Fluxo de visitas em shopping centers no Brasil cresceu 4,3%

27/03/2024

Vendas

Fluxo de visitas em shopping centers no Brasil cresceu 4,3%

Compras, lazer, entretenimento, cultura, gastronomia, serviços e muito mais. Os shopping centers no Brasil representam muitas coisas na vida do consumidor e têm um grande impacto na economia.

Em 2023, o setor ainda atingiu o maior faturamento da série histórica da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Então, vale acompanhar de perto os dados desse mercado.

Veja os destaques dos shopping centers no Brasil:

Fique por dentro do assunto com o Negócios SC!

Panorama do setor de shopping centers no Brasil em 2023

Esse é um mercado que movimentou R$ 194,7 bilhões em vendas no ano de 2023, de acordo com os dados da Abrasce. O mapeamento “Fluxo de visitas em shopping center e lojas físicas do Brasil” aponta que o faturamento do setor cresceu 1,5% frente a 2022 e, pela primeira vez, o resultado superou o patamar pré-pandemia.

A alta do faturamento dos shopping centers no Brasil veio acompanhada do maior fluxo de visitantes nesses estabelecimentos. De 443 milhões de visitas por mês, em média, no ano de 2022, o número subiu para 462 milhões em 2023. 

Ao todo, o País somou 639 shopping centers em 2023, que abrigam mais de 121 mil lojas e mais de 3 mil salas de cinema, empregando para isso 1 milhão e 63 mil trabalhadores.

Para 2024, a Abrasce ainda projeta a inauguração de 18 novos shopping centers no Brasil. Com isso, o setor movimentará mais negócios, gerará mais empregos e impulsionará ainda mais a economia.

Leia também: Lições da NRF 2024: Retail’s Big Show para seu varejo

A NSC tem soluções de mídia para atrair clientes aos shoppings de Santa Catarina. (Foto via Freepik)

Perfil dos shopping centers no Brasil

Já no relatório “O setor de shopping centers no Brasil 2023”, a Abrasce traz um perfil mais detalhado desses empreendimentos e como eles estão distribuídos.

Dos 639 estabelecimentos no País, mais da metade está concentrada no Sudeste. Veja a distribuição por região em 2023:

Por sinal, a região Norte inteira tem quase o mesmo número de estabelecimentos que o estado de Santa Catarina sozinho, com 27 empreendimentos do tipo.

Ainda podemos analisar essa distribuição por cidades. Nesse caso, 43% das operações estão nas capitais, enquanto 57% encontram-se em outras cidades. Ao todo, 245 cidades brasileiras têm shopping centers instalados, sendo que 70% delas têm população entre 100 mil e 500 mil habitantes.

Outra forma de categorizar os shopping centers no Brasil é pelo perfil de empreendimento. Seis em cada dez centros de compras são considerados shoppings a céu aberto ou de estilo de vida. Outros 21% são outlets e os restantes 19% apresentam caráter temático ou segmentado.

Em relação ao tamanho, 62% dos estabelecimentos são de pequeno ou médio porte, com até 29.999 mil metros quadrados. Os demais 38% estão acima disso e são classificados como shoppings regionais ou mega shoppings.

Leia também: Veja as tendências do varejo e consumo em alta para 2024

Comportamento dos consumidores de shopping centers

Vimos até aqui o que representam e como são os shopping centers brasileiros. Mas quem são e como pensam os consumidores que compram neles?

A Abrasce responde essa questão no estudo “O comportamento dos frequentadores de shopping centers”. Entre os dados em destaque, descobrimos que 24% do público escolhe o shopping pela localização.

A pesquisa “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo” já ressaltou a importância da proximidade do ponto de venda para a jornada de compra dos brasileiros. A CNDL, o SPC Brasil e o Sebrae informam que 77% dos consumidores fazem a maior parte das compras perto de casa.

Nesse sentido, os shopping centers aparecem como o tipo de estabelecimento onde 15% dos entrevistados mais compram.

Voltando aos dados da Abrasce, outro fator importante na decisão dos brasileiros é o mix de lojas. Esse quesito é apontado por 22% do público ao escolher um shopping.

Mais ainda, a jornada de compra envolve a pesquisa on-line de preços para 75% dos consumidores. São pessoas que chegam bem-informadas à loja do shopping, esperando algo a mais em termos de experiência e relacionamento com a marca.

Por fim, o estudo traz um perfil sociodemográfico dos visitantes de shopping centers no Brasil.

Gênero:

Escolaridade:

Faixa etária:

Classe:

Leia também: Saiba como reter clientes na loja física e no e-commerce

Principais dados do setor de shopping centers no Brasil

Aqui está um resumo com as informações essenciais do tema. Aproveite!

Quantos shopping centers existem no Brasil e em Santa Catarina?

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) informa que o Brasil fechou o ano de 2023 com 639 shopping centers, sendo 27 deles em Santa Catarina. A inauguração de 18 novos empreendimentos pelo País está prevista para 2024.

Qual foi o resultado do setor de shopping centers em 2023?

O setor cresceu 1,5% em faturamento, chegando aos R$ 194,7 bilhões em vendas. Além disso, houve uma alta de 4,3% no fluxo de visitantes, com média de 462 milhões de visitas mensais.

Qual é o perfil dos visitantes nesses lugares?

O perfil predominante é o de um consumidor de classe B, com ensino superior e idade entre 20 e 44 anos. Os dados estão no estudo “O comportamento dos frequentadores de shopping centers”, da Abrasce.

Como o consumidor escolhe o shopping center onde comprar?

A localização do shopping vem em primeiro lugar, indicada por 24% do público. Em seguida, o mix de lojas é apontado por 22% dos consumidores.

Saiba agora como destacar seu negócio anunciando na NSC. Faça uma simulação gratuita de campanha e receba sugestões de mídia para atrair clientes e vender mais.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui