Invista em canais próprios de distribuição de conteúdo

20/12/2023

Comunicação

Invista em canais próprios de distribuição de conteúdo

Uma das maiores prioridades dos profissionais de SEO neste momento é criar e expandir listas de inscrição. Esse dado, presente no relatório “State of SEO 2024”, do Search Engine Journal, mostra como investir em canais próprios de distribuição de conteúdo vem se tornando uma tendência importante no marketing digital.

Quem está há mais tempo no mercado sabe que isso é mais importante que se dedicar à otimização das redes sociais ou das buscas pagas. E tem mais importância porque apresenta maior retorno no longo prazo.

Esse movimento é marcado não só pela vontade, como também pela necessidade de os negócios vencerem os limites do algoritmo e terem mais controle sobre a entrega da comunicação.

Quer saber mais a respeito? Entenda o que são os canais próprios de distribuição de conteúdo e por que eles são necessários no marketing digital da sua empresa.

O que são canais próprios de distribuição de conteúdo?

Canais próprios de distribuição são aqueles meios em que a marca tem controle sobre a entrega do conteúdo para o usuário. Eles não precisam ser uma ferramenta proprietária do negócio, mas devem permitir uma comunicação sem perdas.

No marketing digital, os dois principais canais próprios de distribuição são o e-mail marketing e os aplicativos de mensagem. Daí a importância que os profissionais de SEO estão dando à criação de listas de distribuição. Assim, os negócios têm uma base de contatos e podem comunicar-se diretamente com o público interessado.

O primeiro deles já é uma estratégia bastante conhecida, usada por 64% dos pequenos negócios para falar com os consumidores, segundo a Campaign Monitor. Se você conhece as boas práticas de e-mail marketing, tem boas chances de chegar ao sucesso com isso.

Os aplicativos de mensagem é que vêm ganhando notoriedade recentemente. De acordo com o relatório Publisher Insights 24, realizado pela GoAd Media com o apoio do UOL, “a distribuição conversacional é uma das tendências dentro dos grupos de informação, mídia e jornalismo, acompanhando novos contextos culturais especialmente em países como Brasil”.

Mas, para que os canais próprios de distribuição de conteúdo funcionem, é preciso atentar-se a dois pontos:

  1. a marca precisa de um site, blog ou endereço próprio;
  2. é imperativo fazer um marketing digital responsável, conforme a LGPD.

Ter um ponto de referência na internet é fundamental, pois uma das funções do e-mail ou aplicativo de mensagens é atrair o consumidor para as páginas do negócio. Isso requer um site ou e-commerce, por exemplo.

Nem devemos esquecer que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) só permite que essa comunicação seja feita se o consumidor aceitar recebê-la. Privacidade de dados é assunto sério.

Leia também: Por que investir em entretenimento e conteúdo da marca?

Aplicativos como WhatsApp e Telegram são canais de distribuição de conteúdo. (Foto via Freepik)

Por que investir em distribuição própria no marketing digital?

Como vimos, investir em distribuição própria do conteúdo da marca é ter controle sobre a entrega para o público. E isso é algo que as marcas vêm tendo cada vez menos nos canais convencionais do marketing digital.

Começando pelo Google, as mudanças do algoritmo dos resultados da busca foram o terceiro maior desafio dos profissionais de SEO em 2023, de acordo com o Search Engine Journal. No ano, foram quatro atualizações principais, que impactaram o tráfego de muitos negócios.

Depois, temos a questão das redes sociais: qual é a plataforma certa para sua marca? Nas redes da Meta, é preciso pagar para ter visibilidade. No TikTok, você deve dominar vídeos curtos e a linguagem da Geração Z. E mesmo as opções que fogem da lógica do algoritmo, como o Bluesky, ainda não têm o alcance de público desejado pelo marketing.

Para completar, a segurança da marca, ou brand safety, tem sido uma preocupação crescente entre os anunciantes. Nem todo ambiente digital é seguro para anunciar. Veja o caso do X (antigo Twitter) que vem tendo diversos atritos com as marcas por causa do conteúdo compartilhado na rede e da postura do próprio CEO, Elon Musk.

Leia também: Saiba de vez o que é dark response marketing (dark social)

Como ter sucesso com os canais próprios de conteúdo?

Ter controle da distribuição de conteúdo significa proteger o negócio tanto das mudanças dos algoritmos quanto das incertezas do meio digital. Além disso, podemos analisar as vantagens dessa estratégia dentro do funil de vendas.

Uma lista de distribuição é composta por leads, que são oportunidades de negócio. Essa base de contatos contém pessoas que demonstraram algum nível de interesse na marca e, por isso, forneceram o endereço de e-mail, deram o número de telefone ou inscreveram-se em alguma lista de transmissão. Tais indivíduos têm muito mais chances de comprar seu produto ou serviço que alguém completamente alheio.

Agora, um lembrete final: antes de investir em canais próprios de distribuição de conteúdo, invista em criar conteúdo de valor. Você precisa definir bem seu público-alvo, mapear as necessidades dos consumidores e ter uma estratégia voltada para eles. Só assim concordarão em receber informações diretamente da sua marca.

Continue descobrindo o caminho do marketing de sucesso e baixe o guia para otimizar sua comunicação.

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