O impacto da publicidade na rádio para suas campanhas

15/03/2024

Comunicação

O impacto da publicidade na rádio para suas campanhas

O número de inserções de publicidade na rádio cresceu 7% no Brasil entre 2022 e 2023, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Mais ainda, dos 100 maiores anunciantes no País, 99 estão presentes nesse meio.

Ano a ano, a rádio continua mostrando sua força, com amplo alcance, alto envolvimento do público e resultados significantes para os negócios.

Então, esta é uma ótima oportunidade para você descobrir como falar com mais consumidores, aumentar o interesse pela marca e vender mais. Descubra agora o impacto da publicidade em rádio para suas campanhas.

Publicidade na rádio continua relevante na era digital

Vivemos em uma era superconectada. Talvez por isso, muitas lideranças empresariais acreditem que a comunicação on-line seja suficiente para impulsionar os negócios. Mas, se podemos aprender algo com as marcas mais valiosas, é que a diversificação da mídia on e off compensa muito.

A rádio é um bom exemplo disso. Quando se trata de ampliar o alcance da marca, poucos meios são tão eficientes quanto este.

Isso porque o próprio alcance da rádio continua bastante expressivo ano após ano. Dados da Kantar IBOPE Media mostram que o meio era ouvido por 78% do público nas 13 regiões metropolitanas analisadas no Brasil em 2020. Três anos depois, de acordo com o estudo Inside Audio 2023, o percentual chegou a 80%.

A rádio está sempre presente na vida dos brasileiros porque segue evoluindo. Tanto que 76% dos ouvintes acreditam que o meio vem se modernizando em seus conteúdos e formatos, conforme indica o estudo.

Ao mesmo tempo, novas audiências descobrem a rádio, renovando o público total. Com isso, um em cada quatro ouvintes no País têm menos de 30 anos.

Além disso, o meio integra-se bem à estratégia digital dos negócios. A publicidade na rádio é comprovadamente capaz de ampliar o alcance da marca na internet, aumentar o tráfego do site e impulsionar as buscas on-line.

Como prova dessa capacidade, uma pesquisa da Kantar IBOPE Media para a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) traz um dado importante: 40% dos ouvintes de rádio em Santa Catarina já pesquisaram ou compraram algum produto anunciado no meio.

Leia também: Quer aumentar o tráfego do site? Então anuncie na rádio

Anunciar na rádio traz mais credibilidade para a comunicação da marca. (Foto via Freepik)

O impacto de anunciar na rádio para suas campanhas

O engajamento dos ouvintes catarinenses é até maior do que aponta um estudo da Radiocentre feito no Reino Unido. Nele, foi descoberto que:

Mas esses não são os únicos impactos positivos de anunciar na rádio. O meio traz benefícios para o negócio como um todo.

Nesse sentido, ainda podemos destacar como vantagens da rádio:

Para completar, a rádio pode melhorar a efetividade do investimento em 20% nas campanhas da marca. Tudo isso por ser um meio bastante acessível para os anunciantes, que permite alta frequência dos anúncios e capaz de gerar uma ótima resposta do público.

Leia também: Publicidade em áudio: conheça as opções de como fazer

Como potencializar o impacto da publicidade na rádio?

Se você deseja maximizar seus resultados com a publicidade na rádio, a Radiocentre traz dicas valiosas para a hora de anunciar.

1) Crie histórias

Os dados sugerem que campanhas com personagens, lugares, situações e outros elementos de storytelling da marca são mais interessantes para a audiência e geram lembranças mais duradouras.

2) Anuncie com clareza

Evite o excesso de informações. Aproveite o tempo do anúncio para deixar claro a quem ele é destinado e como sua marca pode ajudar o ouvinte de uma forma específica.

3) Tenha consistência

A consistência na publicidade de rádio significa muitas coisas diferentes. Consistência nas inserções de mídia, na representação da marca, nas campanhas envolvendo outros canais de comunicação… Tudo isso é muito importante.

4) Pense na trilha sonora

A música é uma forma poderosa de criar uma conexão emocional com o ouvinte e, como tal, deve ser pensada no começo da campanha, em vez de ser encaixada no final da produção.

5) Marque presença no começo do anúncio de rádio

Aproveite os primeiros segundos da publicidade na rádio para estabelecer a marca e sua identidade sonora. Isso ajudará a captar a atenção da audiência e a fortalecer a lembrança após o anúncio.

Leia também: Dicas para criar um bom texto de comercial de rádio

Crie anúncios de rádio com a NSC

Você sabia que a NSC permite criar anúncios de rádio sem custos de produção?

Isso mesmo! Por meio do Simulador de Campanha, ao incluir a publicidade em rádio no seu planejamento de mídia, a ferramenta permite que você insira o texto desejado. O anúncio então terá produção profissional para veicular nas emissoras da NSC incluídas na sua estratégia.

Experimente agora o Simulador de Campanha da NSC!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui