Retrospectiva 2023: relembre os temas em destaque no ano

15/12/2023

Comunicação

Retrospectiva 2023: relembre os temas em destaque no ano

Retrospectivas de ano não são apenas um ato de saudosismo. Mais que proporcionar a lembrança, elas convidam a refletir sobre o que realmente importa e o que pode transformar o futuro.

Em 2023, temos muito o que lembrar no Negócios SC. Produzimos centenas de novos conteúdos, cobrindo as áreas de marketing, vendas, tecnologia, tendências de mercado, pesquisas, economia catarinense, eventos, projetos especiais da NSC e muito mais. Nesse período, também lançamos novos episódios do Podcast Negócios SC, que terá outras novidades em breve.

Mas, na Retrospectiva 2023, selecionamos entre os temas que consideramos mais importantes aqueles que podem fazer uma diferença ainda maior em 2024. São dez tópicos que darão muito o que falar. Acompanhe conosco!

Dez temas essenciais do Negócios SC na Retrospectiva 2023

1) O Censo de Santa Catarina

O último Censo do IBGE havia sido em 2010. Então, em 2023, saíram os aguardados números do Censo Demográfico de 2022.

Essa é uma fonte de informação não somente para o desenvolvimento de políticas públicas, mas também para o universo de mídia, para as estratégias das marcas e outras áreas. Os dados do IBGE baseiam, por exemplo, os pontos do IBOPE que medem a audiência na televisão.

Em 12 anos, a população catarinense aumentou em 21,78% e Santa Catarina foi o segundo estado que mais cresceu em termos percentuais no período, atrás apenas de Roraima. Mas o Censo 2022 ainda guarda outros fatos bastante curiosos.

Veja cinco curiosidades sobre a população de SC no Censo 2022.

2) Saúde mental

A preocupação com a saúde mental quase triplicou no Brasil durante os últimos anos, segundo a Ipsos. E o que sua marca tem a ver com isso? Tudo!

De acordo com a Wunderman Thompson, 83% dos consumidores procuram ativamente experiências que tragam alegria e felicidade. Isso pode ter uma grande influência na decisão de compra.

Entenda o papel das marcas na saúde mental do público.

3) Marketing esportivo

Em 2023, torcemos pela seleção feminina de futebol na Copa realizada na Austrália e na Nova Zelândia. Acompanhamos uma reta final emocionante do Brasileirão. Também vimos atletas brasileiros de diversas modalidades chegarem ao topo do pódio e conquistarem vagas para as Olimpíadas de Paris, em 2024.

Ano que vem, além dos Jogos Olímpicos, teremos Copa América e muitas outras emoções no mundo do esporte. Tudo isso é uma grande oportunidade para sua marca aproximar-se do público.

Pegue as dicas para incluir o marketing esportivo na sua estratégia.

4) A influência da TV

Jullie Dutra foi a primeira participante do Quem Quer Ser Um Milionário a ganhar o prêmio de R$ 1 milhão. Além do dinheiro, a pernambucana conquistou mais de 250 mil seguidores no Instagram em cerca de 12 horas após a vitória.

Essa é mais uma prova da influência da TV, que impulsionou tantos outros fenômenos nas redes sociais ao longo de 2023. Já pensou em utilizar esse poder a favor da sua comunicação?

Veja como a TV dita a moda e os debates nas redes sociais.

5) NSC é líder de audiência

Falando em televisão, a NSC TV confirmou mais um ano de liderança de audiência em Santa Catarina, conforme aponta a Kantar IBOPE Media. Mas a emissora é líder de público porque, em primeiro lugar, lidera no quesito relevância. 

Entenda por que a NSC é líder de audiência em Santa Catarina.

NSC TV é líder de audiência 24 horas por dia, 365 dias por ano. (Foto via Freepik)

6) O caminho do marketing de sucesso

O Negócios SC produziu diversos materiais em 2023. Todos eles gratuitos e com a missão de informar, de guiar e de auxiliar na aplicação das melhores práticas na sua empresa.

Um destaque nesse sentido fica por conta do guia “O Caminho do Marketing de Sucesso”, que traz cinco lições importantíssimas para sua jornada empresarial. Vale a pena a leitura!

Descubra o caminho do marketing de sucesso.

7) Inteligência artificial

Ainda é difícil apontar o verdadeiro papel da inteligência artificial nos negócios porque ela está em constante desenvolvimento. Enquanto sociedade, ainda precisamos refletir melhor o que ela pode fazer, tanto em termos práticos quanto éticos. Mas, sem dúvida, ela está transformando muitas áreas.

Acompanhe cinco tendências de inteligência artificial para 2024.

8) Desafios profissionais

A relação com a IA é um dos vários desafios que os profissionais de marketing vêm enfrentando. Segundo uma pesquisa de Chartered Institute of Marketing e Target Internet, 79% dos trabalhadores da área consideram que as habilidades requeridas para eles mudaram totalmente em dez anos.

Então, no que eles precisam especializar-se agora? Apontamos quatro conhecimentos que serão cada vez mais exigidos daqui para a frente.

Antecipe quatro desafios profissionais na área de marketing.

9) Tendências

Com o Negócios SC, você fica sempre por dentro das principais tendências do mercado. Trazemos relatórios, pesquisas e dados para mostrar o que está acontecendo em Santa Catarina, no Brasil e no resto do mundo. Melhor ainda, explicamos como usar esses movimentos a favor da sua empresa.

Leia agora sete tendências do varejo e do consumo.

10) Planejamento de 2024

Terminamos essa Retrospectiva 2023 do Negócios SC com um olhar para o futuro. Tudo que abordamos ao longo do ano tem o objetivo de construir, dia a dia, as conquistas do amanhã. Mas isso somente é possível com planejamento, com esforço, com investimento e com persistência.

Em 2024, continuaremos ao seu lado nessa caminhada. Pensando nisso, já antecipamos muitas oportunidades que sua empresa terá pela frente.

Planeje-se com a NSC para as datas comerciais e eventos de 2024.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui