Nova série “No Alvo do Empreendedorismo” é feita para você!

03/05/2023

Empreendimento

Nova série “No Alvo do Empreendedorismo” é feita para você!

Empreender é o terceiro maior sonho dos brasileiros, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). O desejo de ter o próprio negócio veio atrás somente de viajar pelo País e de comprar a casa própria.

Tal objetivo foi mencionado por 46% da população adulta entrevistada. Não à toa, em 2021 o Brasil contava com 14 milhões de empreendedores estabelecidos. No ranking de 50 países analisados no último relatório GEM, o Brasil apareceu com a sétima maior taxa nesse indicador. Mas, para alcançar o topo, é preciso de muito trabalho e da ajuda certa.

Aí entra a nova série “No Alvo do Empreendedorismo”, que estreou no programa Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV. Ela traz a jornada de empreendedores que estão em busca do sucesso, com dicas dos especialistas do Negócios SC para chegar lá. Essa nova produção já está disponível no Globoplay para assistir. Saiba por que você precisa acompanhá-la!

Os desafios do empreendedorismo no Brasil

O número de empreendedores estabelecidos, aqueles que já possuem mais de 3,5 anos de operação nas respectivas empresas, é consideravelmente menor que o total de empreendedores no Brasil. Como revelam os dados de Sebrae e IBQP, eram 43 milhões de pessoas que já tinham um negócio ou fizeram alguma ação nesse sentido até 2021.

O fato é que muitas empresas ficam pelo caminho. De acordo com o IBGE, ao analisar o período entre 2008 e 2018, 81,5% dos empreendimentos criados no Brasil sobrevivem no mercado após um ano. Entretanto, podemos ver isso de outra forma: quase uma em cada cinco empresas brasileiras encerram as atividades em menos de doze meses.

Nem a metade desses negócios chegam aos cinco anos. Mais precisamente, a taxa de sobrevivência das empresas em meia década é de 47,5%.

Celebrar dez anos de operação é algo ainda mais raro. Somente um em cada quatro empreendimentos abertos no País (25,3%) alcança esse patamar.

A principal razão para o fechamento de empresas no Brasil é a falta de uma gestão eficiente. Essa acaba sendo uma boa notícia para os empreendedores, pois significa que a maior dificuldade está sob controle deles. Cabe a cada pessoa que busca o sucesso nos negócios procurar os conhecimentos e as ferramentas de que precisa para crescer.

Leia também: Veja os principais desafios de micro e pequenas empresas

Eveline Poncio e Douglas Márcio apresentam a nova série de empreendedorismo no BDSC. (Divulgação)

Série “No Alvo do Empreendedorismo” é para quem busca sucesso nos negócios

A preparação e a ajuda de profissionais com experiência são fundamentais para aumentar as chances de ter uma empresa bem-sucedida. É justamente isso que a nova série “No Alvo do Empreendedorismo” oferece ao público que já empreende ou sonha em empreender.

A produção especial para o Bom Dia Santa Catarina acompanha a história de três negócios e como eles navegam pelas incertezas do mercado. O primeiro deles é o restaurante Moochacho, resultado do sonho de três amigos. O segundo também promete estimular sua fome de conquistas, contando a trajetória da Portugaria, especializada em receitas portuguesas. E completamos com duas empreendedoras que desafiam estereótipos de gênero em um setor predominantemente masculino, como é o caso da Líder do Óleo, empresa de serviços automotivos.

Os três empreendimentos são aqui de Santa Catarina, aproximando ainda mais a série do público da NSC TV. A nova série estreou em 2 de maio de 2023 e cada episódio traz uma história acompanhada de dicas dos especialistas do Negócios SC. Então, vale ficar de olho no Bom Dia Santa Catarina durante as próximas semanas para acompanhar esse conteúdo e se preparar melhor para o sucesso.

Os episódios do “No Alvo do Empreendedorismo” terão frequência quinzenal, sempre às terças-feiras, e vão até o dia 25 de julho.

Leia também: Como os negócios podem lidar com incertezas do mercado?

Como o Negócios SC vai ajudar na série “No Alvo do Empreendedorismo”?

Os episódios da nova série “No Alvo do Empreendedorismo” destacam igualmente os gargalos que as empresas enfrentam. A partir disso, um time de profissionais do Negócios SC que acompanhou de perto esses empreendimentos vai trazer dicas de gestão, vendas, marketing e outras áreas para promover o crescimento no mercado.

Aqui no Negócios SC acreditamos que ajudar as empresas também é um modo de transformar o mundo e temos boas razões para pensar isso. Na mesma pesquisa GEM 2021, 76% dos brasileiros que pretendiam começar um novo negócio naquele ano afirmavam que uma das maiores motivações era fazer a diferença no mundo. De 50 países, o Brasil aparece na quarta posição entre os empreendedores mais idealistas.

A série “No Alvo do Empreendedorismo” e o Negócios SC então pretendem contribuir para que essas ideias sejam colocadas em prática da melhor forma. Aproveite agora para conhecer também outras maneiras como podemos ajudar sua marca.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui