la.

Não à toa, a TV recebe 52,4% do total de investimentos publicitários em mídia no País, de acordo com o Cenp-Meios. Entre janeiro e junho de 2022, a televisão aberta movimentou 46,1% do valor investido, enquanto o modelo por assinatura teve 6,3%.

Leia também: TV em dados: consumo de vídeo alcança 98% dos brasileiros

A paixão dos brasileiros pela televisão é excelente para a marca anunciar. (Foto via Freepik)

Sucesso de programação muito além do BBB

Quando se pensa em programas de sucesso na TV brasileira, é inevitável citar o Big Brother Brasil, ou BBB. Afinal, há mais de 20 anos o reality show causa furor entre os telespectadores no País. Essa última edição foi vista por mais de 155 milhões de pessoas na TV Globo e no Multishow.

O impacto do Big Brother Brasil, assim como da televisão de uma forma geral, é sentido além da TV. Segundo a EXAME, 88% das conversas no meio digital sobre conteúdo foram dominadas pelo BBB durante a exibição do programa. Apenas no Twitter, foram mais de 123 milhões de postagens a respeito.

Mas o BBB não é o único programa que os brasileiros adoram espiar. Em 2022, outras atrações superaram a audiência da casa mais vigiada do Brasil. Enquanto o BBB 22 teve audiência diária média perto de 22 pontos, segundo a Kantar IBOPE Media, o remake de Pantanal ficou com a média de 30 pontos nas 15 maiores regiões metropolitanas brasileiras. Cada ponto representa 258.821 domicílios e 713.821 indivíduos neste ano.

Por sinal, os 56 programas de TV mais assistidos na Grande Florianópolis estão na tela da NSC TV, a afiliada da Globo em Santa Catarina.

Nas 15 regiões metropolitanas analisadas pela Kantar IBOPE Media, a novela Pantanal alcançou o recorde de audiência em 2022 (até 6 de novembro). A reta final da trama alcançou a marca média de 33,5 pontos de audiência domiciliar.

O segundo lugar no ranking de audiência ficou com a transmissão especial de Cine Holliúdy, com 33,2 pontos. Já a segunda partida da final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians, registrou 32,4 pontos.

Além do entretenimento e dos esportes, a informação também dá uma grande audiência. O debate final do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 teve 29,5 pontos, por exemplo. Enquanto isso, programas tradicionais do jornalismo, como o Jornal Nacional e o Fantástico, alcançaram 28,9 pontos e 28,1 pontos, respectivamente, em determinados dias.

Leia também: 3 vezes que o conteúdo da televisão viralizou na internet

NSC TV domina a audiência da televisão em Santa Catarina

Quer aproveitar a imensa visibilidade que a televisão proporciona para os anunciantes? Então saiba que a NSC TV é líder de audiência em Santa Catarina 24 horas por dia, 365 dias por ano. Mais ainda, a audiência da NSC TV é maior que o dobro das demais emissoras abertas no Estado juntas, segundo os números da Kantar IBOPE Media referentes a outubro de 2022.

Para você ter uma melhor ideia dessa liderança, de cada 100 televisores ligados nos principais canais de TV aberta em Santa Catarina, 70 transmitiam a programação da NSC TV. A emissora fala com mais de 2,2 milhões de pessoas diariamente, mais de 4,1 milhões ao longo de uma semana e mais de 6,6 milhões ao longo do ano.

Veja outros motivos para anunciar sua marca na NSC TV baixando o mídia kit da emissora líder de audiência em Santa Catarina. Aproveite essa comemoração do Dia Mundial da Televisão para transformar sua presença na TV em uma rotina de crescimento do seu negócio.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui