Frequência e constância dos anúncios são essenciais

21/10/2022

Comunicação

Frequência e constância dos anúncios são essenciais

Uma lição comum nos cases de sucesso com a NSC é que os melhores resultados na comunicação são fruto da constância dos anunciantes.

É possível ter resultados no curto prazo, mas a construção de uma marca forte e o maior retorno do marketing somente ocorrem em uma estratégia de longo prazo. A esse respeito, já trouxemos aqui no portal o dado de um relatório de Ebiquity e Gain Theory apontando que 58% do retorno é ignorado quando se limita a análise a um tempo mais breve.

Isso reforça a importância de as marcas terem constância nos anúncios e manterem a presença na mídia. A dica vale para as redes sociais, para a televisão, para a rádio e onde mais seu negócio anunciar. Entenda melhor a seguir!

O exemplo da frequência dos anúncios nas redes sociais

Frequência e constância são dois aspectos relacionados, já que o primeiro baseia o segundo. Então, vamos começar falando da necessidade de frequência na mídia.

Uma forma acessível de explicar isso vem das redes sociais. Afinal, 94% dos profissionais utilizam a publicidade digital nos negócios, segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, de Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B.

No caso do Instagram, a Hootsuite recomenda postar duas ou três vezes por semana no feed e dois Stories por dia. Isso é aconselhado pelo próprio Instagram.

Com essa frequência ao longo de meses, a marca torna-se constante, o que aumenta o reconhecimento e a lembrança pelo consumidor. Então, se uma única postagem não é o bastante para a comunicação gerar o impacto desejado, por que um único anúncio seria?

A Meta já realizou esse teste com anúncios no Facebook. Ela analisou campanhas com baixa, média e alta frequência dos anúncios para saber o efeito na lembrança da marca e na intenção de compra pelo público.

Em relação à lembrança da marca, o impacto começou a reduzir após uma frequência de um anúncio por semana, por pessoa. Já no quesito intenção de compra, o impacto só desacelerou a partir da frequência média de 1,5 por semana. Segundo a Meta: “Esses resultados reforçam a hipótese de que frequências mais altas são necessárias para afetar uma maior mudança de comportamento, como a intenção de compra”.

Diante disso, recomenda-se uma frequência dos anúncios de uma a duas vezes semanais, em um período de semanas e semanas. O número é próximo do recomendado para a rádio, por exemplo, em que especialistas indicam uma base de três impressões semanais por pessoa.

Leia também: Saiba como aumentar o alcance da marca com a rádio

Constância dos anúncios é chave para o crescimento. (Foto via Freepik)

Fatores para considerar na frequência dos anúncios

Reforçando a ideia de que anunciar uma vez não é o bastante para a marca atingir todo o potencial de retorno, a Meta ainda explica quando os negócios devem aumentar a frequência. Eles precisam considerar três fatores: de marketing, da mensagem e de mídia.

Fatores de marketing:

Aqui, fica claro o desafio de as marcas romperem uma barreira, seja do desconhecimento do consumidor, seja de um mercado já consolidado. Isso requer um reforço na presença de mídia para disputar a atenção na publicidade.

Fatores da mensagem:

Nesse caso, é considerada a frequência necessária para que o consumidor entenda a mensagem do anúncio. Se for algo complexo ou bastante novo, naturalmente ele precisará de mais repetições para a plena compreensão. Entretanto, se tiver um baixo nível de complexidade, mas for uma mensagem que pouco se destaca da concorrência, também será necessária uma frequência maior para que o público possa identificá-la.

Fatores de mídia:

Por fim, se você está trabalhando com alguma limitação de tempo ou de canal, é preciso aumentar a frequência dos anúncios para compensar a perda no alcance total em circunstâncias normais.

Leia também: Aumente o engajamento com sua marca nas redes da NSC

Constância dos anúncios é essencial para o sucesso do marketing

A partir da frequência, temos a constância dos anúncios conforme uma estratégia de longo prazo da comunicação.

De acordo com o relatório de Ebiquity e Gain Theory, em um período de três a seis meses já pode ser feita uma boa avaliação do retorno. No entanto, quando o investimento é constante por anos, o retorno da comunicação pode mais que dobrar.

Constância é um dos principais fatores que separam as marcas mais lembradas e mais amadas das demais. Isso porque ter reconhecimento leva tempo, conquistar a confiança do consumidor leva tempo, tornar-se referência leva tempo.

Considere seu próprio comportamento. Quantas impressões de uma mesma marca você precisa ter para reconhecê-la? Mas, depois dessa barreira, aprende sobre ela com maior rapidez.

Então, se você deseja ter melhores resultados no futuro, precisa começar essa construção hoje. Faça agora uma simulação de campanha e descubra como é fácil anunciar na NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui