O que é CRO (otimização da conversão) no marketing digital?

19/01/2024

Marketing

O que é CRO (otimização da conversão) no marketing digital?

Para quem procura sempre os melhores resultados no marketing digital, o CRO é um processo que deve fazer parte do dia a dia.

Essa sigla está ligada ao aumento no retorno do marketing na internet, ao melhor desempenho de sites, a uma experiência mais agradável para os usuários e ao aumento das vendas. Então, fica clara a importância de saber o que é CRO e como essa otimização da conversão pode ser aplicada na prática.

A seguir, começaremos explicando o que é conversão e como calculá-la, para que possamos abordar o processo de otimização. Acompanhe a leitura!

Primeiro, o que é conversão?

No marketing digital, conversão é um termo usado para descrever quando o usuário completa determinado objetivo estabelecido pelo negócio dentro de um site.

Por exemplo, quando o usuário preenche um formulário, cria uma conta ou apenas deixa os dados para contato, isso é uma conversão. De visitante ele passou a ser um lead.

Ou pode ser algo bem mais simples, como o clique em um link de um artigo que leva à página de um produto.

Uma conversão ainda melhor é quando a pessoa assina um serviço ou realiza uma compra pelo site, tornando-se um cliente. Ou seja, a conversão está diretamente relacionada aos objetivos do negócio no meio digital.

A partir disso, podemos calcular a taxa de conversão. Esse é o primeiro passo para a otimização da conversão, ou CRO.

Leia também: Descubra como as métricas de marketing podem enganar

Quando todas as peças de um site funcionam bem, você tem a otimização da conversão. (Foto via Freepik)

Como calcular a taxa de conversão?

Basicamente, existem duas formas de calcular a taxa de conversão:

No caso de ações recorrentes, divida o número de ações pelo número de sessões e multiplique por 100. Ou: (ações / sessões) x 100.

Por exemplo, a loja virtual A teve 100 compras em 800 sessões. Aqui não importa tanto o número de consumidores individuais, já que cada pessoa pode fazer mais de uma compra. Nesse caso, o cálculo da taxa de conversão é o seguinte:

Taxa de conversão = (100 / 800) x 100

Taxa de conversão = 12,5%

No caso de ações pontuais, basta dividir o número de ações pelo número de visitantes únicos e multiplicar por 100. Ou: (ações / visitantes) x 100.

Por exemplo, a landing page B recebeu 1200 visitantes e registrou 300 downloads de um material rico. Isso quer dizer que:

Taxa de conversão = (300 / 1200) x 100

Taxa de conversão = 25%

Com esse número em mãos, você pode continuar melhorando sua taxa de conversão. Afinal, um melhor resultado nessa área significa um maior retorno do marketing.

Mas cuidado ao comparar seu desempenho com o de outras marcas ou benchmarks do mercado: as taxas de conversão variam entre públicos, setores, empresas e até mesmo páginas. Seu objetivo deve ser sempre o de evoluir seu próprio resultado, em vez de tentar reproduzir o de terceiros.

Leia também: CPM, CPC e CPA: o que significa cada custo de marketing?

O que é CRO no marketing digital?

Se você tem um objetivo no site que é mensurável, tem uma conversão. Se possui dados sobre a realização desse objetivo, então pode calcular a taxa de conversão. E, se deseja melhorar cada vez mais o desempenho, precisa adotar a prática de otimização de conversão. É disso que trata o CRO.

A sigla CRO vem do inglês conversion rate optimization, termo que pode ser traduzido como otimização da taxa de conversão. Ele representa o processo de aumentar a porcentagem de usuários que realizam a ação desejada no site.

Digamos que você tenha uma página para baixar um e-book gratuito. Tudo que o usuário precisa fazer é preencher um formulário de contato. Nesse exemplo, existem algumas formas de otimizar a conversão com elementos da própria landing page:

Entretanto, é importante notar que CRO não é um processo meramente mecânico de trocar esta palavra por aquela, ou mudar um botão verde para um vermelho. É trabalhar para que suas páginas tenham a melhor usabilidade, transmitam confiança e favoreçam o usuário a executar a ação esperada.

Outra forma de abordar a otimização de conversão diz respeito a uma etapa anterior: o público que está chegando às suas páginas é o adequado? A segmentação dos anúncios e o SEO do site são igualmente importantes para aumentar as conversões internas no marketing para a internet.

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