A situação é comum. Talvez tenha ocorrido no seu próprio negócio. De acordo com o Panorama de Marketing e Vendas 2025, da RD Station, 71% das empresas no Brasil não bateram as metas de marketing em 2024. Mas por que isso acontece?
Vamos olhar agora outros dados do levantamento à procura de possíveis respostas e, nesse processo, trazer algumas lições para melhorar seus resultados. Acompanhe!
Destaques do Panorama de Marketing e Vendas 2025:
- 33% das empresas sequer estabeleceram metas;
- 40% dos times trabalham sem processos definidos;
- 44% não sabem avaliar o desempenho das campanhas;
- e 65% estão distantes das mídias que oferecem maior alcance.
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A maturidade do marketing no Brasil
Antes de abordarmos o que as empresas podem melhorar, vale ressaltar como elas já evoluíram.
O Panorama de Marketing e Vendas 2025 mostra que as equipes de marketing amadureceram. Um dos primeiros sinais disso é a consciência de que, para bater as metas de marketing, é preciso investir.
De acordo com o levantamento, 85% das empresas pretendem manter ou aumentar o investimento em 2025, em relação ao ano anterior.
Também podemos comemorar o fato de que mais negócios têm metas definidas neste ano. Como o próprio estudo comenta: como melhorar o que não é mensurado? Nesse sentido, o percentual de empresas sem metas definidas caiu de 36% para 33%.
Mas não basta definir metas. A maior oportunidade de melhoria que os entrevistados enxergam nos próprios times de marketing é a melhor definição das metas. O conceito de metas inteligentes pode ser de grande auxílio para essas equipes.
Os dados ainda apontam uma sutil melhora na forma como o marketing no Brasil lida com dados. Os profissionais vêm relatando menos dificuldade em acessar dados confiáveis, em compreender a jornada do lead e identificar os leads mais qualificados, por exemplo.
Descubra 5 dados para entender o marketing B2B em 2025.
Motivos para as empresas não baterem as metas de marketing
O principal foco das empresas para 2025 é gerar mais demanda de vendas. Em seguida, vem aumentar o reconhecimento da marca.
Agora, seja qual for seu objetivo, é importante ficar de olho nestas situações que podem dificultar sua empresa de atingir e bater metas.
1) Equipes limitadas
Mais de um terço dos entrevistados (36%) acredita que ter mais pessoas no time traria uma melhoria para o marketing da empresa. Um percentual muito próximo desse, de 43%, afirma que os respectivos negócios não contam com ajuda externa para as atividades necessárias.
O marketing está cada vez mais especializado, com uma diversidade de canais disponíveis para as estratégias das marcas. Então, as empresas que não disponham de uma grande equipe precisarão encontrar outras formas de dar conta do recado. Agências e publishers, como é o caso da NSC, são boas escolhas para aliviar a pressão no time interno.
2) Falta de rotinas e de processos bem definidos
Um dado preocupante do Panorama de Marketing e Vendas 2025 revela que 40% das equipes de marketing não têm rotinas e processos definidos. Outras 30% até trabalham com processos estruturados, porém não documentados.
Isso gera uma série de problemas para as empresas. Afinal, como apresentar bons resultados de forma consistente sem um método? Como garantir a longevidade de um projeto sem documentação?
3) Pouco investimento em mídias que dão resultado
A televisão e a rádio estão entre os canais de mídia menos utilizados pelas marcas — 65% dos profissionais de marketing não as usam.
Esse pode ser mais um motivo para tantas empresas não baterem as metas de marketing no Brasil. As mídias tradicionais, como TV e rádio, têm maior alcance, apresentam maior credibilidade, são melhores em atrair a atenção dos consumidores, impactam a intenção de compra e, consequentemente, geram leads e vendas.
Rádio Atlântida: saiba como bater metas com a líder de audiência.
4) Dificuldade em trabalhar com dados
Apesar da evolução na maneira como as equipes de marketing lidam com dados, ainda há muita dificuldade nesse aspecto. Os dados da RD Station mostram que:
- 45% têm dificuldade em acessar dados confiáveis ou consistentes;
- 43% não têm clareza de quais dados são relevantes para a análise;
- 44% têm dificuldade em avaliar o desempenho de cada campanha;
- 41% sentem dificuldade para entender a jornada do lead.
Além de investir em tecnologias para lidar com dados, as empresas precisam de educação e treinamento entre os profissionais para que possam, de fato, tirar algum proveito dos números.
5) Pouca atenção ao pós-venda
Outra área em que as empresas precisam melhorar no marketing é a distribuição do investimento ao longo da jornada do cliente. Enquanto a maior parte dos negócios investem nas fases de descoberta e decisão de compra, apenas 54% têm algum orçamento destinado ao pós-venda e à fidelização de clientes.
Uma das máximas do marketing fala justamente que é mais econômico e mais eficiente investir nos atuais clientes que conquistar novos. Então, que tal incluir esse público na sua estratégia? Há boas chances de ter melhores resultados com isso.
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