Novo estudo traz dados do varejo de roupas e calçados em SC

20/10/2023

VAREJO

Novo estudo traz dados do varejo de roupas e calçados em SC

Em Santa Catarina, 75% do público é consumidor de lojas de departamentos, roupas e acessórios, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Mais de um terço desse grupo é formado pelos indivíduos nascidos entre 1981 e 1996.

Os catarinenses têm uma relação especial com esse segmento, que também apresenta um setor produtivo muito forte no Estado. Tanto que 89% dos consumidores gastam com roupas em datas comemorativas e as pesquisas da Fecomércio SC apontam seguidamente para o fato de que itens de vestuário, acessórios e calçados estão entre os mais procurados em eventos como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal.

Mas 2023 tem sido um ano difícil para as vendas no varejo de tecidos, roupas e calçados. Então, um novo estudo do Negócios SC traz mais dados para você acompanhar o segmento em Santa Catarina e saber como impactar o consumidor catarinense. Fique por dentro!

A economia do varejo de roupas, calçados e acessórios

O segmento de tecidos, vestuário e calçados representa 7% das vendas do varejo brasileiro, de acordo com o Ranking 2023 IBEVAR-FIA. Juntas, as dez maiores marcas do varejo de moda e esportes no País movimentaram R$ 68,2 bilhões em faturamento e foram responsáveis por mais de 138 mil empregos em 2022.

Então, é com certa preocupação que acompanhamos o desempenho do segmento de tecidos, vestuário e calçados em 2023. No acumulado entre janeiro e agosto, a categoria registrou uma queda de 7,5% no volume de vendas, em comparação com o mesmo período do ano anterior, como apontam os dados da Pesquisa Mensal do Comércio.

A explicação para esse resultado é que, diante do alto endividamento das famílias brasileiras, o consumidor foi obrigado a cortar os gastos não essenciais. Mas os sinais positivos da economia, como o maior otimismo do público e o aumento do consumo dos lares, apontam para uma saída dessa situação.

— No Brasil, temos um cenário de aumento no consumo de calçados, explicado pela inflação em queda e aumento no poder de compra, além de um gradual crescimento da renda real no País, propiciado pelo aumento dos empregos com carteira assinada. Por outro lado, o alto endividamento da população brasileira é um impeditivo para melhores projeções de consumo — explica Marcos Lélis, doutor em Economia e consultor setorial, ao Informativo da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados).

Outra boa notícia para o segmento é que, segundo um estudo do Google, roupas e acessórios são os itens mais procurados pelo consumidor brasileiro para a Black Friday 2023. Já os calçados aparecem em terceiro lugar na lista.

Leia também: Descubra 4 tendências do Google para a Black Friday 2023

Quase metade do público da Black Friday 2023 procura por roupas e acessórios. (Foto via Freepik)

Os catarinenses planejam comprar roupas, calçados e acessórios

Como revelam os dados da Fecomércio SC, 76,8% das famílias catarinenses tinham dúvidas em agosto de 2023, sendo que 28,9% estavam inadimplentes.

Em meio a tal contexto, o consumidor no Estado precisou programar melhor as compras no varejo de roupas, calçados e acessórios. Esse é um dos destaques do novo estudo do Negócios SC para os interessados no segmento.

O material mostra, por exemplo, como 31% dos catarinenses fizeram compras a prazo nos últimos 12 meses, segundo a Kantar IBOPE Media. Além disso, 56% afirmam que geralmente planejam a compra de produtos caros e 44% acreditam que o cartão de crédito permite adquirir itens que normalmente não comprariam.

No entanto, o consumidor pode abrir um pouco mais o bolso em algumas circunstâncias especiais. A qualidade do produto, a fidelidade à marca e até mesmo o tom da comunicação podem fazer a diferença nesse sentido.

O que pensam os consumidores sobre pagar a mais?

Então, é muito importante trazer esses atributos para as campanhas de comunicação da marca. Para o segmento de roupas, calçados e acessórios, isso pode representar o crescimento das vendas.

Leia também: Saiba como impactar o consumidor no mercado de luxo

Entenda como conquistar o público em Santa Catarina

Falando em comunicação, você sabe como alcançar o consumidor do segmento de vestuário e calçados em Santa Catarina?

O estudo do Negócios SC traz um caminho: em apenas 30 dias, os veículos da NSC falam com até 92% do público-alvo. Isso porque nove em cada dez catarinenses assistem à televisão nesse período e quase o mesmo número de pessoas acessa portais de notícias como o NSC Total e o G1 SC.

Nesse material para baixar você ainda vai descobrir mais dados sobre a situação financeira do consumidor no Estado, as compras de roupas e calçados, entre outras informações relevantes para sua empresa.

Baixe agora o estudo de mercado Roupas, Acessórios e Calçados para conhecer todos os detalhes.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui