Saiba por que participar do Summit Cidades 2023

19/04/2023

Comunicação

Saiba por que participar do Summit Cidades 2023

As cidades concentram cada vez mais pessoas. Esse é um fenômeno que ocorre no mundo todo, tanto que a população urbana global deve passar de 56% para 68% do total até o ano de 2050. Essa previsão está no mais recente Relatório Mundial das Cidades, documento bianual do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Com isso, teremos mais 2,2 bilhões de pessoas nos centros urbanos. Mas o Brasil já tem mais de 84% de habitantes nessa condição, ou 160,9 milhões de pessoas, segundo o IBGE.

Então, devemos pensar o futuro da sociedade desde agora. Esse é justamente um dos objetivos do Summit Cidades 2023. O evento acontecerá em Florianópolis, entre os dias 26 e 28 de junho, no CentroSul.

A NSC e o Negócios SC apoiam a iniciativa. A seguir, destacamos as atrações do Summit Cidades 2023 e por que participar do evento. Acompanhe!

O maior evento sobre cidades inteligentes de Santa Catarina

Se o futuro da humanidade é inegavelmente urbano, como conclui o relatório do programa ONU-Habitat, precisaremos de cidades mais inteligentes para atender às demandas sociais. Nesse sentido, uma cidade inteligente pode ser definida como um ecossistema urbano inovador que tem um amplo uso de ferramentas tecnológicas na gestão de recursos e da infraestrutura, tornando o espaço mais agradável e mais eficiente para viver.

O Summit Cidades 2023 então vem difundir ideias e iniciativas de tecnologia e inovação entre as esferas pública, privada e acadêmica. O objetivo é criar um ambiente de aprendizado conjunto, com a apresentação de ideias, práticas e projetos para fazer das cidades territórios mais inovadores, humanos, criativos e sustentáveis.

Este será o maior evento sobre cidades inteligentes de Santa Catarina. O Summit Cidades 2023 é uma realização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) e do Consórcio Interfederativo de Santa Catarina (CINCATARINA). Neste ano, ainda tem a correalização da ACATE e da OAB/SC.

Esta já é a terceira edição do Summit Cidades. Em 2022, mais de 5 mil pessoas participaram dos três dias de evento, em meio a palestras e oficinas com especialistas.

Agora em 2023, mais um grande público é esperado para discutir estratégias para atingirmos as metas estabelecidas na Agenda 2030 e melhorarmos a experiência de vida nas cidades.

Leia também: Florianópolis: construindo a cidade inteligente do amanhã

O Summit Cidades 2023 promete reunir novamente um grande público. (Divulgação)

Atrações do Summit Cidades 2023

Nesta nova edição, serão mais três dias de muito conteúdo sobre tecnologia, transformação digital, comunicação, empreendedorismo, gestão pública, infraestrutura, mobilidade urbana, turismo e meio ambiente.

Entre os dias 26 e 28 de junho, desta vez o CentroSul, na capital catarinense, servirá de palco para o Summit Cidades. Ali estará uma excelente oportunidade de networking, gerando conexões entre líderes, gestores e empreendedores de todo o Brasil à procura de soluções inovadoras para nossas cidades.

Mais de 40 especialistas já foram confirmados para palestrar no Summit Cidades 2023. A NSC, além de apoiar o evento, integrará esse time seleto de palestrantes.

Estarão presentes:

Em paralelo à programação do summit, será realizado o Compol 2023. Esse é um novo evento de comunicação política e institucional em Santa Catarina, que surge com o objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizado e de aproximação entre os agentes do setor público e as esferas privada e acadêmica.

Além disso, a OAB/SC realizará a segunda edição do Congresso de Licitações Municipais, em que abordará as alterações e os desafios de implementação da Nova Lei de Licitações.

Leia também: Veja 5 motivos por que empreender em Florianópolis

Summit Cidades 2023 impulsionará a transformação digital

Cidades inteligentes são sinônimo de maior eficiência, mais sustentabilidade e melhor conectividade urbana. Mas, para que isso seja possível, é preciso que todos os agentes participem desse debate e procurem experiências e metodologias de sucesso para a melhoria contínua dos municípios.

É por isso que o Summit Cidades reúne três esferas:

Se você faz parte de um desses grupos, sua presença é fundamental no Summit Cidades 2023. Por meio da troca de ideias e do networking, as parcerias formadas ali poderão trazer enormes benefícios para a sociedade.

As inscrições já estão abertas no site do evento. Portanto, garanta sua vaga e anote na agenda este que será o maior encontro sobre cidades inteligentes de Santa Catarina.

Sobre o evento:

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui