O consumidor catarinense está otimista para o ano de 2024

17/01/2024

Economia

O consumidor catarinense está otimista para o ano de 2024

O ano de 2023 foi um período de recuperação da economia brasileira. Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) surpreenderam, o País reingressou na lista das dez maiores economias do mundo, a inflação oficial voltou a ficar dentro da meta após dois anos, o Banco Central pôde dar início ao corte nos juros e houve aumento real do salário mínimo.

Tudo isso, com certeza, deixou o mercado e os consumidores mais otimistas. Então chegamos a 2024 e o novo ano inspira planos e metas entre os brasileiros.

Esse clima de otimismo está presente também em Santa Catarina, de acordo com uma pesquisa da Fecomércio SC realizada com mais de 600 pessoas nos municípios de  Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. A seguir, você acompanha os destaques dessa análise com os dados em relação à expectativa do consumidor catarinense para 2024.

O otimismo do consumidor catarinense nas finanças

Segundo a pesquisa “Expectativas do consumidor para o ano de 2024”, feita em dezembro de 2023 pela Fecomércio SC, 45,8% dos catarinenses entrevistados consideravam-se em melhor situação financeira que no ano anterior. Outros 35% percebiam-se iguais a 2022.

Lages, Chapecó e Florianópolis foram as cidades em que mais consumidores catarinenses apontaram essa melhora, com percentuais de 68,6%, 54,7% e 50%, respectivamente.

O reflexo desse cenário favorável pôde ser visto, por exemplo, nas compras de Natal. De acordo com a própria Fecomércio SC, o gasto médio com os presentes natalinos em 2023 registrou o maior resultado da série histórica.

Além dessa evolução financeira no ano passado, a população do Estado mostrou-se otimista para 2024. Sete em cada dez catarinenses (69,1%) confiam que a economia brasileira continuará crescendo. Os moradores de Chapecó e Florianópolis estão especialmente confiantes nesse desempenho, com 77,9% dos respectivos grupos esperando bons resultados.

Esse otimismo é até mais acentuado que o visto em 2021, quando 61,4% acreditavam na melhora no ano seguinte, e em 2022, quando 64,7% estavam otimistas.

Outro bom sinal para as finanças do consumidor catarinense é a previsão de uma menor inflação em 2024. Conforme a análise do Relatório Focus de 12 de janeiro deste ano, o mercado prevê um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na casa dos 3,87% em 2024, portanto abaixo dos 4,62% do fim de 2023 e muito abaixo dos 5,79% do fechamento de 2022.

Leia também: 3 destaques da economia catarinense em 2023

A maioria dos catarinenses percebeu uma melhora financeira em 2023. (Foto via Freepik)

Expectativa de emprego em Santa Catarina

A empregabilidade é um fator importante para manter o nível de otimismo do consumidor catarinense. Afinal, é a certeza de renda que coloca o público em boa disposição para continuar comprando.

Nesse sentido, a Fecomércio SC traz mais dados positivos. No final de 2023, 71,2% dos entrevistados consideravam-se seguros ou muitos seguros em relação ao emprego. O resultado é melhor que o dos anos anteriores, de 66% em 2022 e de 55,7% em 2021.

O desempenho do mercado de trabalho tem sido ótimo nos últimos trimestres. No período terminado em setembro, por exemplo, o desemprego do Brasil foi o menor desde fevereiro de 2015, com uma taxa de  7,7%.

Santa Catarina também vem gerando muitos empregos, contribuindo para a elevada expectativa de trabalho no Estado. Conforme indicam os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o mercado catarinense teve um saldo de 101 mil novas vagas com carteira assinada entre janeiro e novembro de 2023.

Aqui no Estado, a taxa de desemprego ficou em 3,6% no terceiro trimestre do ano passado, sendo a terceira menor do Brasil, atrás apenas de Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,4%).

Leia também: Novas oportunidades de emprego crescem em Santa Catarina

Metas do consumidor catarinense para 2024

Quando o consumidor catarinense está otimista e tem uma renda estável, ele é capaz de fazer planos de consumo. Mais ainda, ele pode poupar para os grandes projetos que têm pela frente. Tanto que economizar é a principal meta de um em cada quatro indivíduos em Santa Catarina.

Outros já têm uma ideia concreta de como pretendem gastar em 2024:

Investir, reformar a casa e comprar móveis ainda são outras metas para o ano.

Essa lista demonstra um momento mais favorável para a aquisição de bens duráveis, como imóveis, carros e motos. Mas o consumidor permanece cauteloso e deve tomar as decisões de compra com cuidado, especialmente para não elevar o nível de endividamento familiar.

Diante desse cenário, os negócios precisam investir na comunicação de longo prazo. O objetivo deve ser aumentar o reconhecimento da marca e fixá-la na mente do público, mantendo-a no topo da lembrança para a hora da compra. Para saber como isso é possível, descubra as oportunidades que a NSC oferece.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui