Marketing de conteúdo: veja como ter sucesso em 2024

16/02/2024

Marketing

Marketing de conteúdo: veja como ter sucesso em 2024

Sua empresa tem uma estratégia de marketing de conteúdo? De acordo com dados da HubSpot, 29% dos profissionais da área já utilizam ativamente o conteúdo em seus negócios. Metade dos entrevistados na pesquisa internacional ainda pretendem investir mais nesse sentido ainda neste ano.

A produção de conteúdo também é a maior prioridade de quem trabalha com SEO em 2024, segundo uma análise do Search Engine Journal. O foco nesse aspecto vem acima até mesmo da análise de dados.

Em resumo, a razão para o marketing de conteúdo estar em crescente valorização é porque ele funciona. Quando bem aplicado, oferece um ótimo retorno para os negócios. 

Mas essa estratégia não é livre de desafios. A seguir, vamos analisar três temas diretamente relacionados a como as marcas podem ter sucesso nesse campo. Fique por dentro!

O conteúdo certo para crescer nas redes sociais

As redes sociais continuam sendo um canal importante para a comunicação das marcas. No entanto, está cada vez mais difícil ter bons resultados com elas.

De acordo com o relatório “Content Benchmarks 2024”, da Sprout Social, o engajamento com o conteúdo das postagens caiu 12,5% entre 2022 e 2023. A razão para isso? Os feeds dos usuários estão cada vez mais saturados, enquanto as plataformas aumentam a exposição do público a contas que eles não seguem, levando a uma maior seletividade nas interações.

Por outro lado, a Sprout Social aponta três caminhos para aumentar o engajamento nas redes sociais:

Em relação à originalidade, não se trata apenas de apresentar um conteúdo único, com uma identidade própria. É também ser uma marca autêntica e mostrar as pessoas reais que cuidam dela. Tanto que o relatório sobre tendências de marketing de conteúdo aponta que 46% dos consumidores querem ver mais os colaboradores da linha de frente e 42% esperam encontrar mais a equipe de social media nas publicações.

Veja o caso da Stone durante o Carnaval de 2024. Uma das responsáveis por gerir as redes sociais da marca acabou postando um conteúdo pessoal na página da empresa, levando a uma grande repercussão on-line. Se por acidente ou estratégia, o fato deu maior notoriedade ao perfil pelo fato de ser algo real e mais espontâneo.

A qualidade é outro aspecto imprescindível do marketing de conteúdo nas redes sociais. Para 37% dos consumidores, as marcas mais memoráveis dão foco à relação direta com as audiências delas em vez de priorizar um alto número de postagens.

Para completar, é preciso entregar valor por meio do conteúdo. Tirar dúvidas presentes e futuras sobre os produtos, serviços ou a própria marca deve ser um pilar dessa estratégia.

Leia também: Branded content: o que é e por que fazer com a NSC?

Os consumidores querem ver mais as pessoas reais por trás das marcas. (Imagem via Freepik)

Marketing de conteúdo pede vídeos curtos

Entre as tendências de marketing de conteúdo que têm gerado maior retorno para as marcas, os profissionais entrevistados pela HubSpot no “State of Marketing 2024” indicam os vídeos curtos como mais eficientes.

No marketing B2B, vídeos também são considerados o tipo de conteúdo que proporciona melhores resultados, ao lado de estudos de caso e relatos de clientes. Isso é o que revela um estudo do Content Marketing Institute (CMI) em parceria com MarketingProfs e Brightspot.

O próprio público espera ver mais marcas utilizando esse formato de conteúdo. Segundo a Sprout Social, 42% dos consumidores querem que as marcas foquem em vídeos de até 15 segundos, enquanto 39% acreditam que elas devem focar em vídeos de 15 a 30 segundos.

Essa é uma tendência que já temos destacado há algum tempo por aqui. Até chamamos 2023 de “o ano dos vídeos curtos”, percebendo a relevância desse formato para plataformas, público e marcas. Agora em 2024 os vídeos curtos então vêm ainda mais fortes.

Leia também: Descubra as tendências de vídeo para 2024 na TV e internet

O papel da inteligência artificial no marketing de conteúdo

Encontrar ideias para novos conteúdos tem sido o principal desafio dessa estratégia de marketing, conforme aponta a HubSpot. Para isso, a inteligência artificial pode ser uma boa solução. Quase metade dos profissionais de marketing (45%) já estão utilizando a IA para ter ideias e despertar a inspiração.  

Essa é uma função muito mais interessante para a inteligência artificial no marketing de conteúdo que a produção. No marketing B2B, por exemplo, o CMI indica que há certa preocupação em relação à exatidão das informações geradas pela IA e ao risco de infringir a propriedade intelectual de outras marcas.

Além disso, o uso de inteligência artificial para produção de conteúdo vai contra a valorização da originalidade e da qualidade, duas tendências que destacamos anteriormente. É como ressalta a Sprout Social: ao usar a IA como um assistente de pesquisa ou um parceiro para o brainstorming inicial, é possível ir da ideação para a execução mais rápido, sem comprometer a integridade do que se publica.

Por sinal, está aí uma boa razão para conhecer o trabalho do Estúdio NSC Branded Content. A NSC conta com um time de especialistas para elaborar o planejamento do conteúdo da marca, produzi-lo e ainda distribuí-lo em veículos líderes de audiência em Santa Catarina.

Veja agora mais soluções para ter sucesso com marketing de conteúdo baixando o guia de Branded Content da NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui