Quais são as marcas favoritas em shopping centers no Brasil?

05/09/2025

Quais são as marcas favoritas em shopping centers no Brasil?

Os shopping centers no Brasil são um mercado de R$ 198,4 bilhões de reais por ano, com 476 milhões de visitas por mês nos cerca de 650 estabelecimentos em todo o País, sendo 28 deles em Santa Catarina. Esses dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostram como o setor é capaz de movimentar não só o varejo, como a economia. Por sinal, ter o mix de lojas certo pode garantir um movimento extra, como explicaremos a seguir.

Saiba como as marcas influenciam o público de shopping centers:

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A importância do mix de lojas para os shopping centers

O mix de lojas é quase tão importante para a escolha do shopping center quanto a localização. Isso é o que informa a pesquisa “O Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, realizada pela Abrasce.

A localização ainda vem em primeiro lugar na preferência dos consumidores brasileiros, com 24%. Mas logo atrás aparece o mix, com 22%. Essa resposta não é uma surpresa, considerando que as compras são o principal motivo para visitar tais estabelecimentos.

Motivo principal para ir ao shopping:

Daí a relevância do levantamento “A Relação dos Consumidores com as Marcas”, no qual a Brain Inteligência Estratégica entrevistou mais de 1.000 indivíduos pelo Brasil para saber: quais são as marcas favoritas nos shopping centers?

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As lojas preferidas pelos brasileiros em shopping centers

De acordo com a Brain, o varejo de moda é o principal motivador para os frequentadores de shopping centers no País. Isso é evidente diante do fato que as três marcas favoritas do público estão incluídas nessa categoria.

A principal loja que faz os brasileiros frequentar shoppings:

Entretanto, dependendo do recorte sociodemográfico, o ranking pode ser diferente. Esse é o caso da renda, que coloca a C&A no topo da preferência entre os que ganham de R$ 2,5 mil a R$ 5 mil, ou alça a Zara à primeira posição quando a renda supera os R$ 20 mil.

Ou seja, o mix de lojas ideal não é uma fórmula mágica para todos os shopping centers do Brasil. É preciso levar em conta o perfil do público local. Mas uma coisa é certa: as lojas do varejo de moda fazem a diferença.

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Outras categorias que movimentam os shopping centers no Brasil

A importância do mix diverso está expressa nos 29% de consumidores que citaram outras lojas preferidas, ou nos 53% que mencionaram marcas além das três primeiras colocadas. Pensando nisso, a Brain analisou as preferências dos brasileiros em três categorias do varejo: beleza e cosméticos, casa e decoração, e artigos esportivos.

Beleza e cosméticos

O Boticário é a escolha principal de 40% dos entrevistados. O restante das respostas divide-se entre diversas marcas, revelando um mercado cheio de oportunidades para marcas menores e regionais.

Casa e decoração

Neste segmento do varejo, é a Tok&Stok que mais influencia os consumidores a visitar os shopping centers pelo País. Mas várias outras marcas foram mencionadas na pesquisa.

Artigos esportivos

A Centauro tem um claro domínio do mercado, registrando um percentual de preferência superior ao das concorrentes na categoria esportiva.

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McDonald’s lidera a procura na praça de alimentação

Como vimos, a alimentação é a principal motivação de um quinto dos brasileiros para frequentar os shopping centers pelo Brasil.

Aqui também a diversificação dos serviços alimentícios é importante. Apesar da liderança do McDonald’s na preferência do público, várias outras operações estão presentes no gosto dos consumidores nacionais.

Marcas de alimentação que motivam a visita a shoppings:

Mais uma vez, é preciso considerar o perfil do público, especialmente em relação à renda. Os consumidores de maior poder aquisitivo, por exemplo, costumam trocar o fast food por marcas como Outback e Spoleto.

Além disso, quanto mais maduro o perfil do frequentador, mais a diversidade de opções é apreciada.

Aproveite para ver outras pesquisas e estudos sobre o varejo que temos no portal. São materiais exclusivos para baixar grátis.

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