Compras, lazer, entretenimento, cultura, gastronomia, serviços e muito mais. Os shopping centers no Brasil representam muitas coisas na vida do consumidor e têm um grande impacto na economia.
Em 2023, o setor ainda atingiu o maior faturamento da série histórica da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Então, vale acompanhar de perto os dados desse mercado.
Veja os destaques dos shopping centers no Brasil:
- foram 639 empreendimentos em operação no País em 2023;
- o faturamento do setor cresceu 1,5% frente a 2022;
- o fluxo de visitas teve alta de 4,3% no período;
- pesquisas também revelam o perfil desse consumidor.
Fique por dentro do assunto com o Negócios SC!
Panorama do setor de shopping centers no Brasil em 2023
Esse é um mercado que movimentou R$ 194,7 bilhões em vendas no ano de 2023, de acordo com os dados da Abrasce. O mapeamento “Fluxo de visitas em shopping center e lojas físicas do Brasil” aponta que o faturamento do setor cresceu 1,5% frente a 2022 e, pela primeira vez, o resultado superou o patamar pré-pandemia.
A alta do faturamento dos shopping centers no Brasil veio acompanhada do maior fluxo de visitantes nesses estabelecimentos. De 443 milhões de visitas por mês, em média, no ano de 2022, o número subiu para 462 milhões em 2023.
Ao todo, o País somou 639 shopping centers em 2023, que abrigam mais de 121 mil lojas e mais de 3 mil salas de cinema, empregando para isso 1 milhão e 63 mil trabalhadores.
Para 2024, a Abrasce ainda projeta a inauguração de 18 novos shopping centers no Brasil. Com isso, o setor movimentará mais negócios, gerará mais empregos e impulsionará ainda mais a economia.
Leia também: Lições da NRF 2024: Retail’s Big Show para seu varejo
Perfil dos shopping centers no Brasil
Já no relatório “O setor de shopping centers no Brasil 2023”, a Abrasce traz um perfil mais detalhado desses empreendimentos e como eles estão distribuídos.
Dos 639 estabelecimentos no País, mais da metade está concentrada no Sudeste. Veja a distribuição por região em 2023:
- Sudeste: 324 shopping centers
- Nordeste: 109 shopping centers
- Sul: 107 shopping centers
- Centro-Oeste: 69 shopping centers
- Norte: 30 shopping centers
Por sinal, a região Norte inteira tem quase o mesmo número de estabelecimentos que o estado de Santa Catarina sozinho, com 27 empreendimentos do tipo.
Ainda podemos analisar essa distribuição por cidades. Nesse caso, 43% das operações estão nas capitais, enquanto 57% encontram-se em outras cidades. Ao todo, 245 cidades brasileiras têm shopping centers instalados, sendo que 70% delas têm população entre 100 mil e 500 mil habitantes.
Outra forma de categorizar os shopping centers no Brasil é pelo perfil de empreendimento. Seis em cada dez centros de compras são considerados shoppings a céu aberto ou de estilo de vida. Outros 21% são outlets e os restantes 19% apresentam caráter temático ou segmentado.
Em relação ao tamanho, 62% dos estabelecimentos são de pequeno ou médio porte, com até 29.999 mil metros quadrados. Os demais 38% estão acima disso e são classificados como shoppings regionais ou mega shoppings.
Leia também: Veja as tendências do varejo e consumo em alta para 2024
Comportamento dos consumidores de shopping centers
Vimos até aqui o que representam e como são os shopping centers brasileiros. Mas quem são e como pensam os consumidores que compram neles?
A Abrasce responde essa questão no estudo “O comportamento dos frequentadores de shopping centers”. Entre os dados em destaque, descobrimos que 24% do público escolhe o shopping pela localização.
A pesquisa “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo” já ressaltou a importância da proximidade do ponto de venda para a jornada de compra dos brasileiros. A CNDL, o SPC Brasil e o Sebrae informam que 77% dos consumidores fazem a maior parte das compras perto de casa.
Nesse sentido, os shopping centers aparecem como o tipo de estabelecimento onde 15% dos entrevistados mais compram.
Voltando aos dados da Abrasce, outro fator importante na decisão dos brasileiros é o mix de lojas. Esse quesito é apontado por 22% do público ao escolher um shopping.
Mais ainda, a jornada de compra envolve a pesquisa on-line de preços para 75% dos consumidores. São pessoas que chegam bem-informadas à loja do shopping, esperando algo a mais em termos de experiência e relacionamento com a marca.
Por fim, o estudo traz um perfil sociodemográfico dos visitantes de shopping centers no Brasil.
Gênero:
- Feminino: 53%
- Masculino: 47%
Escolaridade:
- Fundamental: 6%
- Médio: 38%
- Superior: 56%
Faixa etária:
- 17 a 19 anos: 17%
- 20 a 29 anos: 26%
- 30 a 44 anos: 27%
- 45 a 59 anos: 18%
- 60 anos ou mais: 12%
Classe:
- C: 31%
- B: 51%
- A: 18%
Leia também: Saiba como reter clientes na loja física e no e-commerce
Principais dados do setor de shopping centers no Brasil
Aqui está um resumo com as informações essenciais do tema. Aproveite!
Quantos shopping centers existem no Brasil e em Santa Catarina?
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) informa que o Brasil fechou o ano de 2023 com 639 shopping centers, sendo 27 deles em Santa Catarina. A inauguração de 18 novos empreendimentos pelo País está prevista para 2024.
Qual foi o resultado do setor de shopping centers em 2023?
O setor cresceu 1,5% em faturamento, chegando aos R$ 194,7 bilhões em vendas. Além disso, houve uma alta de 4,3% no fluxo de visitantes, com média de 462 milhões de visitas mensais.
Qual é o perfil dos visitantes nesses lugares?
O perfil predominante é o de um consumidor de classe B, com ensino superior e idade entre 20 e 44 anos. Os dados estão no estudo “O comportamento dos frequentadores de shopping centers”, da Abrasce.
Como o consumidor escolhe o shopping center onde comprar?
A localização do shopping vem em primeiro lugar, indicada por 24% do público. Em seguida, o mix de lojas é apontado por 22% dos consumidores.
Saiba agora como destacar seu negócio anunciando na NSC. Faça uma simulação gratuita de campanha e receba sugestões de mídia para atrair clientes e vender mais.