Os 10 livros de negócios e empreendedorismo mais lidos em 2026

27/01/2026

Os 10 livros de negócios e empreendedorismo mais lidos em 2026

Nas listas dos livros mais vendidos no Brasil, os livros de negócios, empreendedorismo, carreira e gestão financeira costumam figurar nas primeiras posições. Isso mostra como a leitura segue como uma ferramenta importante para quem busca se desenvolver profissionalmente, organizar-se melhor ou ter mais motivação para alcançar seus objetivos. Se você está nessa missão, veja quais são os títulos da moda para estudar.

Destaques dos livros de negócios e empreendedorismo em 2026:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Lista dos livros de negócios e empreendedorismo mais lidos em 2026

Dois dilemas comuns são temas de boa parte das obras na lista Nielsen PublishNews de Mais Vendidos em 2026: organização financeira e gestão de tempo. Mas as dicas de leitura a seguir também trazem lições sobre como superar o medo, tomar decisões difíceis e exercer o poder nos negócios.

1) A psicologia financeira, de Morgan Housel

O livro vendeu mais de 165 mil exemplares no Brasil em 2025 e segue entre os mais lidos no País graças à forma como aborda a relação emocional e comportamental que as pessoas têm com o dinheiro. Para Housel, o sucesso ou o fracasso financeiro depende muito mais dessa relação que de um conhecimento técnico. A leitura permite entender melhor o processo de decisão que tomamos desde as finanças pessoais até o contexto empresarial.

Seis em cada dez empreendedores ganham até 2 salários mínimos.

2) Hábitos atômicos, de James Clear

O autor parte do princípio de que melhorias de 1% ao dia podem gerar resultados extraordinários no longo prazo. Ele então apresenta um sistema prático para construir bons hábitos e eliminar os ruins com pequenas mudanças incrementais. Ao fim da leitura, os profissionais têm meios concretos de aumentar a produtividade e alcançar metas de negócio de maneira consistente.

3) A arte de gastar dinheiro: Escolhas simples para uma vida equilibrada, de Morgan Housel

Nesta outra obra de sucesso de Housel, o especialista em finanças comportamentais escreve sobre como usar o dinheiro de forma inteligente para construir uma vida com propósito, além da mera acumulação de riqueza. O livro discute o equilíbrio entre poupar e aproveitar, mostrando que decisões financeiras inteligentes envolvem compreender o que realmente importa. Isso pode ajudar você a repensar estratégias de investimento tanto pessoais quanto empresariais.

4) O homem mais rico da Babilônia, de George S. Clason

O clássico publicado pela primeira vez em 1926 continua relevante. Como prova disso, está entre os livros de desenvolvimento pessoal mais lidos no Brasil, com foco no aconselhamento financeiro. Entre os ensinamentos da obra, destacam-se conceitos como “pague primeiro a si mesmo” e a importância de investir com sabedoria. 

5) Mais esperto que o diabo, de Napoleon Hill

Nesta entrevista fictícia com o diabo, o autor explora os obstáculos mentais que impedem as pessoas de alcançarem o sucesso. O livro aborda procrastinação, medo e pensamento negativo como barreiras ao crescimento pessoal e profissional. Os empreendedores encontrarão nele estratégias para superar limitações, muitas vezes impostas por si próprios, e assim desenvolver a mentalidade necessária para enfrentar desafios.

Hábito de leitura: conheça os maiores leitores em Santa Catarina.

6) Essencialismo, de Greg McKeown

Fazer menos, porém melhor. Essa é a proposta do livro de negócios escrito por McKeown. O autor ensina como focar a energia em atividades que geram maior impacto, aumentando a eficiência e os resultados sem sacrificar sua qualidade de vida em um mundo cada vez mais corrido.

7) A coragem de não agradar, de Fumitake Koga e Ichiro Kishimi

Baseado nos ensinamentos do psicólogo Alfred Adler, o livro questiona a necessidade de buscar a aprovação constante dos outros. Os autores argumentam que a verdadeira liberdade vem de viver de acordo com seus próprios valores. Para líderes, pequenos ou grandes, a obra traz perspectivas de como tomar decisões difíceis encarando o medo de críticas e rejeição.

8) O poder do hábito, de Charles Duhigg

Um livro de referência no tema de gestão do tempo e produtividade. Nele, os leitores encontram uma análise da formação de hábitos e como estes moldam as diferentes esferas de nossas vidas. Então, o autor apresenta o conceito de loop do hábito — formado por gatilho, rotina, recompensa — e mostra como modificá-lo pode transformar comportamentos. Gestores acharão a obra especialmente útil para entender como implementar mudanças sustentáveis em suas equipes.

9) 365 hábitos simples e poderosos, de Paulo Houch

Que tal incorporar um hábito positivo por dia à sua rotina? Essa é a proposta de Houch, com uma abordagem prática e direta, permitindo a implementação gradual de mudanças sem se sobrecarregar. Aí está um caminho claro para o desenvolvimento contínuo da vida profissional às relações pessoais.

10) As 48 leis do poder (capa dura), de Robert Greene

É uma leitura controversa para alguns, mas necessária para todos que desejam não só navegar, como também conduzir no mundo dos negócios. Na obra, Greene analisa as manifestações de poder ao longo dos séculos, apresentando as estratégias usadas por líderes e pensadores influentes. Esse é um prato cheio para quem deseja se aprofundar nas dinâmicas de negociação e influência.

Quantos títulos você já leu dessa lista dos livros de negócio e empreendedorismo mais lidos no Brasil em 2026? E quantos pretende colocar na fila de leitura?

Se procura mais dicas, assine a newsletter do Negócios SC para receber novos conteúdos direto no seu e-mail.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui