Saiba o que é engenharia de prompt e por que é necessária

11/10/2023

Comunicação

Saiba o que é engenharia de prompt e por que é necessária

Desde o lançamento do ChatGPT ao público geral, em 30 de novembro de 2022, a adoção da inteligência artificial generativa tornou-se muito mais rápida. Além dos mais de 100 milhões de usuários da ferramenta desenvolvida pela OpenAI, diversas outras empresas de tecnologia estão integrando soluções do tipo às mais diversas funções.

Entretanto, antes mesmo dessa adesão em massa, o conhecimento de IA generativa já era o requisito que mais crescia entre as tendências de tecnologia essenciais para o mercado de trabalho. Isso é o que revelam os dados da McKinsey de 2021 e 2022.

Para aproveitar esse recurso, então é necessário aprender engenharia de prompt. Não à toa, a busca por curso de engenharia de prompt deu um salto no Google em 2023.

Neste artigo do Negócios SC, explicamos rapidamente o que é e por que esse conhecimento é necessário para quem trabalha com marketing, vendas, entre outras áreas. Acompanhe!

A revolução da inteligência artificial generativa

De uns anos para cá, está cada vez mais claro que o conhecimento de inteligência artificial não é mais esperado somente de funções específicas, como a engenharia, a programação e a ciência de dados.

A tecnologia evoluiu a tal ponto que profissionais de qualquer área ou nível de experiência podem usá-la no dia a dia. E no centro dessa revolução está a inteligência artificial generativa, ou IA generativa, capaz de criar conteúdos a partir de prompts ou comandos dos usuários.

Na criação de texto, o ChatGPT é o melhor exemplo disso. Aliás, essa é a função mais adequada da ferramenta da OpenAI, em vez de servir como um mero buscador. Isso porque ela permite resumir, editar, revisar, complementar, traduzir e criar variações de textos, conforme a necessidade.

Programadores também utilizam o ChatGPT para criar e refinar códigos de programação.

Já soluções como Midjourney AI e DALL-E 2 permitem criar imagens a partir de comandos em palavras, facilitando a vida de quem nunca mexeu com design gráfico.

Enquanto isso, o Microsoft 365 Copilot traz funções de inteligência artificial generativa para aplicações do dia a dia, como Word, Excel, PowerPoint e mais.

Dentro do marketing e vendas, os principais softwares do mercado estão seguindo esse caminho. Por exemplo, já é possível compor e-mails personalizados com base nos dados de prospects, inserindo alguns comandos.

Tudo isso promete muito mais produtividade e economia de tempo para os profissionais. Mas a IA generativa guarda um importante detalhe: a qualidade do resultado depende da qualidade dos comandos usados pelo usuário. Daí a importância de dominar a engenharia de prompt, para garantir que haja o melhor aproveitamento da tecnologia.

Leia também: 7 ferramentas de inteligência artificial para marketing

(Foto Via Freepik)

O que é engenharia de prompt?

A engenharia de prompt, ou prompt engineering, é a prática de desenvolver comandos para ferramentas de inteligência artificial generativa de modo a otimizar os resultados, como define a McKinsey.

Podemos traçar um paralelo com as buscas do Google. Os resultados serão mais ou menos próximos da sua intenção dependendo de como faz a pesquisa, quais palavras inclui ou exclui, qual é o período de referência e se usa termos entre aspas, além de outros fatores.

Isso também acontece com a IA generativa. Quanto mais claro for o comando, quanto mais específica a ordem, melhores suas chances de conseguir um bom resultado.

Ou seja, a engenharia de prompt é saber se comunicar com as ferramentas de inteligência artificial para gerar textos, imagens, códigos e outros formatos de conteúdo que sejam precisos e relevantes para o negócio.

É como se você fizesse um briefing de conteúdo para a inteligência artificial, incluindo tudo o que seja necessário para o conteúdo final. Por exemplo, em vez do prompt “criar uma legenda de Instagram para divulgar meu pet shop”, é importante uma descrição mais completa, como “criar uma legenda bem-humorada de Instagram com até 80 palavras para divulgar o pet shop Meu Aumigo destacando o serviço de banho e tosa e incluir o endereço no final”.

Ainda faz parte da engenharia de prompt a criação de modelos para facilitar essa tarefa na rotina. Assim, você não precisa digitar longos comandos a cada tarefa. Basta adaptar os modelos pré-prontos conforme a necessidade do momento.

Leia também: Como a inteligência artificial ajuda você a vender mais?

Aprender engenharia de prompt é fundamental no mercado de trabalho

A inteligência artificial generativa poderá movimentar de US$ 2,6 trilhões a US$ 4,4 trilhões anualmente pelo mundo, de acordo com a McKinsey. Até 2030, a IA terá alcançado o mesmo nível de desempenho humano em diferentes tarefas, entregando resultados cada vez melhores.

Já em 2024, 69% dos profissionais de vendas entrevistados pela Hubspot esperam que a maioria das ferramentas utilizadas no trabalho contará com funcionalidades de inteligência artificial.

As máquinas estão aqui para ajudar-nos a aumentar a eficiência e a produtividade, além de economizar tempo com tarefas repetitivas. As próprias empresas intensificarão a procura por profissionais que saibam tirar o máximo proveito dessa tecnologia. Portanto, dominar a engenharia de prompt é fundamental para manter-se atualizado no mercado de trabalho.

Aproveite para descobrir as 10 competências essenciais de liderança e empreendedorismo, segundo a ONU, e veja quais delas você precisa desenvolver.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui