IA que gera imagens: veja como usar e dicas de ferramentas

15/09/2023

Comunicação

IA que gera imagens: veja como usar e dicas de ferramentas

Se você ainda não utilizou uma inteligência artificial (IA) que gera imagens, muito em breve essa ferramenta deve fazer parte da sua rotina de trabalho.

Uma imagem pode fazer a diferença não só na forma de apresentar uma informação, como na estratégia digital como um todo. Isso porque algumas plataformas priorizam conteúdos imagéticos e o público prefere consumir esse formato.

No entanto, nem todo mundo tem essa aptidão para criar imagens ou consegue encontrar na internet os recursos visuais desejados. Aí entra a IA que gera imagens. Por meio de alguns comandos de texto, qualquer pessoa pode começar a produzir ilustrações digitais.

A seguir, vamos mostrar algumas dicas de ferramentas e como usá-las no seu negócio. Aproveite!

O que é IA generativa?

Para entender como a inteligência artificial pode ajudar a geração de imagens, primeiro precisamos ver o que é IA generativa e como ela funciona.

Pois bem, IA generativa significa a inteligência artificial capaz de criar novos conteúdos, em diferentes formatos, a partir de comandos ou prompts do usuário. Ela é treinada com uma base de dados, sobre a qual transformará os elementos para produzir novos textos, imagens ou sons.

Por exemplo, uma IA que gera imagens é alimentada com uma extensa coleção de fotos, ilustrações, pinturas e outros conteúdos visuais. Então, um gerador de imagens será tão bom quanto o acervo disponível e o treinamento recebido.

A maioria dos algoritmos, como veremos nos exemplos de ferramentas mais adiante, já consegue identificar e trabalhar com elementos gerais. A IA sabe distinguir um cabelo loiro ou moreno. Pode até representar um personagem no estilo de Van Gogh, como uma figura medieval ou viajante especial. Mas ainda tem dificuldade nos detalhes, a exemplo da composição de olhos e mãos.

Isso ajuda a delimitar que tipo de comandos funcionam melhor com essas ferramentas de gerar imagens. Este é outro fator importante para ter sucesso com a tecnologia: a qualidade e o detalhamento do texto informado pelo usuário. A princípio, quanto maior o nível de precisão colocado, melhor será a entrega. Contudo, é necessário atentar-se às limitações.

Veja os dois exemplos abaixo. Ambos representam a mesma cena: um profissional utilizando uma tecnologia para gerar imagens. No caso da esquerda, o comando pedia uma ilustração e pode ser utilizada em diferentes contextos. Já a imagem da direita, com um prompt realista, deixa clara a limitação do DALL-E 2 quando se trata da expressão humana.

Leia também: 7 ferramentas de inteligência artificial para marketing

Dois exemplos de imagens criadas com a ferramenta DALL-E 2. (DALL-E 2/Divulgação)

Como usar uma IA que gera imagens?

Uma das grandes vantagens das ferramentas do tipo é que são fáceis de usar. Elas seguem o mesmo princípio de funcionamento, apenas com uma ou outra opção a mais.

Você vai começar criando uma conta na IA que gera imagens. Existem soluções gratuitas e pagas, mas todas as melhores alternativas requerem um cadastro do usuário.

Em seguida, a tela inicial é bastante parecida entre todas as ferramentas. Há um campo em que você colocará o comando de texto. O limite de caracteres pode variar, mas vale aproveitar para dar orientações detalhadas quando houver espaço.

Clique no botão de gerar imagem. Então, aparecerão entre um e quatro resultados. Opções como o DELL-E 2 permitem que você crie variações a partir do resultado mais aproximado do que deseja. Outro caminho é reescrever o comando, dando novas orientações ao sistema.

Em alguns casos, ainda é possível escolher um estilo específico ou definir elementos que você não quer na imagem.

Se houver a possibilidade de definir um formato específico, também vale especificar a informação. Essa é uma das vantagens do gerador de imagens do Canva, por exemplo, que permite ajustar o tamanho conforme o tipo de documento em que você já esteja trabalhando.

Para completar, as melhores IAs que geram imagens permitem editar o conteúdo com novos prompts de texto ou alguns movimentos do cursor.

Como se pode ver, o principal talento exigido dos profissionais é a capacidade de escrever comandos precisos. Isso, é claro, ao lado da imaginação 

Leia também: A revolução da inteligência artificial na publicidade

Exemplos de IA que gera imagens

Vamos falar agora das principais ferramentas disponíveis no mercado. Melhor ainda, nossas dicas são voltadas para as opções que você pode experimentar de graça.

Midjourney AI

O Midjourney AI chama a atenção pela beleza dos resultados. Ao entrar, você recebe 25 créditos para gerar imagens, criar variações ou melhorar a qualidade. A partir disso, ele é pago.

A diferença para as outras inteligências artificiais desta lista é que o Midjourney AI funciona dentro de um servidor do Discord e não no navegador convencional.

DALL-E 2

Desenvolvido pelos mesmos criadores do ChatGPT, o DALL-E 2 é um dos geradores de imagens mais populares e completos que existem. Ele dá direito a alguns créditos por mês. Mais podem ser comprados separadamente.

Esses créditos são usados para gerar imagens, produzir variações a partir dos resultados, realizar edições e preencher o conteúdo com mais elementos.

O DALL-E 2 ainda é a base do gerador de imagens do Bing e de outras IAs similares.

NightCafe

Uma das ferramentas que utilizam o algoritmo do DALL-E 2 é o NightCafe. Ele dá direito a cinco créditos por dia.

Entre as principais vantagens dessa solução está o fato de não colocar marca-d’água na imagem. Esse é um detalhe importante na hora de escolher a plataforma para sua empresa.

Canva

O Canva é uma ferramenta conhecida por facilitar a elaboração de diferentes materiais, como apresentações, posts de redes sociais, e-mails, entre outros. Com o gerador de imagens de IA, ele dá ainda mais autonomia para os usuários.

Dois serviços parecidos nessa linha são o Pixlr X e o Picsart, que também vale testar.

Bancos de imagens

Se a sua empresa assina algum banco de imagens, como Shutterstock ou Freepik, é possível que ele já tenha uma IA que gera imagens. Afinal, como destaca a McKinsey, a IA generativa é uma tendência em alta e um recurso cada vez mais importante no dia a dia.

Quando usar a inteligência artificial para gerar imagens?

Criar conteúdo visual com a inteligência artificial é muito fácil. Mas é importante saber quando utilizar esse recurso.

Como explicamos, a ferramenta produz imagens a partir de um acervo. Isso pode gerar alguns problemas, especialmente quando se trata de direitos autorais. A Getty Images, por exemplo, processou a empresa por trás da AI Stable Diffusion por gerar variações de seus conteúdos protegidos.

Então, é preciso ter algumas cautelas como a AI generativa. Primeiramente, não recomendamos usá-la em materiais impressos por causa da qualidade da imagem em si. Nem é recomendável utilizá-la em anúncios de um modo geral.

A inteligência artificial que gera imagens é útil de maneiras mais discretas. Por exemplo, dentro de um e-mail, de um artigo de blog ou de uma apresentação.

Outra função criativa dessa tecnologia é elaborar esboços visuais. Digamos que você queira produzir um logo. Então, para passar uma ideia mais clara para o designer, realiza alguns testes no Canva, no NightCafe ou no DALL-E 2. Assim, entrega para o profissional algo muito próximo da sua visão.

Por sinal, você sabia que o Simulador de Campanha da NSC tem a função de criar anúncios digitais e de televisão? Experimente a ferramenta de inteligência artificial que vai transformar sua maneira de anunciar em Santa Catarina.

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