Retrospectiva 2022: veja 10 assuntos que marcaram o ano

12/12/2022

Marketing

Retrospectiva 2022: veja 10 assuntos que marcaram o ano

O ano de 2022 foi especialmente complexo para os negócios. Incertezas de mercado, desafios logísticos, mudanças no comportamento do consumidor e até uma inédita Copa do Mundo em dezembro mexeram com as estratégias de pequenas, médias e grandes empresas.

Mas esse também foi um ano de grandes projetos, da retomada dos eventos e do turismo, de importantes aprendizados e de muitos cases de sucesso inspiradores.

Seja nos desafios, seja nas soluções, o Negócios SC acompanhou esses diversos momentos. Foram mais de 230 novos conteúdos em 2022, entre dicas para fazer sua empresa crescer, dados sobre tendências de consumo, estudos e pesquisas de mercado e notícias da economia catarinense.

Diante dessa diversidade de temas, separamos a Retrospectiva 2022 em dois pilares: lições para levar deste ano e soluções em mídia para vender mais em 2023. Aproveite!

Retrospectiva 2022: lições importantes para os negócios

1. Navegando um mar de incertezas

A lição número um dos negócios para 2023 é estar pronto para tudo. A adaptabilidade não pode ser apenas uma consequência das mudanças no mercado, ela precisa estar inserida no DNA das marcas.

Pensando nisso, apresentamos cinco dicas para os negócios lidarem preventivamente com as incertezas do mercado e superarem crises mais facilmente. Você consegue adivinhar quais são? Inclusive, a primeira dica está relacionada ao próximo tema em nossa Retrospectiva 2022.

Leia aqui: Como os negócios podem lidar com incertezas do mercado?

2. Empresas responsáveis ganham destaque

O termo ESG não é apenas um chavão empresarial. Os consumidores estão cada vez mais de olho nas práticas sociais, ecológicas e de governança dos negócios. Inclusive, a Opinion Box aponta que 67% dos consumidores no Brasil têm uma preocupação, ainda que parcial, com tais assuntos.

Então, vale conhecer quais são as práticas de ESG mais comuns e como transmitir ao público as ações que sua empresa realiza.

Entenda: Como o ESG afeta a decisão de compra do consumidor?

3. Eficiência é chave para o sucesso

Pequenas medidas podem ter um imenso impacto na hora de fazer valer o investimento no negócio. Mas muitas empresas ainda cometem erros de planejamento e de comunicação que acabam custando caro para elas. A partir disso, reunimos dez problemas comuns que levam empreendedores a perder dinheiro. Veja quais são e comece 2023 com o pé direito.

Vale a leitura: Atenção: estes erros podem fazer você perder dinheiro

4. Jornada de compra híbrida

Nos últimos anos, viu-se uma corrida pela transformação digital nas empresas. Presença on-line, publicidade virtual e e-commerce viraram o centro das estratégias. No entanto, não podemos nos esquecer de que a loja física e o comércio local ainda são muito importantes para as vendas.

Nem apenas on-line nem somente off-line, o caminho para conquistar o consumidor passa pela jornada de compra híbrida.

Saiba mais: Jornada de compra híbrida é o futuro do consumo

5. A reinvenção do varejo físico

Com o crescimento dos canais digitais, as lojas físicas do varejo precisam se reinventar. Portanto, não seria uma Retrospectiva 2022 se não destacássemos as tendências que estão transformando o setor. Apoio logístico, digitalização do ponto de venda e sustentabilidade são algumas das marcas dos PDVs nestes novos tempos.

Conheça: 4 tendências para as lojas físicas do varejo

Maioria do público ainda faz compras principalmente em lojas de rua. (Foto via Freepik)

Soluções, novidades e tendências de mídia

6. Faça toda sua campanha com uma só ferramenta

Quem nos acompanhou ao longo de 2022 viu em primeira mão importantes mudanças no portal. A principal delas foi na ferramenta Simulador de Campanha, que transformou o Negócios SC no primeiro autosserviço de mídia no Brasil e garantiu o Top de Marketing e Vendas ADVB/SC para a NSC. Agora você pode simular campanhas nos veículos da NSC, comprar mídias e iniciar a produção dos seus anúncios em um só lugar.

Aproveite: Novidade do Negócios SC vai transformar seu marketing

7. Vídeo além do digital

A importância do vídeo para a comunicação da marca é uma das poucas unanimidades no marketing. Tanto que mais de 86% dos profissionais da área já o utilizam em suas estratégias, segundo a Wyzowl. Mas já pensou em incluir também a televisão no seu mix de mídia? A NSC TV oferece boas razões para isso: além da Grande Florianópolis, é líder de audiência nas regiões de Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó.

Fique por dentro: Vídeo marketing: por que incluir a TV na sua estratégia?

8. Rádio se mantém relevante

Diversos cases de sucesso na rádio comprovam que o meio continua sendo relevante para as estratégias de comunicação das marcas. Em 2022, o alcance da rádio chegou a 83% da população brasileira, segundo a Kantar IBOPE Media. Esse resultado foi até maior que o registrado em 2021, quando esteve em 80%. Então, é interessante considerar essa opção na sua publicidade.

Compreenda: Por que é um bom momento para a publicidade no rádio?

9. Mais opções para seu marketing digital

Uma Retrospectiva 2022 que se preze deve destacar também o marketing digital. Afinal, duas estimativas para 2026 apostam no maior investimento nessa área. Para a Juniper Research, o valor pode chegar a 753 bilhões de dólares por ano, enquanto a Global Industry Analysts Inc. projeta 786,2 bilhões de dólares.

Com a NSC, seu negócio pode otimizar o investimento em diversos canais e formatos. Faça publicidade nas redes sociais, em mídia display, em podcasts, em vídeo on-line ou conteúdo patrocinado com facilidade.

Para você: Publicidade digital: conheça todas as opções com a NSC

10. One Stop Shop da NSC

A cada ano, a NSC reforça o posicionamento de ser a solução mais completa para a comunicação das marcas em Santa Catarina. Em 2022, são mais de 70 formatos de mídia para impulsionar seu negócio no Estado. Se ainda não conhece todos eles, vale tirar um instante para ver as oportunidades.

Descubra: One Stop Shop da NSC: o que é e por que aproveitar?

Continue conosco e tenha sucesso nos negócios!

Em 2023 continuaremos trazendo muito conteúdo para você. Além disso, o Simulador de Campanha está cada vez mais completo para atender às necessidades da sua comunicação. Assim, esperamos sua marca em breve entre os cases de sucesso com a NSC!

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