Saiba como conectar sua marca com as atividades culturais no Brasil

23/12/2025

Saiba como conectar sua marca com as atividades culturais no Brasil

A sexta edição da pesquisa Hábitos Culturais, do Instituto Datafolha para a Fundação Itaú, mostra que 97% da população brasileira com 16 a 65 anos realizou atividades culturais nos últimos 12 meses. Essa é uma ótima oportunidade para as marcas investirem no marketing cultural, construindo laços emocionais fortes com o público. Saiba mais a seguir!

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As atividades culturais presenciais mais realizadas no Brasil

Nos 12 meses anteriores ao levantamento, 84% dos brasileiros participaram de alguma atividade cultural presencial. Nesse período, os eventos ao ar livre, os shows de música e as manifestações típicas foram os programas mais presentes na agenda de cultura do público nacional.

Atividades culturais presenciais mais realizadas nos últimos 12 meses:

As três atividades mais frequentadas não à toa são as mais democráticas, segundo a pesquisa Hábitos Culturais. Os eventos ao ar livre, por exemplo, tiveram a participação de 60% dos habitantes de regiões metropolitanas e capitais, e de 61% dos moradores do interior. Já não podemos dizer o mesmo do cinema, que falta em muitos municípios e é frequentado por 52% da população nos grandes centros urbanos, mas por apenas 28% das pessoas fora deles.

Nesse sentido, shows de música também são importantes para espalhar o acesso à cultura no Brasil. No interior, uma parcela até maior da população foi a eventos do tipo (46%) em comparação com o público das metrópoles e capitais (43%).

Mas as marcas têm outra opção para investir no marketing cultural, além de apoiar as atividades já disponíveis. É possível levar ações que ainda não existem em determinada região, como é o caso da exibição de filmes ou da realização de festivais literários. Assim, elas podem fazer a diferença nas comunidades onde estão inseridas.

Plano de consumo dos brasileiros inclui bem-estar, viagens e shows.

Como os brasileiros consomem cultura dentro de casa?

A vida cultural da população brasileira passa também pelo consumo de mídia dentro do lar. Aí está uma boa oportunidade de conexão mais direta para as marcas, por meio da publicidade. 

Nove em cada dez brasileiros ouviram música pela internet, por exemplo. Isso abrange tanto as plataformas de streaming quanto as emissoras de rádio com transmissão on-line. E esses hábitos digitais estão mais presentes entre os indivíduos mais jovens, com maior poder econômico e de maior nível de instrução.

Atividades culturais mais realizadas em casa nos últimos 12 meses:

Nota-se que o acesso à cultura no Brasil ocorre principalmente dentro de casa. E por que isso? O levantamento da Fundação Itaú aponta que o aspecto financeiro e a sensação de insegurança afastam os brasileiros de participar de mais atividades presenciais.

Como as novelas brasileiras conectam as marcas ao público?

Marketing cultural com a NSC

A NSC está presente na vida dos catarinenses das mais diversas formas, informando e entretendo o público pela televisão, pelo rádio, pelos impressos e pelos canais digitais. Só na TV, são 2,2 milhões de espectadores por mês, de acordo com os dados da Kantar, que têm acesso a produções audiovisuais de alto nível pela NSC TV. O consumo de cultura em casa então gera uma enorme vitrine para a publicidade.

Essa presença ainda ganha um caráter especial na cobertura das grandes festas que agitam o Estado, como a Oktoberfest de Blumenau e a Festa do Pinhão de Lages.

Na 40ª Oktoberfest de Blumenau, por exemplo, a cobertura multiplataforma permitiu que os catarinenses não apenas soubessem mais da festa, como a sentissem diretamente do Parque Vila Germânica com as transmissões in loco.

O maior hub de comunicação de Santa Catarina também produz as próprias experiências e eventos. Esses projetos incluem shows e festivais de música, exibição gratuita de filmes, eventos ao ar livre já tradicionais, como o Floripa Tem, e ações personalizadas para as marcas. Todas essas atividades trazem enorme visibilidade e muitos impactos para os negócios.

Baixe o guia One Stop Shop e veja como a NSC tem soluções para conectar sua marca em todos os pontos da jornada de consumo cultural dos catarinenses.

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