Para oito em cada dez brasileiros, ter um carro próprio é a realização de um sonho, segundo uma pesquisa divulgada pela Globo. As concessionárias são essenciais para essa conquista, mas a disputa pela atenção e pela escolha do consumidor exige delas um investimento estratégico em publicidade. O Negócios SC traz a seguir os detalhes para você se aprofundar no assunto.
A importância da publicidade para as concessionárias:
- 90% dos compradores dão muita importância a visitar o ponto de venda;
- os anúncios têm a maior contribuição para a lembrança dos consumidores;
- marcas que não anunciam perdem a confiança para 75% do público;
- e 80% dos brasileiros se interessam mais pelas marcas que veem na televisão.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
A jornada de compra automotiva passa pelas concessionárias
Os brasileiros costumam trocar de carro a cada 2,4 anos, em média, entre aqueles que optam por um veículo zero quilômetro, enquanto a frequência de troca dos compradores de seminovos ou usados é de 3,2 anos. Esse é um dos dados presentes na pesquisa Jornada de Compra Automotiva 2025, realizada pela Offerwise para a Globo.
O levantamento faz questão de ressaltar a importância das concessionárias nessa jornada de compra. Em média, os consumidores no País passam por quatro etapas antes de comprar um carro e as visitas ao ponto de venda são consideradas fundamentais.
Nove em cada dez entrevistados declararam que a ida à concessionária continua sendo muito importante para a decisão de compra. Isso inclui atividades como a pesquisa de preço e a negociação do valor do carro. Mas o test drive permanece como o principal atrativo nesse sentido: 87% do público afirma que essa é uma parte imprescindível da escolha do veículo.
Outro destaque é o quão cedo essa visita pode ocorrer. Para 29% dos compradores, a jornada completa da compra do carro levou até uma semana. Outros 51% fecharam o negócio entre duas semanas e um mês.
Esse é um período muito curto de tempo para as concessionárias conquistarem a atenção e a confiança dos consumidores. No começo da jornada de compra, elas precisam já estar na mente do público. É por isso que devem fazer da publicidade uma ação regular.
Veja o que os brasileiros buscam ao comprar carro em 2025.
A publicidade traz confiança para as marcas automotivas
A pesquisa divulgada pela Globo mostra que a publicidade tem um papel ainda mais relevante que o histórico com a marca no momento de considerar as opções disponíveis no mercado automotivo.
Fatores que levaram o consumidor a ter uma marca em mente:
- 43% ver o anúncio da marca;
- 36% ser a marca preferida;
- 36% ter um histórico com a marca;
- 32% ver o carro na rua.
Em média, os consumidores que compraram carros zero quilômetro nos últimos meses consideraram menos de duas marcas para compra. Enquanto 38% tinham duas delas em mente, 36% pensaram efetivamente em uma única opção.
O nível de confiança na marca é um dos principais elementos de confirmação ou exclusão das possibilidades na jornada de compra automotiva. E a ausência de publicidade está fortemente ligada à desconfiança dos brasileiros.
Sem investimento em publicidade, sem confiança:
- 75% dos consumidores pensam que uma marca que não anuncia seus carros não passa credibilidade e confiança;
- 75% consideram que uma marca que não anuncia seus carros mostra desinteresse pelo público;
- 81% afirmam que uma marca que não anuncia deixa de ser lembrada com o tempo.
Por outro lado, 85% também apontam que ver as propagandas das marcas desperta o interesse de saber mais sobre o produto ou serviço anunciado.
Entenda o que as mulheres procuram ao comprar carro.
A influência da mídia nos resultados do mercado automotivo
Em se tratando de confiança, o levantamento aponta a televisão aberta como o meio em que os consumidores têm uma percepção mais favorável da marca. Some isso ao fato de 80% do público se interessar mais pelas marcas que costuma ver na TV e sua empresa tem aí um bom motivo para incluir a mídia televisiva na sua publicidade.
Mas a melhor estratégia para as concessionárias é diversificar a presença de mídia. Por exemplo, ao incluir a rádio no seu planejamento, é possível ter uma confiança elevada com uma maior frequência de veiculação dos anúncios, sem sobrecarregar o orçamento do marketing.
O case de sucesso da Inácio Veículos é um exemplo de como a rádio é eficiente na comunicação do segmento. Logo no primeiro mês de publicidade na Atlântida, a empresa teve um retorno muito além do esperado.
— Em um mês, tivemos lucro para pagar anúncios no tempo de um ano já — revelou o proprietário Raul Candido Inacio.
A presença em portais de jornalismo de confiança do público ainda oferece outra vantagem para os anunciantes: a conversão direta. Com um mix de mídia incluindo essas três opções, sua concessionária tem chances muito maiores de sucesso com a publicidade.
Veja como é fácil anunciar com a NSC experimentando nosso Simulador de Campanha!