Anualmente, a Kantar IBOPE Media divulga o relatório “Media Trends & Predictions”, com as principais tendências de mídia que vale acompanhar. Esse é um material de referência para empresas que atuam diretamente no setor, como publishers e agências de publicidade. Mas ele também oferece algumas lições para os anunciantes, grandes ou pequenos.
Então, o que o “Media Trends & Predictions 2025” diz para sua marca?
- A inteligência artificial permeia muitas tendências do setor.
- Parcerias estratégicas são essenciais para superar os desafios atuais.
- Mas novas habilidades profissionais também são necessárias.
- E a televisão continua sendo um campo cheio de oportunidades.
Leia a análise completa adiante!
5 tendências de mídia para 2025
1) Conteúdo em excesso?
Uma das principais questões que a Kantar IBOPE Media levanta para 2025 é a possível saturação do mercado em relação à produção de conteúdo. As redes sociais são fontes inesgotáveis de novas coisas para ver, os serviços de streaming se multiplicam, podcasts surgem a todo momento, a inteligência artificial generativa coloca ainda mais lenha na fogueira e, enquanto isso, as pessoas têm as mesmas 24 horas por dia.
Mas o que isso tem a ver com seu negócio? As marcas que desejarem atrair a atenção do público deverão ser mais estratégicas na forma como produzem e distribuem conteúdo.
Elevar o nível da comunicação pode ser um desafio e tanto para as pequenas empresas, que precisam lidar com orçamentos mais limitados e equipes menores. Felizmente, existe uma solução para isso: parcerias. Ao unir forças com um publisher ou produtor de conteúdo que já tenha uma audiência consolidada, fica mais fácil destacar sua marca em meio à multidão de anunciantes.
TV ou rede social: qual é melhor para capturar a atenção na mídia?
2) O poder da transmissão ao vivo
“A TV linear é altamente confiável e garante audiências enormes durante eventos ao vivo, como esportes e notícias”, ressalta a Kantar IBOPE Media. Um bom exemplo disso foi a transmissão das Olimpíadas 2024. A Globo alcançou mais de 140 milhões de indivíduos nos Jogos Olímpicos de Paris e teve recorde de audiência com eles neste ano.
Isso acontece porque a televisão continua sendo o meio mais acessível e democrático para o público. Então, quando mais importa, os anunciantes sabem que podem contar com ela. Isso explica por que o investimento em TV deve crescer mundialmente de 170 bilhões de dólares em 2024 para 174 bilhões de dólares em 2026, segundo as estimativas da dentsu.
5 tendências de mídia para 2025 que transformarão os negócios.
3) Dados por toda a parte
Como medir os dados de audiência quando o consumo de conteúdo é distribuído entre tantas plataformas e meios? No centro dessa questão convergem diversas tendências de mídia para 2025, tanto relacionadas às empresas de mídia quanto associadas aos anunciantes.
Do lado do setor de mídia, destaca-se a colaboração entre diferentes players para chegar a uma visão mais completa da jornada de consumo. No Reino Unido, por exemplo, uma parceria entre a Kantar Media e a Barb permitiu reduzir o consumo não identificado do aparelho de televisão a apenas 5% em 2024. O índice é muito menor do que os 23% de 2021.
Da parte dos anunciantes, há uma procura cada vez maior por softwares capazes não só de fazer essa medição cross-media, mas de identificar jornadas específicas e auxiliar os negócios em suas estratégias de publicidade. Essa é uma forma de lidar com a fragmentação dos dados, apontada por 57% dos representantes do mercado como o maior desafio do marketing atual, conforme indica a própria Kantar IBOPE Media na 43ª edição do Data Stories.
Prepare-se para estes 5 desafios das lideranças em 2025.
4) Novas habilidades em mídia
O relatório de tendências de mídia para 2025 também diz que os profissionais da área precisam desenvolver habilidades para lidar com o cenário desafiador.
No momento presente, as competências mais desejadas pelos líderes do setor são as de comunicação e construção de narrativas, ao lado da análise e interpretação de dados. Mas, para o futuro, a expectativa é de que as habilidades técnicas cresçam em importância, especialmente as relacionadas à inteligência artificial. Ter experiência com IA e saber lidar com big data fará a diferença na carreira dos profissionais de mídia, isso é o que mostram os dados da Kantar.
As competências mais valorizadas em um profissional de mídia.
5) IA generativa
Já que estamos falando de inteligência artificial, devemos destacar a transformação trazida pela IA generativa. De um modo ou de outro, ela está envolvida em todas as grandes tendências de mídia para 2025. No entanto, a maior promessa da tecnologia parece ser a capacidade de criar anúncios e experiências personalizadas para os consumidores.
Ela “pode gerar rapidamente anúncios altamente direcionados e relevantes com base em dados de usuários individuais”, diz o relatório. Mas, antes de entrar com tudo nessa onda, as marcas devem ser cuidadosas em usar a IA generativa dessa maneira. Diferentes grupos de consumidores têm sentimentos próprios em relação a ela. Por exemplo, o Opinion Box revela que 32% dos brasileiros estão totalmente animados com os avanços na área, enquanto 23% demonstram-se completamente apreensivos.
Para entender melhor como usar a inteligência artificial no seu negócio, veja agora sete ferramentas de IA para a comunicação.