Marketing educacional: 4 estratégias para o ensino superior

29/03/2023

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Marketing educacional: 4 estratégias para o ensino superior

Santa Catarina tem um dos melhores mercados para o ensino superior no Brasil. Isso traz ótimas oportunidades para o marketing educacional das universidades.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) analisados pelo Observatório FIESC, o Estado tem o terceiro maior percentual de escolarização de jovens entre 18 e 24 anos no ensino superior do País. São 33,7% dos jovens catarinenses em nível superior, enquanto a média brasileira é de 25,5%.

Além disso, a participação de alunos catarinenses no ensino superior cresceu em um ritmo mais rápido entre 2016 e 2019. Enquanto Santa Catarina teve um crescimento de 3,3 pontos percentuais nesse quesito, a média nacional ficou em 1,6 ponto percentual.

Então, para saber como aproveitar esse cenário no marketing educacional, veja quatro estratégias para as instituições de ensino superior atraírem alunos no Estado.

Redes sociais falam com o público do ensino superior

Uma estratégia de marketing educacional eficiente baseia-se em falar com os públicos certos. Mas isso depende de comunicar nas mídias mais adequadas e as redes sociais são uma delas, especialmente se deseja falar com os mais jovens.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, as redes sociais aparecem como o canal que os brasileiros mais usam para se manterem informados. Esse comportamento é ainda mais presente entre as pessoas de 16 a 29 anos, em que 81% desse grupo têm o costume de se informar pelas redes.

Para diversificar sua estratégia de comunicação nesse meio, sua instituição também pode usar as redes sociais da NSC para falar com o público do ensino superior. Faça postagens com conteúdo patrocinado, ações com influenciadores e transmissões ao vivo direto da universidade por páginas seguidas por milhares de pessoas.

Leia também: Publicidade digital: conheça todas as opções com a NSC

Alcance o público certo para o marketing educacional nos veículos da NSC. (Foto via Freepik)

Portais de notícias trazem maior confiança para o marketing educacional

Existe uma diferença entre o hábito de consumo de informação e a confiança em cada meio. De acordo com a pesquisa da Opinion Box, são os portais de notícias on-line os mais confiáveis para isso na opinião do público.

Além de trazerem uma maior confiança para o marketing educacional, os portais são um espaço para responder dúvidas dos futuros universitários e atrair leads. Criar conteúdo em parceria com um publisher como a NSC ainda ajuda na estratégia de SEO da marca, porque gera mais links e menções na mídia para a universidade.

São vários exemplos de sucesso no marketing educacional com a NSC. UniSociesc, Univille, FURB, Unesc, entre outras, já tiveram bons resultados por meio de conteúdo nos veículos da NSC. Isso porque eles oferecem a maior visibilidade entre os portais de notícias em Santa Catarina.

Leia também: Portais de notícias e televisão lideram confiança na mídia

Rádio aumenta o alcance da universidade na mídia

Se você deseja ter o maior alcance possível para a comunicação da universidade, então é preciso olhar além da publicidade digital.

Nesse sentido, um estudo da Nielsen e da MARU/Matchbox com cinco universidades mostrou que incluir a rádio ao mix de mídia aumentou o alcance da comunicação em 100% ou mais entre os adultos de 18 a 49 anos. Inclusive, segundo dados da própria Nielsen, a rádio tem o maior alcance semanal nessa faixa etária entre os diferentes tipos de mídia.

Um estudo parecido, desta vez da Nielsen com a Cumulus Media, já revelou que acrescentar anúncios de rádio a uma estratégia digital é capaz de aumentar o alcance das campanhas entre 27% e 94%.

Além disso, assim como nas redes sociais e na publicidade digital como um todo, é possível ter uma segmentação precisa de público ao anunciar na rádio. Em Santa Catarina, por exemplo, a rede Atlântida permite impactar regiões específicas do Estado e entre o público-alvo do marketing educacional no ensino superior.

Leia também: Entenda por que adicionar rádio à sua estratégia digital

Televisão

A quarta dica para ter sucesso na estratégia de marketing educacional é incluir a televisão ao mix de mídia. Afinal, ela combina as vantagens de ter um amplo alcance, ser uma mídia confiável e falar diretamente com o público-alvo das instituições de ensino superior.

Mais ainda, a publicidade na TV desperta gatilhos mentais que contribuem para gerar matrículas. Uma pesquisa da house51 já demonstrou que as marcas vistas na televisão são percebidas como mais bem-sucedidas e com maior capacidade de cumprir as promessas da comunicação. Esses são dois aspectos fundamentais para uma universidade atrair mais alunos.

Então, ao anunciar na televisão em Santa Catarina, saiba que a NSC TV é líder de audiência o ano todo, como aponta a Kantar IBOPE Media. Em apenas uma semana, a emissora impacta mais de três milhões de consumidores.

Saiba mais sobre as vantagens de anunciar na NSC TV baixando o mídia kit e turbine o marketing educacional da sua universidade.

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