Novas tecnologias das healthtechs são tendência na saúde

12/01/2023

Tecnologia

Novas tecnologias das healthtechs são tendência na saúde

O acesso à saúde é um direito de todos os brasileiros, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988. Mas o fato de ser um direito básico não quer dizer que o setor não deva ser moderno.

Pelo contrário, o atendimento à saúde tem evoluído com o apoio de novas tecnologias. Veja o caso da telemedicina: entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de consultas foram realizadas dessa forma no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital. Para 2022, a expectativa era de levar o serviço a 30 milhões de pessoas no País.

Essa modernização passa pelo trabalho das healthtechs, empresas de base tecnológica que oferecem soluções inovadoras para a saúde. Conheça melhor esse mercado a seguir!

Tecnologias presentes nos estabelecimentos de saúde no Brasil

A pesquisa TIC Saúde 2022, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), traz dados interessantes sobre a adoção de novas tecnologias no setor de saúde.

Ela mostra, por exemplo, que 19% dos estabelecimentos do gênero no Brasil já oferecem serviços de teleconsulta. E vale destacar que essa ainda é uma realidade relativamente recente na saúde dos brasileiros, pois a telemedicina só foi autorizada no País em 2020.

Mas essa não tem sido a única tecnologia adotada até então.

Outras tecnologias usadas na saúde pelo total de estabelecimentos:

Até a tecnologia blockchain, que permite maior transparência no compartilhamento de informações, foi citada por 4% dos entrevistados pelo Cetic.br. Isso mostra como o mercado de healthtechs tem um imenso potencial para crescer no Brasil, tanto em adesão quanto em diversificação das soluções.

Leia também: O que é Web 3.0 e como ela muda a navegação na internet?

O Brasil conta com mais de mil startups de saúde. (Foto via Freepik)

Ecossistema de healthtechs em desenvolvimento

No relatório Distrito Healthtech Report 2022, encontramos exemplos dessas novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas. O material destaca cinco grandes tendências nesse sentido, que explicaremos adiante.

Nova fase da telemedicina

A telemedicina, de acordo com a Lei n. 13.989 de 2020, refere-se ao “exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”. Portanto, as teleconsultas são apenas parte dessa transformação digital.

No futuro devemos ver muito mais:

As possibilidades são muitas. Então, como aponta o Distrito, é preciso discutir mais profundamente a regulação da telemedicina para garantir maior segurança e qualidade de atendimento ao público.

Saúde preventiva

O diagnóstico precoce e comportamentos que evitem problemas de saúde futuros têm mais importância do que nunca. Diante disso, veremos o surgimento de novos serviços, aplicações e gadgets com foco no monitoramento e no cuidado preventivo da saúde 24 horas por dia.

Digital twin

Na indústria, o digital twin, ou gêmeo digital, é uma cópia virtual de um produto físico, serviço ou processo. Essa cópia permite simular a atuação do original, sem impactá-lo diretamente.

Na medicina, essa tecnologia pode replicar não somente processos de saúde, mas também pacientes. A possibilidade de realizar testes com menor risco e entender melhor o funcionamento biológico de cada pessoa é bastante promissora.

Femtechs

O público feminino ganha novos produtos, serviços e softwares focados nele. Por exemplo, os aplicativos para acompanhar o ciclo menstrual já são bastante conhecidos e fazem parte dessa tendência.

De acordo com a Deena Shakir, em entrevista à PitchBook, as mulheres são responsáveis por 80% do valor gasto em cuidados com a saúde. Portanto, é de se esperar que tenham um nicho próprio nas healthtechs.

Open health

Para completar, a “saúde aberta” é outra tendência das startups que atendem o setor. O conceito refere-se ao compartilhamento de dados médicos dos pacientes entre diferentes instituições de saúde, de forma similar ao open banking no sistema bancário. Tem como objetivo a maior personalização dos serviços oferecidos.

Leia também: Como usar inteligência artificial para otimizar a tomada de decisão

Cresce o número de startups de saúde no Brasil

O relatório do Distrito ainda revela que o número de healthtechs tem crescido ano após ano no País. Hoje, o Brasil conta com 1.026 startups de saúde e pouco mais de 60% delas foram criadas de 2016 para cá.

Soluções focadas em gestão são as mais comuns no ecossistema brasileiro, representando 22,01% das empresas do gênero. Acesso à saúde (12,46%), telemedicina (11,96%) dispositivos médicos, diagnóstico, inteligência artificial e big data (6,53%) e fitness & bem-estar são outras áreas com uma presença considerável de negócios atuando.

Se você tem uma ideia inovadora na saúde ou em qualquer outra área, saiba agora como o Tech SC ajuda a conectar novas tecnologias com os públicos certos em Santa Catarina.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui