O que é ciclo de vida do produto e como afeta o marketing?

06/04/2023

Marketing

O que é ciclo de vida do produto e como afeta o marketing?

A relação entre consumidores e produtos muda a todo instante. Então, como saber quando é a hora de modificar ou renovar o produto para mantê-lo relevante no dia a dia do público?

Aí entra a importância de conhecer o ciclo de vida do produto. Se você ainda não está por dentro desse conceito, vamos explicar o que é, quais são as fases do ciclo de vida e como isso impacta sua estratégia de marketing.

Veja a explicação!

O que é ciclo de vida do produto?

O ciclo de vida do produto é um conceito criado pelo economista Theodore Levitt para acompanhar a jornada de um bem no mercado de consumo.

Não estamos falando aqui do trajeto que ele percorre desde a produção até o uso pelo consumidor. Na verdade, o ciclo de vida de um produto refere-se ao momento que ele vive em relação ao público.

Tal ciclo é dividido em cinco fases:

A principal razão para fazer esse acompanhamento é evitar que o produto chegue ao declínio. Se isso não for possível, a empresa ao menos terá condições de se precaver e substituir os itens em desuso para não haver prejuízos ao negócio.

O fato é que nenhum produto é eterno. Nem mesmo os produtos consagrados e líderes de mercado, como o refrigerante Coca-Cola.

Na última década, o consumo de refrigerantes caiu bastante, em especial entre os consumidores mais jovens, que buscam opções mais saudáveis. Então, para evitar o declínio do item, a Coca-Cola Company faz um grande investimento em comunicação.

Além disso, a empresa ampliou o portfólio com opções de águas, energéticos, chás, cafés, sucos e bebidas alcoólicas para evitar o declínio do negócio como um todo.

Ou seja, o ciclo de vida do produto é um conceito que pode basear as estratégias de marketing, vendas e até de negócios. 

Leia também: O que é MVP? Veja o significado de Produto Viável Mínimo

A moda tem um ciclo de vida de produto a cada nova estação. (Foto via Freepik)

Conheça as cinco fases do ciclo de vida de um produto

Como saber qual é o momento do seu produto e se está na hora de rever sua estratégia para ele? Para isso, é preciso conhecer melhor as cinco fases do ciclo de vida.

1. Desenvolvimento

É uma etapa que antecede o lançamento oficial do produto no mercado. É um momento de pesquisa, planejamento e teste de protótipos.

Fazendo uma analogia com um restaurante, na fase de desenvolvimento o empreendedor definiria o cardápio do estabelecimento, os ingredientes necessários e testaria os pratos com um público selecionado.

2. Introdução

Agora começa a venda de verdade. Nessa etapa, o faturamento ainda será distante do ponto de equilíbrio financeiro do negócio e, dependendo do tipo de produto, ele levará mais ou menos tempo para crescer.

Por exemplo, um produto com alta aceitação e pouca concorrência crescerá rapidamente. Por outro lado, um tipo de produto ainda muito recente para o público ou com alta competitividade terá maior dificuldade de crescimento.

Os clientes na fase de introdução são mais ávidos pelo segmento e estão dispostos a experimentar novidades. Por isso, no lançamento de uma marca ou de um produto, é fundamental identificar quem são os early adopters, ou clientes iniciais.

3. Crescimento

Se você entregou um bom produto e uma boa experiência com a marca, a tendência é de crescer a partir daí.

Os próximos clientes vão se basear na experiência dos primeiros e nos seus aprendizados ao comunicar as vantagens do produto. Este é um público maior, que dará um impulso ao faturamento do negócio. Para atendê-lo, serão necessários novos canais de venda.

Um produto em fase de crescimento também precisa de estratégias de marketing e vendas para enfrentar diretamente a concorrência, já que chamará a atenção do mercado.

Essa etapa ainda marca o início da escalabilidade do negócio.

Leia também: O que é um negócio escalável e como desenvolver o seu?

4. Maturidade

É o auge no ciclo de vida do produto. O ritmo de crescimento das vendas desacelera e mantém-se estável, desde que a marca continue investindo na comunicação do produto.

Parte do público torna-se fiel, comprando por hábito e por ter experiências positivas com o negócio. Tais consumidores poderão servir de base para futuros lançamentos.

O desafio na fase de maturidade é revigorar o produto e mantê-lo interessante, seja pelas ações de marketing, seja pela adição de novas características. Quanto mais tempo um produto se mantiver maduro, melhor para seu negócio. Então, cuidado com o ponto de saturação!

5. Declínio

Mesmo que você tenha as melhores estratégias para manter um produto maduro, o comportamento de consumo ou a realidade do mercado podem levá-lo ao declínio. Isso é o que aconteceu com diversas tecnologias que foram ultrapassadas ao longo dos anos, como os filmes analógicos e os CDs.

Até mesmo empresas líderes podem ficar para trás se não souberem acompanhar o ciclo de vida de seus produtos. Um exemplo disso é a Nokia, que no início dos anos 2000 deteve boa parte do mercado de celulares e smartphones. Mas em 2013 essa divisão do negócio teve de ser vendida para a empresa não entrar em falência.

Exemplo do ciclo de vida de um produto

Fica ainda mais fácil entender as cinco fases do ciclo de vida de um produto se analisarmos justamente o setor com o ciclo mais rápido: o varejo de moda.

Em toda estação, ou pelo menos duas vezes por ano, a moda repete estas etapas:

  1. Tudo começa com o desenvolvimento da nova coleção com alguns meses de antecedência.
  2. Então há desfiles, eventos de lançamento e pré-vendas para os consumidores mais fiéis.
  3. Depois, as peças chegam aos canais de venda da marca para atingir um maior público.
  4. Assim que a coleção ganha o conhecimento do grande público, as vendas atingem o auge.
  5. A estação vai chegando ao fim, os produtos entram em declínio e surge uma nova coleção.

Leia também: Dados essenciais para entender o varejo de moda no Brasil

Como fazer a comunicação no ciclo de vida do produto

Vamos considerar agora as quatro fases do ciclo de vida do produto que têm relação direta com o público geral: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Como pensar sua estratégia de comunicação para cada um desses momentos?

Na fase da introdução, você precisa de uma segmentação de público bastante precisa para atingir os consumidores com maior potencial de se tornarem clientes iniciais. Esse também é o momento de criar uma reputação para seu negócio, comunicando em publicações especializadas, associando-se a influenciadores de nicho do segmento e posicionando-se em veículos de credibilidade na mídia.

Durante o crescimento, aumentar o alcance é imprescindível para atrair novos consumidores. Anunciar na televisão e nas redes sociais vai facilitar a descoberta do seu produto.

Nem deixe de investir na divulgação do produto durante a fase de maturidade. É excelente que você já tenha conquistado o público, mas a todo momento surgem novas opções para tirar a atenção dele. A estratégia agora é manter-se na lembrança e na mídia.

Por fim, caso seu produto esteja na fase de declínio, a NSC pode ajudar no giro de mercadoria parada. Mas será preciso desenvolver o produto em si ou criar um novo para sair de fato dessa situação.

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