Marketing de vídeo: saiba como começar a criar com a NSC

29/08/2023

Marketing

Marketing de vídeo: saiba como começar a criar com a NSC

Nunca se usou tanto vídeo na estratégia das marcas quanto em 2023. Isso é o que revelam os dados da Wyzowl para este ano. Atualmente, 91% dos profissionais entrevistados relatam a utilização de marketing de vídeo nos negócios.

Mesmo entre aqueles que não produziam esse tipo de conteúdo até 2022, 70% pretendiam começar a investir nisso em 2023.

Faz sentido. Como destaca a Kantar IBOPE Media, com informações do estudo Inside Video, o conteúdo em vídeo alcança 99,6% da população brasileira.

No entanto, de acordo com as estatísticas de vídeo marketing da Wyzowl, os dois principais motivos para não ter essa estratégia são a falta de tempo (30%) e não saber por onde começar (18%). Pensando nisso, vamos mostrar como uma ferramenta do Negócios SC pode ajudar na sua produção. Acompanhe!

Importância dos vídeos supera a de fotos nas redes sociais

Segundo a Wyzowl, o tipo de vídeo mais produzido pelas marcas é o conteúdo para as redes sociais, com 71% dos profissionais apontando essa produção. Logo em seguida estão os vídeos explicativos, com 70%.

Por sinal, você sabia que os vídeos são mais valiosos para a estratégia de comunicação nas redes sociais que as fotos?

A pesquisa VisualGPS, da Getty Images, entrevistou 1.500 profissionais de marketing em 21 países, incluindo o Brasil. Entre os resultados, destaca-se o fato de que 88% dos entrevistados declararam que vídeos são importantes para anunciar nas redes sociais. Enquanto isso, as fotos ficaram em 86%.

O marketing de vídeo é considerado, portanto, mais valioso porque tem a capacidade de transmitir informações complexas, criar um senso de urgência e conectar-se com diferentes audiências.

Essa receptividade do público ao vídeo pode ser percebida em dados como este: 65% das pessoas estão dispostas a consumir conteúdo em vídeo das marcas nas redes sociais.

Entretanto, a abordagem ao marketing de vídeo deve ser específica para cada setor. Embora o público em geral prefira conteúdos autênticos e com os quais possa identificar-se, são esperadas diferentes mensagens conforme o tipo de negócio.

A Getty Images descobriu, por exemplo, que o conteúdo focado no aspecto transacional é melhor para setores como finanças, tecnologia e bens de consumo rápido. Já os mercados de saúde, viagens e automotivo beneficiam-se de vídeos que mostram um lado mais emocional.

Para completar, o VisualGPS apontou que 52% dos profissionais pretendiam aumentar o investimento em vídeo neste ano de 2023.

Leia também: Share da NSC TV mostra 5 oportunidades para anunciar na TV

Vídeos são mais valiosos que fotos estáticas para anúncios nas redes. (Foto via Freepik)

Escolha dos meios afeta a estratégia de marketing de vídeo

Por que se limitar a uma estratégia de marketing de vídeo digital quando a televisão oferece um alcance muito maior?

Como revelam os dados da Kantar IBOPE Media, o vídeo on-line alcança 31,8% da população brasileira ao longo de um dia. Por sua vez, a TV linear fala com 50% dos brasileiros no mesmo período. Além disso, 90,4% do tempo de consumo de vídeo em casa é na televisão e na TV conectada, enquanto o smartphone representa apenas 7,6%.

Antes de começar a criar vídeos para sua marca, também é importante saber que a ordem em que eles aparecerão para o consumidor afeta os resultados.

Essa conclusão está em um estudo de Spectrum Reach e Magna Global. Ao analisar campanhas de vídeo para diferentes telas (TV linear, TV conectada e smartphone), descobriu-se que a intenção de compra varia dependendo do primeiro ponto de contato com o público. O maior aumento nesse quesito aconteceu quando os anúncios eram vistos antes na televisão.

Aumento da intenção de compra em diferentes telas:

Ou seja, mais que ter uma estratégia de marketing de vídeo 360°, é importante colocar a televisão em primeiro plano para maximizar o retorno do investimento.

Leia também: Descubra 3 vantagens de anunciar na TV com o Vídeo Express

Como criar vídeos com o Simulador de Campanha do Negócios SC?

Está bem claro o porquê de criar vídeos para sua marca. Porém, muitas empresas ainda esbarram em como fazer isso.

Para tanto, a NSC tem uma solução que vai transformar seu marketing.

Se você tem dificuldade para contratar profissionais de produção de vídeo ou nem sabe por onde começar, o Simulador de Campanha é seu novo aliado. Essa ferramenta presente aqui no portal Negócios SC permite a montagem de artes digitais e comerciais de televisão por conta própria.

Funciona assim:

  1. Comece fazendo uma simulação de campanha com a NSC.
  2. Na tela de sugestões de mídia, você verá o anúncio de televisão na lista ou poderá acrescentá-lo clicando em adicionar mídia.
  3. Vá em materiais necessários e selecione a opção “Produzir pela plataforma”. Ela não tem custo adicional para sua empresa.
  4. Então, monte seu comercial seguindo o passo a passo da ferramenta. Preencha todas as informações dos campos e personalize o vídeo com a identidade da marca.

Vale destacar que essa possibilidade é válida somente para a exibição dos anúncios nos veículos da NSC.

Desse modo, fica muito mais fácil criar vídeos para anunciar na televisão!

Faça agora um teste e veja na prática como usar o Simulador de Campanha.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui