O que as pesquisas do Google revelam sobre o consumidor?

10/02/2023

Vendas

O que as pesquisas do Google revelam sobre o consumidor?

Quer entender melhor os interesses e comportamentos do consumidor? Um bom lugar para descobrir isso é nas pesquisas do Google.

Anualmente, o buscador revela quais foram os termos mais utilizados nas buscas em nível global e em diferentes países, como o Brasil. A partir dessas informações podemos notar mudanças de hábitos, preocupações crescentes e os assuntos que mais despertaram a atenção dos brasileiros no ano que passou.

No “Year in Search 2022” (O Ano em Buscas 2022), o Google destaca como os consumidores têm sido mais criteriosos nas compras diante de um cenário econômico incerto. Além disso, outra forte tendência é que eles desejam melhorar a relação com as próprias vidas e com o mundo ao redor.

Veja mais detalhes adiante!

Custo-benefício em alta entre as pesquisas do Google

Com a economia brasileira ainda em recuperação, o consumidor sentiu o peso da inflação no bolso ao longo de 2022. Tanto que as buscas no Google com os termos “como economizar no supermercado” e “dicas de como economizar dinheiro” cresceram 120% no primeiro semestre, segundo o Google Trends.

Tal cenário tem sido responsável por levar o público digital a uma jornada de compra mais intencional. Mas não é só o preço que está na mira do consumidor enquanto pesquisa na internet. Ele leva em conta vários aspectos do produto ou serviço antes de comprar, buscando sempre o melhor custo-benefício.

Como o próprio Google faz questão de ressaltar, a busca pelo “melhor” tem gerado mais interesse do público que as pesquisas pelo “barato” ao longo dos anos. Daí termos a popularidade de consultas do tipo:

A partir dos resultados, então o consumidor brasileiro escolhe a melhor opção que caiba no orçamento. 

E o que isso diz para a comunicação das marcas? Na hora de anunciar ou de gerar conteúdo para seus produtos e serviços, não utilize apenas o argumento do preço. Mostre igualmente como eles podem ajudar o consumidor.

Leia também: 7 tendências de marketing para 2023 ser o ano da sua marca

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O consumidor brasileiro voltou às ruas

Outro aspecto interessante das buscas do Google é que elas revelam em quais atividades o consumidor está envolvido. Nesse sentido, os dados deixam claro que 2022 foi o ano em que o brasileiro voltou de fato às ruas, após o distanciamento social durante os períodos mais graves da pandemia de Covid-19.

Então, vemos o crescimento de pesquisas do Google como:

O público também está de olho em trajetos mais longos e mais marcantes. A procura pelo turismo aumentou em 2022, mesmo com as limitações do orçamento familiar pela alta geral dos preços. Mas nem o cenário econômico impediu o brasileiro de sonhar e pesquisar:

Essa maior movimentação do público reforça a necessidade de as marcas estarem presentes no Google Meu Negócio, como explicaremos a seguir.

Leia também: SEO no Google: você sabe a importância de E-A-T e YMYL?

Busca local faz a diferença nos negócios

Quando se trata de encontrar estabelecimentos perto do consumidor, a pesquisa do Google tem uma finalidade bastante prática. A pessoa quer a informação com rapidez e a presença ou não da empresa no Google Meu Negócio pode fazer toda a diferença.

Isso porque o comportamento de busca local evoluiu e não aborda apenas a localização. Um perfil da empresa no Google pode informar também se aquele lugar está muito movimentado, quais são as avaliações dos consumidores, entre outros detalhes.

Por exemplo, em 2022 vimos um crescimento em buscas como:

O próprio Google é capaz de indicar os estabelecimentos que se encaixam nesse critério com base nas visitas do público. Além disso, outra informação que pesa na decisão do consumidor são as avaliações de outros compradores.

Tornaram-se mais comuns pesquisas do tipo:

Inclusive, mesmo quando o indivíduo já sabe o que ou onde comprar, as avaliações podem fazê-lo mudar de escolha. De acordo com a Offerwise, 42% das pessoas estão dispostas a fazer essa mudança por influência dos resultados das buscas.

Leia também: Velocidade é chave para entender a decisão de compra

À procura de um mundo melhor

As pesquisas do Google ainda são utilizadas para as pessoas se conectarem melhor consigo e com a sociedade.

Um exemplo disso está no crescimento das buscas envolvendo um relacionamento mais saudável entre a vida pessoal e o trabalho. As consultas por “teste de saúde mental” aumentaram 950% em 2022, enquanto houve uma alta de 300% na pergunta “o que é crise de burnout?”.

Outro olhar está voltado para o mundo ao redor. Entre os acontecimentos mais marcantes de 2022, como a Guerra entre Rússia e Ucrânia e as chuvas em Petrópolis, despontaram as pesquisas “como ajudar a Ucrânia” e “como ajudar Petrópolis”.

Para completar, a crise climática é outro assunto que ronda as pesquisas do Google, já que o consumidor está mais consciente de seu papel em proteger o futuro. Tanto que a consulta “dicas de como preservar o meio ambiente” cresceu 300% no ano.

É por isso que uma das maiores tendências dos negócios são as marcas responsáveis e que apoiam causas sociais e ambientais, ajudando o público a atingir seus objetivos nessas áreas.

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