A pesquisa “Mercado de Autos” mostra que quatro em cada dez brasileiros têm a intenção de comprar carro entre 2025 e 2026. Em meio a esse público, um perfil não pode ser esquecido pelas marcas: as mulheres. Para elas, ter um veículo próprio não somente facilita os deslocamentos, como também é uma questão de independência e segurança no dia a dia.
Acompanhe a procura por carro entre as mulheres no Brasil:
- 88% das mulheres se preocupam com a segurança nos deslocamentos;
- o carro particular é o meio de locomoção mais seguro na percepção delas;
- a maioria das brasileiras pretende comprar ou trocar de veículo;
- quatro em cada dez interessadas têm preferência por utilitários esportivos.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Carro particular traz maior sensação de segurança às mulheres
O Instituto Locomotiva e o Instituto Patrícia Galvão mapearam os hábitos de deslocamento das mulheres brasileiras e destacaram a sensação de insegurança delas no dia a dia. Inclusive, para elas, a segurança é um fator de preocupação maior que o tempo gasto ou o custo de deslocar-se pelas cidades no País.
Segundo o levantamento, três em cada quatro entrevistadas já sofreram algum tipo de violência em seus deslocamentos. Situações envolvendo olhares insistentes, cantadas inconvenientes, furtos, assaltos, importunação e assédio sexual, infelizmente, são comuns.
A maioria dessas mulheres estava se deslocando a pé ou de ônibus quando tais situações de violência ocorreram. Não à toa, o carro particular é percebido como o meio de locomoção com o maior nível de segurança para elas. Seis em cada dez brasileiras o consideram muito seguro. Na outra ponta, ônibus e trens são considerados os mais inseguros.
Mas não é só a questão da segurança que leva as mulheres a comprar carro. De acordo com a pesquisa “Comportamento de Compra das Mulheres no Setor Automotivo”, da Webmotors, ter um veículo próprio é também sinônimo de liberdade e independência.
Veja o que os brasileiros buscam ao comprar carro em 2025.
Intenção de comprar carro está em alta entre as brasileiras
A necessidade na rotina é outra motivação importante para as mulheres comprarem um carro. Como aponta o Instituto Locomotiva, um terço das brasileiras sai de casa todos os dias e 55% saem pelo menos cinco vezes por semana.
Isso explica porque a maioria das mulheres que não tem carro pretende comprar um. Mas até aquelas que já possuem um veículo demonstraram a intenção de trocá-lo, segundo o levantamento da Webmotors.
- 45% não têm carro, mas pretendem comprar;
- 43% têm carro, mas pretendem trocar;
- 7% não têm e não pretendem comprar carro;
- 4% têm carro e não pretendem trocar.
Um atributo em especial distingue a procura de mulheres e homens no mercado automotivo. Entre eles, o conforto é a característica mais requisitada. Já elas colocam a economia em primeiro lugar.
Características que as mulheres mais procuram em um carro:
- Economia: 26%
- Conforto: 17%
- Segurança: 16%
- Design e estética: 12%
- Espaço interno: 10%
- Desempenho do modelo: 10%
- Tecnologia e conectividade: 7%
- Outro: 1%
Perceber essa particularidade de cada perfil pode fazer a diferença tanto nas concessionárias quanto na segmentação da publicidade.
Os jovens ainda se interessam em comprar carro?
Mulheres têm maior preferência por modelos SUV
Os utilitários esportivos já são os preferidos para a compra pelo público brasileiro, segundo a “Pesquisa sobre Intenção de Compra 2025”, também da Webmotors. No geral, 38% dos brasileiros com a intenção de comprar carro neste ano estão de olho em um SUV.
Mas, entre as mulheres, essa preferência é ainda maior: 40% delas desejam adquirir um SUV. Isso representaria uma troca de carroceria para muitas das que já possuem um veículo, visto que 42% das proprietárias ouvidas na pesquisa “Comportamento de Compra das Mulheres no Setor Automotivo” afirmaram ter um modelo hatch no momento.
Curiosamente, elas também apresentam uma procura por hatchs acima da média. Enquanto 20% dos brasileiros planejam adquirir um carro desse tipo em 2025, 31% das consumidoras relataram o mesmo intuito.
Por outro lado, sedãs e picapes não fazem tanto o gosto delas em comparação com o público geral.
Inácio Veículos multiplica o retorno da publicidade com a rádio.
A importância da publicidade na jornada de compra do carro
Entre os interessados e interessadas no segmento, 85% consomem conteúdo em portais de notícias na internet, 80% assistem à televisão e 40% ouvem rádio, de acordo com os dados da Kantar em Santa Catarina. Com isso, a NSC, que tem veículos líderes de audiência no Estado, fala com 80% do público-alvo catarinense.
Mas anunciar não traz apenas visibilidade para as marcas do mercado automotivo. A publicidade tem uma influência real na decisão de compra. Por sinal, o contato com os anúncios é o principal fator de consideração da marca para o público no Brasil, como destaca uma pesquisa da Offerwise para a Globo.
Em dados, isso quer dizer que 77% dos brasileiros já se interessaram por veículos anunciados na mídia.
Saiba, então, como a NSC pode impulsionar a comunicação do seu negócio em Santa Catarina. Faça uma simulação gratuita de campanha!