ROI da publicidade em áudio é até 32% maior que a média

10/10/2025

ROI da publicidade em áudio é até 32% maior que a média

O áudio está presente na vida de 92% dos brasileiros, de acordo com o estudo “Inside Audio 2025”, da Kantar. O consumo ao longo do dia passa por rádio, serviços de streaming, músicas, podcasts, digital, off-line e tantas outras formas. No entanto, as marcas ainda não aproveitam a publicidade em áudio como deveriam, especialmente diante do excelente retorno de investimento (ROI) que ela traz. Saiba mais a seguir!

Por que investir em publicidade em áudio:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Estudo comprova o ROI da publicidade em áudio

A WPP Media, em parceria com a Radiocentre, divulgou o estudo “High Gain Audio” em que analisou o retorno do investimento da publicidade em áudio no Reino Unido. O campo de análise abrangeu 148 milhões de libras esterlinas, o equivalente a mais de R$ 1 bilhão em 2025, investidas ao longo de três anos.

Os resultados da análise não só confirmam o potencial de ROI do áudio, como o colocam acima da média das mídias mais usadas na comunicação das marcas.

Para cada £ 1 investida, o retorno médio com áudio foi de £ 2,50 no curto prazo. Isto é, dentro do período de 1 a 13 semanas de veiculação da campanha. O ROI nesse caso foi 32% superior à média de mídias, que ainda inclui veículos impressos, televisão, vídeo on-line, anúncios em redes sociais, mídia display, OOH, entre outros.

A partir da 14ª semana e até dois anos, percebe-se o impacto total da publicidade em áudio. O retorno então sobe para £ 5 a cada £ 1 investida. Na média geral, o ROI foi de £ 4,11, portanto 21% menor.

Aliás, a WPP Media e a Radiocentre destacam o fato de que o desempenho do áudio é superior ao das mídias digitais, incluindo aí pay-per-click, vídeo, impulsionamentos nas redes sociais e display.

Taberna Ibérica achou a rádio certa para seu público em Florianópolis.

A publicidade em áudio é uma oportunidade para as marcas

O áudio corresponde a uma parcela muito pequena do investimento das marcas brasileiras diante do potencial de retorno que ele oferece.

No Brasil, 40,2% do orçamento de mídia destinado pelos anunciantes vai para a internet, de acordo com os dados do Cenp-Meios. No primeiro semestre de 2025, isso representou R$ 4,8 bilhões de reais. Mas apenas 0,2% disso foi investido em áudio digital.

A rádio está um pouco melhor nesse sentido. Ela recebeu, entre janeiro e junho deste ano, 3,7% da verba publicitária para mídia no País.

Quando falamos de rádio, estamos nos referindo a um meio de comunicação que alcança oito em cada dez brasileiros nas principais regiões metropolitanas, como informa a Kantar. Os ouvintes passam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia ligados às emissoras.

Além disso, há provas mais diretas do impacto da publicidade na rádio. A mesma Kantar revela que 43% do público já comprou ou pesquisou algum produto ou serviço depois de ouvir o anúncio em áudio.

Publicidade em rádio e podcasts gera buscas e compras.

NSC permite anunciar em áudio para Santa Catarina

Só na Grande Florianópolis, 82% das pessoas consomem conteúdo de rádio, segundo o “Inside Audio 2025”.

Para falar com esse público ouvinte, não apenas na região da capital, mas por Santa Catarina, a NSC oferece o maior ecossistema de áudio para sua marca. A Atlântida, por exemplo, fala com mais de 850 mil consumidores no Estado. Além dela, a Itapema FM, a CBN Floripa e a CBN Joinville conectam os anunciantes com diferentes perfis de catarinenses.

Mas as rádios da NSC não se resumem ao dial. Elas trazem um conceito de audio tech multiplataforma, que inclui streaming, site, aplicativo, live marketing, redes sociais e podcasts, como o do Negócios SC.

Os formatos também são os mais diversos. As soluções para impulsionar seus resultados com a publicidade em áudio vão desde os anúncios no intervalo até o Branded Audio.

É assim que a Azeen Contabilidade vem construindo a marca em Santa Catarina. A presença na Atlântida tem contribuído para fortalecer a lembrança do público e consolidar a empresa.

— Estar presente em uma mídia tradicional como a rádio ajuda muito a reforçar a credibilidade da marca. Passa a imagem de que somos uma empresa sólida, que está presente em vários canais, e isso gera mais confiança — ressalta Fernando Pereira Matias, diretor da Azeen Contabilidade.

Baixe o guia One Stop Shop NSC e descubra todas as soluções em áudio para crescer em Santa Catarina.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui