Investimento em publicidade cresce 7,1% no Brasil

25/04/2023

Inovação

Investimento em publicidade cresce 7,1% no Brasil

O investimento em publicidade no Brasil dá mostras de força e continua crescendo. Isso é o que revela a edição de 2023 do estudo Inside Advertising, elaborado pela Kantar IBOPE Media.

Em todo o ano de 2022, as marcas no País investiram R$ 74,1 bilhões somente na compra de mídia. O valor é 7,1% maior que o acumulado entre janeiro e dezembro de 2021, superando assim a inflação do período, cujo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ficou em 5,79%, de acordo com o IBGE.

A trajetória de investimento publicitário ao longo de 2022 foi consistente com o que vimos nos últimos anos. Por exemplo, o quarto trimestre concentrou a maior porção do montante investido, já que incluiu datas importantes para as vendas como a Black Friday e o Natal, além de uma Copa do Mundo de futebol masculino.

A seguir, veja o que mais podemos aprender com o investimento em publicidade no Brasil durante o último ano.

Setores com maior investimento em publicidade em 2022

O comércio e o setor de serviços continuam tendo a maior participação no investimento publicitário no Brasil. Em 2022, o comércio retomou a primeira posição, sendo responsável por 19,15% de todo o valor. Os serviços ao consumidor vieram logo atrás, com 18,24%.

Enquanto isso, o setor financeiro e securitário manteve o terceiro lugar, respondendo por 8,93% do investimento.

No entanto, vale destacar que a participação desse top 3 caiu na comparação com os dados anteriores. Em 2021, comércio, serviços e financeiro e securitário tinham 49% do valor total. Então, em 2022, esse percentual baixou para 46,32%.

Acontece que diversos outros setores ampliaram o papel deles no investimento em publicidade. As maiores variações no período foram nas seguintes áreas:

Segundo a Kantar IBOPE Media, o volume total de anúncios foi outro indicador a crescer em 2022, acima de 10%.

Leia também: 5 lições de investimento publicitário em mídia para 2023

Dados do investimento em publicidade no Brasil trazem importantes insights para os anunciantes. (Foto via Freepik)

Vídeo concentra metade do investimento em mídia no Brasil

Agora nos voltamos aos dados do Cenp-Meios de 2022 para entender melhor quais são as mídias em que as marcas estão investindo. Nesse caso, considerando uma amostra de 326 agências, a publicidade em vídeo continua sendo a favorita do mercado brasileiro.

A TV linear — aberta e por assinatura — responde sozinha por 48% de toda a compra de mídia no País. Então, adicionando também o investimento em vídeo on-line e no cinema, o resultado chega a 50,32%.

Aqui no blog já apontamos diversas razões para esse domínio do vídeo na publicidade brasileira. Entre elas, ressaltamos o fato de ser a mídia mais consumida no Brasil e ter um dos maiores índices de confiança do consumidor. Juntos, esses dois atributos geram um impacto muito positivo na estratégia de comunicação das marcas.

Leia também: Descubra como se mede a audiência de televisão no Brasil

Uma lição da publicidade das marcas mais valiosas

Outro destaque do estudo Inside Advertising 2023 diz respeito à importância de uma estratégia de comunicação multicanal. 

Nesse sentido, a Kantar IBOPE informa que as dez marcas brasileiras mais valiosas em 2022 apresentam um ponto em comum. Em média, elas usaram 6,5 meios para veicular publicidade. Inclusive, metade delas investiram nos sete pontos de contato avaliados: televisão, internet, rádio, jornal, revista, cinema e mídia externa.

Esse investimento em publicidade 360º é fundamental para as marcas que desejam competir por um espaço no mercado ou manterem-se à frente. Ao ativar vários pontos de contato ao longo da rotina do consumidor, é possível fortalecer a lembrança e garantir que o negócio esteja sempre presente em algum momento da jornada de compra.

Leia também: Dados mostram o papel da publicidade na vida do brasileiro

Como fazer seu investimento em publicidade em Santa Catarina?

Mais um dado interessante é que Florianópolis consolida-se como um dos dez maiores mercados publicitários no Brasil. Isso mostra a força dos anunciantes em Santa Catarina, o quinto estado com maior renda média no País, segundo informações da FGV Social.

Então, como fazer o melhor investimento em publicidade por aqui?

A resposta está no Simulador de Campanha, uma ferramenta essencial para sua estratégia de mídia. Graças a um sistema inteligente e automático, ela permite encontrar sugestões de mídias adequadas para seu objetivo, seu público-alvo, seu tipo de negócio e seu orçamento.

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