Quer aumentar o tráfego do site? Então anuncie na rádio

05/03/2024

Comunicação

Quer aumentar o tráfego do site? Então anuncie na rádio

Até 2026, a Gartner prevê que o tráfego do site vindo de motores de busca cairá 25%. O motivo dessa queda estaria na adoção cada vez maior das pesquisas auxiliadas pela inteligência artificial generativa.

Com essa tecnologia, o usuário recebe uma resposta pronta na página inicial do buscador ou em ferramentas como o ChatGPT. Isso tende a reduzir ainda mais a necessidade de clicar em links que exibem na íntegra o conteúdo das marcas.

Três em cada dez profissionais de marketing digital já se mostram preocupados com essa mudança nas buscas on-line, como indicam os números do Statista. Daí a importância de eles considerarem outras estratégias para aumentar o tráfego do site.

Mas o que anúncios de rádio têm a ver com isso? O Negócios SC traz agora novos dados que mostram por que adicionar o áudio à sua estratégia digital. Fique por dentro do assunto e saiba como atrair mais visitantes para suas páginas!

Como anunciar na rádio pode aumentar o tráfego do site?

As grandes marcas, incluindo aquelas que são líderes de mercado, entendem a importância de fazer uma comunicação 360°.

Essa estratégia não permite apenas aproveitar as vantagens de cada meio. Ela também potencializa os resultados do marketing porque os diferentes meios impactam uns aos outros.

Tal efeito foi comprovado em um estudo de Cumulus Media | Westwood One Audio Active Group, em parceria com a LeadsRx, com campanhas de rádio AM/FM. No caso, foi observada a capacidade de a rádio aumentar o tráfego do site.

Em 17 campanhas analisadas, em meio a uma variedade de segmentos representados, houve um crescimento médio de 14% no número de acessos nos sites dos anunciantes.

Mas é importante ressaltar três aspectos que contribuem para um melhor resultado nesse sentido. São eles: o formato do programa, dias e horários de veiculação dos anúncios, e os gatilhos de venda usados na publicidade.

Entretanto, os resultados podem ser ainda melhores que o indicado pelo estudo, segundo uma pesquisa da Colourtext para a Radiocentre. Ela mostra que há uma forte correlação entre o número de anúncios veiculados e o tráfego gerado. Ou seja, uma maior frequência da campanha é capaz de atrair muito mais pessoas para as páginas da marca.

Leia também: Dicas para criar um bom texto de comercial de rádio

A rádio e o meio digital estão fortemente ligados para o ouvinte. (Foto via Freepik)

A relevância da rádio na era digital

Outro dado da Radiocentre é bastante revelador sobre a influência da rádio no aumento do tráfego do site. Ele diz o seguinte: alocar 10% do orçamento de mídia para a rádio impulsiona em 52% a navegação on-line da marca. O impacto, inclusive, pode continuar por mais de 24 horas após a exposição do consumidor ao anúncio.

Então, como a rádio consegue ter tanta força sobre o marketing digital?

Em primeiro lugar, esse é um meio fundamental para ampliar o alcance dos anúncios da marca. A Kantar IBOPE Media aponta que a rádio foi ouvida por 80% dos brasileiros nas 13 principais regiões metropolitanas do País em 2023. E eles ficaram sintonizados, em média, durante 3 horas e 55 minutos por dia.

Outro ponto a favor de anunciar na rádio é a confiança que ela gera para os anunciantes. Uma pesquisa da iHeartMedia prova que os comunicadores de áudio estão entre os influenciadores mais respeitados pelo público.

Para completar, foi-se o tempo que a rádio era vista como um meio exclusivamente off-line. Não mais. A rádio on-line é uma tendência em crescimento que está aproximando cada vez mais a publicidade em áudio do tráfego do site, do engajamento nas redes sociais e de outros canais digitais da marca.

Leia também: Dados atualizados sobre o consumo de rádio no Brasil em 2023

Anuncie nas rádios da NSC para aumentar o tráfego do site

Os cases de sucesso com a NSC mostram como os anunciantes podem atingir diferentes objetivos do marketing ao anunciar na rádio.

Isso porque as emissoras da NSC têm amplo alcance e imensa credibilidade em Santa Catarina. A Atlântida, por exemplo, é líder de audiência em Florianópolis entre o público jovem, de acordo com a Kantar IBOPE Media. São mais de 230 mil ouvintes por mês na região metropolitana da capital, além de ter uma forte presença digital para potencializar a estratégia do seu negócio na internet.

Quer saber mais sobre essa oportunidade para aumentar o tráfego do site, atrair consumidores para a loja e vender mais? Baixe o mídia kit da Atlântida e veja todos os detalhes.

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