Você sabia que o consumo de internet e redes sociais no Brasil supera em muito a média global? Os brasileiros passam 20 horas a mais por semana consumindo mídia on-line. Isso é o que mostram os dados do relatório Digital 2026: Brazil, de We Are Social e Meltwater. Veja outras curiosidades sobre o assunto a seguir.
Destaques do consumo de internet e redes sociais no Brasil:
- o País tem a quinta população com mais usuários de internet;
- os brasileiros registram o quarto maior tempo on-line no mundo;
- WhatsApp e Instagram são as plataformas sociais mais usadas no País;
- e 93% dos internautas no Brasil visitam sites de compras.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Panorama do consumo de internet no Brasil em 2026
Com 213 milhões de pessoas, o Brasil tem a sétima maior população entre os países do mundo e, consequentemente, uma das maiores populações digitais.
O consumo de internet chega a 185 milhões de brasileiros, de acordo com o Digital 2026: Brazil. Esse número representa 86,9% dos habitantes, um número acima das médias sul-americana (83,8%) e global (73,2%), o que coloca nosso País como o quinto com mais usuários de internet em todo o globo.
Lista de países com mais usuários de internet:
- China: 1,3 bilhão de pessoas
- Índia: 1 bilhão de pessoas
- Estados Unidos: 324 milhões de pessoas
- Indonésia: 230 milhões de pessoas
- Brasil: 185 milhões de pessoas
Isso quer dizer, igualmente, que o País tem uma das maiores populações de compradores digitais. São 136 milhões de consumidores on-line no Brasil, conforme os dados de We Are Social e Meltwater.
Conheça as tendências do e-commerce no Brasil para 2026.
O tempo de uso da internet pelos brasileiros
O Brasil também se destaca pelo tempo de consumo de internet. Os brasileiros com 16 anos ou mais passam, em média, 53 horas e 30 minutos por semana consumindo mídia on-line. Como comparação, a média global é de 33 horas e 27 minutos por semana, em média.
Lista de países com o maior consumo de internet por semana:
- Quênia: 63 horas e 34 minutos
- Filipinas: 54 horas
- México: 53 horas e 41 minutos
- Brazil: 53 horas e 30 minutos
- África do Sul: 52 horas e 49 minutos
Só nas redes sociais, os brasileiros passam uma média de 29 horas e 7 minutos semanalmente. Esse resultado está bem acima das 18 horas e 36 minutos do patamar global.
3 tendências de buscas e SEO para sua estratégia digital em 2026.
O uso das redes sociais no Brasil
Sete em cada dez brasileiros (70,4%) usam as plataformas sociais, representando um universo de 150 milhões de pessoas. Entre 2024 e 2025, foram 6 milhões a mais de usuários em aplicativos como WhatsApp, Instagram e TikTok no País.
O WhatsApp lidera em tempo de uso e número de sessões entre os brasileiros conectados. Esse público registra uma média de 1 hora e 38 minutos por dia, em 28,4 acessos diários.
Mas, se tirarmos a ferramenta de mensagem, é o Instagram que aparece como a rede social mais usada no Brasil. Ela empata com o TikTok em consumo diário, de 1 hora e 27 minutos, na média, e ganha em número de sessões por dia: 15,4 contra 8,6.
O Instagram também é uma rede social usada por mais brasileiros, considerando que 91,2% dos internautas no País com 16 anos ou mais afirmam acessar a plataforma de fotos e vídeos da Meta.
Plataformas sociais mais usadas pelos brasileiros conectados:
- WhatsApp: 93,9%
- Instagram: 91,2%
- Facebook: 80,5%
- YouTube: 75,3%
- TikTok: 69,7%
Isso explica por que 98% das marcas brasileiras que trabalham com o marketing de influência nas redes sociais escolhem o Instagram, seguido pelo TikTok, com 71%, de acordo com a pesquisa ROI & Influência 2025.
Marketing de influência é importante para 82% dos profissionais.
O consumo de internet e as compras on-line
Além de se conectarem com familiares e amigos, os brasileiros fazem da internet um importante canal de compras.
Apenas entre 2024 e 2025, o Brasil aumentou em 2,3 milhões o número de consumidores on-line, totalizando 136 milhões. Esse público tem um gasto anual avaliado em 35 bilhões de dólares em compras pela internet, segundo We Are Social e Meltwater.
Outros dados do relatório detalham esse comportamento de consumo digital:
- 93% dos internautas visitam sites de compras;
- 43% usam as redes para encontrar produtos;
- e 31,5% seguem marcas das quais consideram comprar.
Ou seja, uma boa estratégia digital não somente permite conectar sua marca com o público no País, como impactar diretamente as vendas.
É por isso que você precisa ver como a mídia off-line impulsiona seus resultados on-line. A influência positiva da televisão e do rádio é comprovada em diferentes estudos e pode fazer toda a diferença também no seu negócio.


