Empreendedorismo feminino: dicas para abrir uma empresa

06/03/2023

Inovação

Empreendedorismo feminino: dicas para abrir uma empresa

Uma pesquisa da Opinion Box aponta: 77% das mulheres brasileiras concordam que falar sobre as lutas do gênero é mais importante que dar presentes no Dia Internacional da Mulher. Então, neste 8 de março, vamos abordar um dos principais desafios na vida delas, o empreendedorismo feminino.

Elas são 51,1% da população no Brasil, segundo a PNAD Contínua, do IBGE. No entanto, a proporção de mulheres empreendedoras no ecossistema de negócios do País é de 34%, de acordo com um estudo do Sebrae.

Em alguns setores esse número é ainda menor. No mercado de tecnologia em Santa Catarina, por exemplo, o Tech Report 2021 da ACATE informa que apenas 25% das empresas tecnológicas no Estado têm líderes mulheres.

Mudar esse cenário é importante para elas e para a sociedade como um todo. Pensando nisso, vamos destacar as oportunidades do empreendedorismo feminino e compartilhar algumas dicas para abrir uma empresa. Acompanhe!

Empreendedorismo feminino transforma a vida da mulher

Uma das grandes vantagens de se tornar uma mulher empreendedora é poder criar as próprias oportunidades.

No mercado de trabalho, como muitas sentem na pele, essas oportunidades não são distribuídas igualmente entre homens e mulheres. Elas recebem cerca de 20% a menos que os trabalhadores do mesmo perfil de escolaridade, idade e categoria de ocupação, segundo um levantamento da IDados com base na PNAD.

Isso quando as empresas não fecham as portas para elas por serem mães. A Opinion Box revela que 38% das entrevistadas já perderam uma oportunidade de trabalho por causa da maternidade. Esse dado ajuda a explicar por que elas sofrem com uma maior taxa de desocupação no mercado de trabalho que os homens.

O empreendedorismo feminino surge então como uma oportunidade de controlar o próprio destino. Ser uma mulher empreendedora traz a possibilidade de geração de renda justa e, mais ainda, de independência financeira.

Inclusive, esses são alguns dos principais motivos para empreender apontados no estudo “Mulheres Empreendedoras e Seus Negócios 2022”, do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME).

Principais razões para o empreendedorismo feminino:

Dependendo do modelo de negócio, a liderança feminina tem mais liberdade para escolher onde trabalhar e em quais horários. Isso pode oferecer mais tempo para a mulher dedicar a si, como fazer cursos, praticar atividade física, ter momentos de lazer ou simplesmente descansar.

Além disso, o empreendedorismo feminino cria mais oportunidades para outras mulheres, que se apoiam mutuamente. De acordo com a pesquisa Mulheres Empreendedoras 2021, do IRME, 45% das empresas com mulheres na liderança são majoritariamente femininas, contra 21% dos empreendimentos liderados por homens.

Para completar, um estudo do grupo Frank Recruitment mostra que mais empresas com mulheres CEO registram lucro acima da média em relação às comandadas por homens. Ou seja, os próprios negócios se beneficiam de terem lideranças femininas.

Leia também: As lideranças femininas para celebrar no Dia da Mulher

Empresas com mulheres na liderança são mais inclusivas para elas. (Foto via Freepik)

Seja uma mulher empreendedora: dicas para abrir uma empresa

Estude o mercado

Abrir uma empresa não é somente o fruto da paixão por empreender. É preciso ter preparo e atenção a alguns pontos especiais para aumentar suas chances de sucesso.

Nesse caso, é importante considerar se o produto ou serviço tem de fato demanda no mercado e perspectiva de longo prazo. Às vezes, uma ideia de negócio parece interessante por estar em voga no momento, mas como serão suas vendas depois de essa moda passar?

Outras perguntas relevantes para se fazer incluem: quem será o seu público consumidor? Onde ele está? Qual preço estaria disposto a pagar? Quais empresas já atuam nesse segmento? Como elas se posicionam no mercado? E como a sua ideia pode se diferenciar delas?

Tenha um plano de negócio

De acordo com o Sebrae, 55% dos empreendedores no geral não elaboram um plano de negócio. Mas é justamente nesse planejamento que se definem questões fundamentais, como a necessidade de investimento e a perspectiva de retorno, os canais de vendas e de comunicação e as funções dentro da empresa.

O ideal é elaborar uma apresentação com esse plano de negócio. Tal documento pode ser muito útil na hora de apresentar a empresa para atrair investimentos ou para participar de programas de incentivo ao empreendedorismo feminino como o Startup Weekend.

Invista em capacitação empreendedora

Para ter sucesso ao abrir uma empresa, é preciso saber muito mais que sua atividade-fim. Deve-se conhecer também a respeito de finanças empresariais, marketing, técnicas de vendas e gestão de pessoas, por exemplo.

Felizmente, entidades como o Sebrae oferecem cursos gratuitos e de curta duração para você adquirir esses conhecimentos básicos para gerir um negócio.

Outra opção para aprofundar ainda mais suas competências é buscar mentorias e programas específicos para mulheres empreendedoras. Tais soluções identificam as dificuldades da sua jornada e podem trazer saberes ajustados às suas necessidades.

Leia também: Onde buscar capacitação empreendedora em Santa Catarina?

Procure apoio e faça networking

O Sebrae também revela que os homens recebem mais apoio para empreender que as mulheres. Enquanto 22,4% deles têm incentivo de amigos, familiares ou sócios, o percentual para as mulheres empreendedoras é de apenas 9,8%.

Então, busque estabelecer boas relações com outras lideranças femininas e aproveite as oportunidades de networking que os eventos de empreendedorismo oferecem. Quem está na mesma luta sabe melhor do que ninguém os seus desafios.

Pesquise por linhas de crédito para mulheres

Por fim, abrir uma empresa requer algum investimento. E, mesmo depois da abertura, investir no negócio permite ampliar o atendimento e a produção, divulgar melhor seu negócio e conquistar mais clientes.

Mas de onde tirar esse dinheiro? Muitas empresárias acabam recorrendo a amigos e familiares ou a empréstimos pessoais, só que essas podem não ser as melhores alternativas. Existem programas com linhas de crédito especiais para mulheres, inclusive com recorte para mulheres negras, para facilitar a entrada no empreendedorismo feminino.

Se deseja mais dicas de como conquistar seu espaço nesse meio, descubra agora as 10 competências de lideranças de sucesso. Aproveite para baixar o material gratuito e bons negócios!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui