Os cuidados com a beleza ocupam um espaço importante na rotina dos brasileiros. De acordo com uma nova pesquisa do Opinion Box, 48% dizem que a aparência física está relacionada à felicidade. Mas essa relação nem sempre é positiva. Entenda a seguir os impactos da pressão estética e como o público no Brasil procura se cuidar no dia a dia.
Destaques da relação com a beleza no Brasil:
- 47% dos brasileiros acham que estão acima do peso ideal;
- 42% tiveram problemas de saúde mental motivados pela aparência;
- a alimentação é a área de cuidado mais presente na rotina;
- mas a procura por procedimentos estéticos é intensa e precoce.
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Pressão e preconceito reforçam padrões de beleza no Brasil
No relatório “Padrões de Beleza e Bem-Estar 2025”, do Opinion Box, 42% dos brasileiros revelam ter sofrido com problemas de saúde mental causados pela aparência e autoestima.
Como vimos, a forma como as pessoas se sentem em relação à beleza interfere no nível de satisfação delas com a própria vida. Não à toa, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no mundo, como aponta a Euromonitor. Mais sintomático ainda é o fato de que o País tem a maior procura global por intervenções cirúrgicas ligadas à estética.
A motivação, muitas vezes, está na baixa autoestima causada pela pressão da imagem e pelo preconceito. Quase metade dos brasileiros (47%) se acham acima do peso e 31% já sofreram algum tipo de preconceito por causa do quanto pesam.
Esse pensamento surge, com frequência, em lugares que deveriam ser de proteção e acolhimento. Entre os ambientes em que os entrevistados foram recebidos com preconceito, 35% mencionaram a casa de parentes, 27% a residência de amigos e conhecidos, e 25% o próprio lar.
Um dos resultados disso é que 44% já deixaram de participar de atividades sociais por não estarem confortáveis com a aparência. E 45% deixaram de ir à praia ou à piscina por vergonha do corpo.
Dados revelam a rotina de cuidados com a pele dos brasileiros.
Como os brasileiros procuram cuidar da aparência?
Os consumidores no País gastam uma boa quantia de dinheiro todos os meses para cuidar da aparência, segundo o Opinion Box.
Gasto médio mensal com a aparência:
- 39% gastam até R$ 100;
- 33% gastam entre R$ 101 e R$ 200;
- 20% gastam entre R$ 201 e R$ 500;
- 8% gastam acima de R$ 501.
As áreas que recebem a maior atenção na rotina de cuidados com a beleza e bem-estar incluem a alimentação, os exercícios físicos e o vestuário.
Por sinal, no levantamento “Como o brasileiro cuida da saúde”, da Globo, o hábito de se exercitar e a alimentação balanceada já haviam sido apontados também como sinônimos de uma vida saudável. Ou seja, a estética e a saúde podem andar juntas, às vezes.
O que faz para cuidar da aparência no dia a dia?
- Alimentar-se bem: 58%
- Fazer exercícios físicos: 49%
- Vestir-se bem: 40%
- Tomar vitaminas: 28%
- Ter cuidados com o sono: 27%
- Ter cuidados com a pele: 26%
- Ter cuidados com o cabelo: 25%
Em relação às mulheres, não podemos esquecer a presença da maquiagem na rotina, posto que 80% delas têm o hábito de usar produtos do tipo, contra apenas 20% dos homens.
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O mito da beleza que não envelhece
Além desses cuidados rotineiros, a procura por um ideal de beleza passa frequentemente pela ponta de um bisturi.
Como comentamos, o Brasil é líder global em intervenções cirúrgicas nesse sentido. Apenas em 2024, foram 2,4 milhões de procedimentos no País, de acordo com a pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
Os procedimentos cirúrgicos mais procurados no Brasil em 2024 foram:
- Liposucção: 290 mil
- Aumento dos seios: 233 mil
- Cirurgia de pálpebra: 231 mil
- Abdominoplastia: 193 mil
- Aumento das nádegas: 168 mil
Já os procedimentos estéticos não cirúrgicos mais buscados foram:
- Botox: 351 mil
- Ácido hialurônico: 176 mil
- Firmeza de pele: 60 mil
- Laser ablativo: 55 mil
- Remoção de pelos: 29 mil
Ao Opinion Box, 27% dos entrevistados revelaram já ter realizado algum procedimento estético. Chama a atenção o fato de que 63% fizeram isso com o objetivo de amenizar o envelhecimento. E os brasileiros tentam interromper esse processo natural cada vez mais cedo: 54% passaram por intervenções antes dos 30 anos, sendo 33% antes dos 24 anos.
Isso mostra que a Geração Z, embora busque uma identidade própria, é influenciada pela mesma pressão estética. E explica por que, especialmente, as mulheres maduras se veem tão distantes do padrão de beleza no Brasil.
Entenda melhor esse mercado baixando o estudo exclusivo do Negócios SC sobre higiene pessoal e beleza. Nele você encontrará dados específicos de Santa Catarina.