Lições da NRF 2024: Retail’s Big Show para seu varejo

30/01/2024

VAREJO

Lições da NRF 2024: Retail’s Big Show para seu varejo

Anualmente, milhares de participantes de diversas partes do mundo reúnem-se em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para o maior evento de varejo do mundo. O Retail’s Big Show movimenta o setor logo em janeiro para discutir as principais tendências de negócios, tecnologia, mídia e comportamento do consumidor.

O evento é uma organização da National Retail Federation (NRF) e em 2024 aconteceu entre os dias 14 e 16 de janeiro. Neste ano, com o tema “Make it Matter” (Faça valer a pena, em tradução literal), o Retail’s Big Show teve mais de 50 palestras principais e mais de 100 sessões apresentando grandes ideias, além de uma feira com mais de 1.000 expositores.

O Brasil sempre está presente em peso no evento da NRF, tanto que em 2023 teve a maior delegação internacional presente. Mais importante ainda é que essas tendências mundiais do varejo podem ser aplicadas aqui no contexto brasileiro, dos maiores varejistas aos pequenos lojistas. Acompanhe a explicação!

Por dentro do maior evento de varejo do mundo

Você sabe por que o Retail’s Big Show é o maior evento de varejo do mundo? Em primeiro lugar, pela tradição: ele é realizado desde 1911 e já soma 114 edições.

Depois, temos as dimensões do evento em si. John Furner, presidente e CEO do Walmart U.S., além de líder do conselho administrativo da NRF, ressaltou alguns números impressionantes da NRF 2024 na palestra de boas-vindas:

Para completar, temos a qualidade do conteúdo abordado no Retail’s Big Show. O evento é referência internacional para o varejo sobretudo porque reúne as maiores lideranças do setor. Líderes de empresas como Walmart, PepsiCo, Unilever, Ikea, Carrefour e Amazon subiram ao palco para falar de tendências, estratégias e aprendizados.

Marcas do mundo da mídia e comunicação, como Google, Meta, Microsoft, VOGUE e Bloomberg, também trouxeram novas visões para o varejo.

Além disso, as maiores agências de inteligência e pesquisa do consumidor compartilharam importantes dados com o público. A lista inclui Accenture, WGSN, NielsenIQ, Kantar, Euromonitor International, McKinsey, Deloitte, KPMG, PwC e ainda vai longe.

Tudo isso faz da da NRF 2024: Retail’s Big Show o maior evento de varejo do mundo.

Leia também: Veja as tendências do varejo e consumo em alta para 2024

Foram três dias intensos de conteúdo. (NRF Big Show 2024 – Jason Dixson Photography)

5 tendências do varejo em alta na NRF 2024: Retail’s Big Show

No meio de tantas palestras e painéis, alguns temas apareceram uma e outra vez durante o Retail’s Big Show de 2024. Veja cinco desses assuntos em destaque na edição deste ano.

1) O cliente no centro dos negócios

O varejo precisa ir cada vez mais além de seu papel transacional e focar em experiências que envolvam o consumidor. Envolver aqui tem uma ambiguidade intencional. Isso pode ser tanto no sentido de abranger uma jornada de compra 360° quanto de conquistar o público, fortalecendo a relação com a marca.

Toda estratégia do varejo, portanto, deve partir do consumidor como ponto central. A escolha de canais de vendas e comunicação, o papel da loja física, a experiência no e-commerce e até mesmo o relacionamento com os colaboradores são desdobramentos dessa postura centrada no cliente.

2) Transformação pela inteligência artificial

Por uma tecnologia de pés no chão e com aplicações práticas. Essa parece ter sido a tônica das palestras na NRF 2024, depois de deslumbramentos em anos passados que não levaram a lugar algum.

Mas foi inevitável falar da inteligência artificial e, especialmente, da IA generativa. Isso porque grande parte dos participantes do evento já a utilizam e essa tendência do varejo deve continuar em ascensão. 

Inclusive, já demos a dica de sete ferramentas de inteligência artificial para o marketing que podem ser usadas no dia a dia do seu negócio.

3) Gestão de dados

O uso da IA levanta uma questão fundamental: como sua marca vai gerir os dados do consumidor? Tudo começa com a captação, armazenamento e análise desses dados, que vão alimentar suas ferramentas de inteligência artificial para otimizar diferentes tarefas da rotina.

Ainda mais importante é o aspecto da segurança de dados. É preciso entendê-los como o bem mais valioso do consumidor na relação com a marca e, portanto, devem ser protegidos a todo custo. Então, investir em segurança nessa área é essencial.

4) Varejo como provedor de mídia

A mídia no varejo, ou retail media, descreve o fenômeno de lojistas tornarem-se também plataformas de anúncios. Empresas como a Amazon e Walmart internacionalmente, ou Via Varejo e Magalu aqui no Brasil, vêm apostando na diversificação do negócio nessa direção para aumentar as receitas. Até 2027, a Insider Intelligence prevê que esse mercado movimentará 100 bilhões de dólares por ano.

Mas por que isso deveria se restringir apenas ao ambiente digital? Se a loja física está cada vez mais conectada, ela tem uma enorme oportunidade de vender também espaços publicitários. A própria Via Varejo faz isso desde 2018.

5) Conteúdo e consumo andam juntos

A proximidade entre entretenimento e consumo não passou batida na NRF 2024: Retail’s Big Show.

Há algum tempo temos falado do social commerce e do live commerce como tendências do varejo, pois o consumo de conteúdo leva ao consumo das marcas. O entretenimento digital ainda é uma forma de proporcionar uma melhor jornada de compra na internet, que sofre com a falta de emoção e proximidade do meio físico.

Quer saber mais sobre a produção de conteúdo para marcas? Conheça agora as soluções do Estúdio NSC Branded Content.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui