Dicas para incluir o marketing esportivo na sua estratégia

02/05/2023

Dicas para incluir o marketing esportivo na sua estratégia

O público no Brasil ama assistir a esportes e também acompanhar conteúdos sobre o tema no dia a dia. Como prova disso, dados do Google mostram que metade dos brasileiros têm um alto interesse em conteúdo relacionado.

Isso amplia ainda mais o leque de oportunidades para as marcas crescerem com o marketing esportivo. Você já sabe o que é essa estratégia?

Para destacar a importância do esporte como elo entre negócios e o público, vamos explicar a seguir o que é o marketing esportivo e dar algumas dicas de como aproveitá-lo. Acompanhe!

O que é marketing esportivo?

Posto da forma mais simples possível, o marketing esportivo é um recurso para fortalecer a marca por meio do esporte. Isso ocorre, principalmente, via patrocínios de atletas, clubes, modalidades ou competições.

Mas o que faz algumas marcas investirem tanto em patrocínio esportivo? Só a camisa de futebol masculino do Flamengo deve render R$ 180 milhões em 2023 na exibição de parceiros.

Em primeiro lugar, temos a visibilidade para os patrocinadores. Um time como o Flamengo tem mais de 50 milhões de seguidores nas redes sociais, recebeu mais de 91 milhões de visualizações dos jogos pelo canal próprio no YouTube em 2022 e outros tantos milhões de espectadores pela televisão.

Mesmo localmente, um torneio como o Campeonato Catarinense de Futebol Masculino pode gerar mais de 33 milhões de impactos para as marcas patrocinadoras com a cobertura dos veículos da NSC.

Isso vale igualmente para os atletas, vistos como celebridades e influenciadores. Eles são referência para uma ampla audiência, não só na prática esportiva, assim como em questões relacionadas ao estilo de vida. Não à toa, as duas personalidades com maior número de seguidores no Instagram atualmente são dois esportistas: Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Mas não podemos nos esquecer de que o esporte, acima de tudo, é uma paixão. Com isso, o marketing esportivo é capaz de gerar uma profunda identificação entre a marca e determinado grupo de pessoas.

De acordo com um estudo da Nielsen, patrocínio esportivos aumentam em 10% a intenção de compra da marca junto aos fãs de esporte, em média.

Além disso, há uma série de qualidades do esporte que passam a ser associadas aos negócios que praticam o marketing esportivo. Determinação, busca pela excelência, competitividade, superação e espírito de equipe são algumas assimilações positivas que essa estratégia oferece.

Leia também: Patrocínio da marca: acerte nessa estratégia de marketing

O marketing esportivo vai muito além do futebol. (Foto via Freepik)

Dicas para o patrocínio esportivo de times e competições

Uma boa notícia para as marcas que desejam fazer marketing esportivo é não precisar desembolsar milhões de reais para investir em um time como o Flamengo ou um atleta como Cristiano Ronaldo. Na verdade, uma dica para o patrocínio é olhar além do futebol.

Veja os dados do Sponsorlink, a maior pesquisa especializada em esportes do mundo do IBOPE Repucom. Ela informa que há um universo de 96 milhões de brasileiros conectados que se interessam por vôlei. A natação tem 66 milhões de fãs. O basquete, 58 milhões. Até os e-sports já superaram a marca de 50 milhões de pessoas no Brasil acompanhando.

Olhe também para as modalidades que reforcem os valores de inclusão e acessibilidade do seu negócio. Por exemplo, o patrocínio de futebol feminino é tendência, bem como outros esportes praticados por mulheres, tanto que a influenciadora Boca Rosa anunciou um acordo para patrocinar os times de base do vôlei feminino do Corinthians em 2023. E ainda temos os paradesportos, que bateram recorde de audiência nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Ao fazer um patrocínio esportivo mais segmentado, a marca contribui para fortalecer uma comunidade. Essa foi a aposta da Krona com a equipe de futsal JEC/Krona, de Joinville, que tem colhido muitas conquistas e gerado um forte impacto da empresa no meio joinvilense. 

— A parceria da Krona e do JEC Futsal dá uma grande visibilidade para a marca e contribui para o crescimento sólido da empresa — ressalta Valdicir Kortmann, vice-presidente comercial e de marketing na Krona.

Para completar, ainda é possível fazer marketing esportivo estimulando a prática de alguma modalidade, como no case de sucesso da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a NSC. Tudo depende da mensagem que sua marca deseja transmitir, do público que pretende alcançar e de quanto pode dedicar a essa estratégia.

Leia também: Por que anunciar sua marca no GE Santa Catarina?

Patrocínio de conteúdo esportivo

Outra maneira de associar uma marca ao mercado esportivo é por meio do conteúdo. E a maior referência nesse quesito em Santa Catarina é o GE SC.

Na televisão, o GE é líder de audiência no Estado em regiões como Joinville, Criciúma e Blumenau. Em Criciúma, por exemplo, a Kantar IBOPE Media aponta que seis em cada dez televisores ligados na TV aberta nesse horário exibem o programa esportivo da NSC TV.

O GE SC também é sucesso na internet. O portal alcança, em média, mais de meio milhão de usuários por mês. Esse público está distribuído em diversas idades, com destaque para a faixa etária entre 25 anos e 44 anos, compondo 49% da audiência digital.

Para saber mais sobre o GE SC e como anunciar sua marca no site de referência em conteúdo esportivo em Santa Catarina, baixe o mídia kit.

Então, veja algumas ações de conteúdo esportivo para se inspirar:

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui