A Black Friday 2025 está marcada para o dia 28 de novembro. No entanto, há boas razões para pensar desde já na sua campanha, além de a data ter movimentado R$ 9,38 bilhões apenas no e-commerce em 2024, segundo os dados da Confi.Neotrust, com potencial para crescer neste ano. A seguir, o Negócios SC então traz dados importantes para ajudar você a se preparar. Acompanhe!
O que precisa saber sobre a Black Friday 2025?
- 43% dos consumidores já manifestaram a intenção de comprar na data;
- mas 81% deles só comprarão se realmente encontrarem bons preços;
- smartphones e eletrodomésticos são os produtos mais procurados;
- a busca por itens alimentação, higiene e autocuidado também se destaca.
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A expectativa dos consumidores para a Black Friday 2025
Uma pesquisa da Globo mostra que os consumidores brasileiros estão mais animados para a Black Friday 2025 do que estavam no ano passado.
Os dados informam que 44% do público está com uma expectativa alta ou muito alta em relação à data deste ano. Isso representa um aumento de sete pontos percentuais na comparação com 2024.
A intenção de compra também aumentou em 2025. Segundo o levantamento “Esquenta Black Friday”, 43% dos entrevistados têm planos de comprar na data, ante 39% dos que manifestaram o mesmo intuito no ano anterior.
Além disso, 40% dos consumidores ainda não decidiram se vão comprar. Mas um bom desconto das lojas pode ajudar nessa decisão.
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Em busca dos melhores descontos da Black Friday
Há uma grande oportunidade para aumentar as vendas da Black Friday entre esse público indeciso. Como destaca a Globo, 84% dos consumidores que ainda não decidiram aproveitar a data fariam uma compra não planejada. O maior impulso para isso seria um desconto para lá de especial.
Principais motivos para uma compra não planejada na Black Friday:
- Desconto acima de 50%: 55%
- Frete grátis: 47%
- Entrega rápida: 20%
- Pagamento facilitado: 20%
O preço é importante mesmo entre os que estão dispostos a comprar. Oito em cada dez consumidores nesse grupo só comprarão se realmente encontrarem preços mais baixos em relação a outras épocas do ano.
Então, aqui vai um alerta para as marcas: os brasileiros esperam descontos maiores na Black Friday 2025.
No geral, cerca de 60% ficariam felizes com uma redução de preço de até 50%. Entretanto, as parcelas mais representativas dos entrevistados procuram descontos que vão de 41% a 50% (para 24% do público) e de 51% a 70% de desconto (para 22% do público).
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Os produtos mais procurados na Black Friday 2025
Os smartphones e eletrodomésticos lideram a procura de produtos na Black Friday deste ano:
- Smartphones: 22%
- Eletrodomésticos: 21%
- Itens de vestuário: 19%
- Eletrônicos: 18%
- Utilidades domésticas: 18%
Em meio a essas compras maiores, o consumidor também espera aproveitar a data para economizar nos itens do dia a dia:
- Alimentação: 15%
- Autocuidado: 14%
- Higiene pessoal: 11%
- Higiene doméstica: 9%
- Compras de farmácia: 9%
Para isso, 86% dos consumidores sabem que é preciso pesquisar bastante. Inclusive, 50% comprariam antes da Black Friday, caso encontrassem um bom preço com antecedência.
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A estrutura faz a diferença na experiência do consumidor
A pesquisa “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025”, desta vez do Opinion Box com a Dito, revela outros fatores relevantes na experiência de compra, além do preço.
Para o consumidor on-line, alguns dos maiores sinais para fugir de um e-commerce são:
- Reclamações dos compradores: 40%
- Falta de segurança no pagamento: 24%
- Prazo de entrega muito longo: 19%
- Falta de informações dos produtos: 17%
- Site lento ou com erros: 12%
Já entre os 35% dos brasileiros que compraram em lojas físicas na última Black Friday, estes são alguns motivos comuns de desistência:
- Atendimento ruim: 39%
- Filas muito longas: 35%
- Loja lotada ou desorganizada: 35%
- Falta do produto em estoque: 23%
- Falta de variedade de produtos: 19%
Mais que vender, o sucesso do seu negócio depende de uma boa experiência do consumidor na Black Friday. Como apontam Opinion Box e Dito, 54% dos consumidores voltaram a comprar nas respectivas lojas após aproveitarem a data em 2024. Portanto, faça da estrutura de vendas parte da sua estratégia.
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As marcas precisam se antecipar para a Black Friday 2025
O melhor momento para preparar seu negócio é o quanto antes. De acordo com a Globo, 31% dos consumidores começam a pesquisar os produtos e preços para a Black Friday com três meses de antecedência. Nesse sentido, o Opinion Box e a Dito ainda ressaltam que apenas 10% do público brasileiro comprou na data exata em 2024.Então, é hora de planejar sua comunicação e a NSC pode ajudar. Experimente nossa ferramenta gratuita de simulação de mídia e receba um planejamento customizado para seu negócio. Veja como é fácil se organizar com o Simulador de Campanha.