Expectativas para 2023: quais são as metas do ano novo?

04/01/2023

Vendas

Expectativas para 2023: quais são as metas do ano novo?

Um novo ano começa e o Negócios SC deseja, como sempre, sucesso na comunicação e nas vendas da sua marca. Temos muitos planos para continuar contribuindo com o crescimento de quem nos acompanha e trabalhamos por um 2023 espetacular.

Mas este também é um período de reflexão sobre o que passou. E, mesmo 2022 não tendo sido exatamente fácil para os brasileiros, em meio a um cenário ainda de pandemia e de inflação elevada, 43% dos entrevistados pela MindMiners avaliam que foi um bom ano para a vida pessoal. Isso é o que revela um estudo original, que também aponta as expectativas para 2023 do consumidor no Brasil.

Agora, metade dos brasileiros já estabeleceram metas para o ano novo, enquanto outros 20% ainda pretendem fazê-lo. Nesse aspecto, cuidar das finanças pessoais e da saúde é um dos principais objetivos para 2023.

Quer iniciar o ano com o pé direito? Então comece conhecendo melhor o consumidor!

Intenção de consumo aumentou em 2022

Um ponto de partida para entender as expectativas para 2023 é analisar a evolução da intenção de consumo ao longo de 2022.

Nesse sentido, o Brasil evoluiu bastante ao longo do ano. Segundo a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o País voltou a registrar um desempenho próximo ao do período pré-pandemia. Em novembro, por exemplo, o índice alcançou o maior patamar desde abril de 2020, ao marcar 89 pontos.

O acumulado do ano registrou alta de 21,3% na comparação com o mesmo período de 2021. Mas alguns indicadores específicos, como o de renda atual (+29,7%), nível de consumo atual (+27,1), perspectiva profissional (+25,8%) e emprego atual (+25%) apresentaram uma evolução ainda mais expressiva.

Outro dado positivo é que a Intenção de Consumo das Famílias até novembro teve uma maior variação anual entre os lares que recebem até dez salários mínimos. Nesse caso, a alta foi de 22,9%, acima dos 16,1% das famílias que ganham mais de dez salários mínimos. Vale destacar que nesta última faixa estão menos de 5% dos brasileiros.

Esse ciclo de recuperação também está presente em Santa Catarina. De acordo com a Fecomércio SC, a intenção de consumo das famílias catarinenses teve crescimento de 43,4% no acumulado de 2022 até outubro, frente ao mesmo período do ano anterior. Foram vários meses de altas consecutivas, embora o indicador ainda esteja abaixo do desempenho pré-pandemia.

Como veremos a seguir, o fato de a intenção de consumo ainda não ter se recuperado inteiramente do impacto da pandemia explica algumas das expectativas para 2023.

Leia também: Renda familiar impacta mercado de vestuário e acessórios

Intenção de consumo entra em 2023 com trajetória de alta. (Foto via Freepik)

O consumidor brasileiro e as metas para 2023

Como destaca o estudo da MindMiners, 50% das pessoas definiram metas para 2023. Em uma ponta encontram-se os objetivos relacionados às finanças; na outra, a família.

Principais metas do ano novo para os brasileiros:

Dentro das metas financeiras, guardar dinheiro é a mais comum, compartilhada por 77% dos brasileiros. Quitar dívidas é outro ponto frequentemente citado pelos entrevistados, com 39%.

Além disso, os brasileiros querem se aprofundar em educação financeira. Quase metade do público (48%) deseja aprender a gastar com mais consciência e 34% pretendem aprender sobre ações, investimentos e afins. Essa é uma boa oportunidade para as fintechs e outras empresas do ramo alcançarem o consumidor por meio de conteúdos educativos.

Logo atrás das finanças vêm os cuidados com a saúde física e mental. Sete em cada dez pessoas têm a expectativa para 2023 de melhorar os hábitos alimentares, evitar situações que desgastem mentalmente e fazer mais coisas que despertem a alegria. Então, se você deseja conquistar o consumidor, ajude-o a cuidar melhor de si.

Entretanto, apesar do desejo de poupar dinheiro, muita gente ainda tem grandes projetos para 2023. Comprar uma casa (52%), comprar um carro (47%), fazer um curso (54%) e investir em um negócio próprio (27%) são alguns exemplos disso. Ou seja, há oportunidades para os mais diversos segmentos neste novo ano.

Leia também: Como melhorar a experiência do consumidor brasileiro?

Sinais da economia animam as expectativas para 2023

Os indicadores da economia brasileira terminaram 2022 melhores do que estavam no início do ano. A taxa de desemprego caiu, a renda média cresceu, a inflação baixou e a intenção de consumo das famílias aumentou.

As expectativas para 2023 seguem essa trajetória. A indicação de continuidade dos auxílios para a população de baixa renda e de renegociação de dívidas são fundamentais para recuperar o poder de consumo dos brasileiros. Por falar em dívidas, a CNC estima que 38% da segunda parcela do 13º salário foi usada para pagar contas. Isso permite que o consumidor entre no ano novo mais aliviado para realizar outros gastos.

As expectativas para 2023, portanto, são positivas. Mas é preciso saber aproveitar as oportunidades nos negócios. Então, conheça as mais de 70 formas como a NSC pode ajudar sua empresa a ter melhores resultados na comunicação e nas vendas.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui