Mercado fitness: como as academias podem crescer no Brasil?

11/04/2024

Diversidades

Mercado fitness: como as academias podem crescer no Brasil?

O mercado fitness tem um grande estímulo para crescer em 2024. Segundo uma pesquisa divulgada pela Globo, 65% brasileiros planejam cuidar mais da saúde este ano, 45% especificamente querem cuidar mais da aparência física e 33% desejam começar a praticar algum esporte ou exercício físico.

Então, vamos ver como esse mercado pode aproveitar o embalo e crescer no Brasil?

O Negócios SC vai mostrar a seguir:

Acompanhe os números em detalhes com a explicação abaixo!

Panorama do mercado fitness no Brasil

O mercado fitness no Brasil fatura R$ 12 bilhões ao ano, de acordo com o Panorama Setorial de 2023, elaborado pela Fitness Brasil. O dado é de 2021 e refere-se exclusivamente aos centros de atividades físicas, como academias, escolas de esportes, clubes e afins.

No País, existem 29.125 estabelecimentos do tipo. Inclusive, o Panorama Setorial coloca o Brasil no segundo lugar global dos países com o maior número de centros de atividades físicas, atrás apenas dos Estados Unidos.

Três segmentos dominam esse mercado fitness:

Já no quesito atividades físicas, as mais oferecidas são o treino funcional (presente em 74% dos centros), a musculação (68%) e o alongamento (57%).

Mas vale lembrar que o mercado fitness está diretamente ligado a outros segmentos da economia. Temos os ramos da alimentação saudável, de suplementos, de produtos esportivos, de roupas e calçados e até de maquiagens e cosméticos específicos para o público ativo.

Por sinal, os gastos com suplementação cresceram no Brasil mais que os gastos com academias em 2023. Um estudo do Itaú Unibanco mostra que os suplementos tiveram alta de 35,4%, enquanto as academias registraram um aumento de 27,7% em relação a 2022. Na média, o crescimento do mercado fitness foi de 35% ano ano.

Além disso, ser fitness é um estilo de vida. Como indica o Google, um quarto dos consumidores no País usam produtos esportivos rotineiramente, e não só em treinos.

Leia também: Olimpíadas de Paris são oportunidade para as marcas em 2024

Os catarinenses são mais ativos que a média nacional. (Foto via Freepik)

A prática de exercícios físicos em Santa Catarina

No Brasil, 43% das pessoas praticam exercícios físicos ao menos duas vezes por semana. Isso é o que revela a Pesquisa Saúde e Trabalho, do Serviço Social da Indústria (Sesi). Dois em cada dez brasileiros chegam a exercitar-se diariamente.

Santa Catarina encontra-se acima do patamar nacional nesse quesito. Segundo o Mapa de Risco da Saúde dos Catarinenses, da Associação Catarinense de Medicina (ACM), sete em cada dez catarinenses realizam atividades físicas pelo menos três vezes na semana.

Outra pesquisa, desta vez a Vigitel Brasil 2023, coloca Florianópolis como a segunda capital brasileira em que a população adulta mais pratica exercícios. Na cidade, 47,3% dos habitantes fazem atividades físicas por ao menos 150 minutos durante a semana. Esse é o tempo mínimo de atividade moderada que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para uma vida saudável.

Isso quer dizer que os catarinenses também são grandes consumidores do mercado fitness. Como aponta a Kantar IBOPE Media, em um estudo exclusivo do Negócios SC, 45% da população na região metropolitana de Florianópolis é consumidora no segmento.

Leia também: Veja as tendências do varejo e consumo em alta para 2024

Oportunidades de crescimento para o mercado fitness

Considerando o cenário brasileiro, o mercado fitness tem bastante espaço para crescer.

Em primeiro lugar, muitas pessoas no País ainda não praticam qualquer atividade física. Para a Pesquisa Saúde e Trabalho, 52% da população enquadra-se nessa categoria ou exercita-se raramente.

Além disso, os dados da Fitness Brasil informam que apenas 4,9% dos brasileiros estão efetivamente matriculados em academias.

Mas isso não é falta de interesse. Pelo contrário, as pessoas interessam-se muito pela área de saúde, bem-estar e vida fitness. Esse é um dos quatro tipos de conteúdo que os consumidores mais gostam de acompanhar no Instagram, de acordo com o Opinion Box, ao lado de turismo, humor e gastronomia.

O Censo Fitness 2022 sugere que uma estruturação melhor do marketing e, portanto, da comunicação traria mais oportunidades ao mercado fitness.

Esse levantamento ressaltou que 40,1% das academias não tinham um setor de marketing estruturado. Mais ainda, um quarto dos negócios sequer investia no digital, enquanto um terço não separava qualquer valor para o marketing tradicional.

No entanto, há um cenário muito favorável para a comunicação na internet e fora dela. O estudo do Negócios SC mostra, por exemplo, que a TV aberta fala com 93% do público fitness em Santa Catarina no período de um mês.

Leia também: Conheça os conteúdos favoritos dos brasileiros no Instagram

Resumo do conteúdo

Aqui estão as principais informações sobre o mercado fitness no Brasil e como o segmento de academias pode crescer.

Qual é o tamanho do mercado fitness no Brasil?

O faturamento foi de R$ 12 bilhões no ano de 2021, como informa o Panorama Setorial de 2023, da Fitness Brasil.

Quantas academias existem no País?

O Panorama Setorial identificou a existência de 29.125 centros de atividades físicas no Brasil, sendo as academias o maior número de estabelecimentos do tipo.

Qual é o percentual de brasileiros que praticam exercício físico?

Para o Sesi, 43% dos brasileiros exercitam-se ao menos duas vezes na semana. Já a Associação Catarinense de Medicina (ACM) diz que sete em cada dez habitantes fazem exercícios físicos no Estado.

Onde estão as oportunidades para o mercado fitness crescer?

No marketing, tanto on-line quanto off-line. Meios como a televisão e as redes sociais conversam diretamente com o público interessado. Mas é preciso investir na comunicação.

Baixe o estudo exclusivo do Negócios SC para saber mais sobre o mercado fitness em Santa Catarina e aproveite para simular a divulgação da sua marca.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui