Tendências de SEO para 2024: o que você precisa saber?

12/12/2023

Comunicação

Tendências de SEO para 2024: o que você precisa saber?

A otimização para mecanismos de busca, ou SEO, é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing para 2024.

Enquanto o Google revela o tradicional relatório das buscas em alta no ano, os profissionais olham para a otimização além do buscador mais conhecido no mundo. Afinal, como revela uma pesquisa da Her Campus Media, 51% dos jovens preferem o TikTok para fazer pesquisas on-line.

Além disso, outras tendências de SEO estão transformando rapidamente o panorama do setor. De acordo com um estudo do Search Engine Journal, os três maiores fatores de disrupção em SEO no futuro próximo serão a inteligência artificial generativa, a confiabilidade do conteúdo e as ferramentas de automação.

Quer conhecer melhor as tendências de SEO para 2024? Acompanhe os destaques do Negócios SC para ficar por dentro dos tópicos mais importantes.

5 tendências de SEO para 2024

O estudo “State of SEO 2024”, do Search Engine Journal, fornece pistas valiosas sobre o estado atual e futuro da otimização para mecanismos de busca. É com base nele que apontamos as tendências a seguir.

1) Google Updates

Ao longo de 2023, o Google passou por diversas mudanças substanciais, entre elas quatro core updates, ou atualizações centrais. Estas aconteceram em março, agosto, outubro e novembro.

Para os profissionais de SEO que atuam na área há menos de dois anos, essa foi a segunda maior dificuldade do trabalho, atrás apenas do conteúdo. Para os mais experientes, e mais acostumados a mudanças, outros desafios foram prioritários em 2023, mas as seguidas atualizações do Google ainda trouxeram certa dor de cabeça.

O fato é que o buscador reinou sozinho no universo das buscas na internet por muito tempo. Agora, as redes sociais e a inteligência artificial (AI) generativa desafiam esse reinado. Como consequência disso, o buscador mais conhecido do mundo precisa adaptar-se a tendências que ele não mais lidera isoladamente.

Então, por que tantas mudanças no sistema de ranqueamento? Em primeiro lugar, elas têm o objetivo de entregar resultados que reflitam “o melhor conteúdo possível”, como o próprio Google recomenda.

O segundo ponto — ligado diretamente ao primeiro — é a adoção da IA generativa para criação de conteúdo automatizado. Falaremos sobre isso mais adiante. Entretanto, já podemos prever novas atualizações para 2024, conforme a rápida evolução da inteligência artificial.

Leia também: Inteligência artificial na mídia: 5 tendências para 2024

O Search Engine Journal elencou as principais tendências de SEO para 2024. (Foto via Freepik)

2) Entendimento do público

Antes de conhecer suas palavras-chave, foque em entender seu público. Nesse sentido, duas áreas que os profissionais de SEO devem priorizar em 2024, segundo o “State of SEO”, são o entendimento da audiência e a compreensão da intenção de busca. 

Para o ranqueamento no Google, isso é importante porque as novas atualizações visam reforçar a entrega de resultados mais relevantes aos usuários. Mas a importância disso vai além do Google. Conhecer seu público também significa saber quais outras ferramentas de busca eles podem estar usando.

Aliás, como comentamos, as buscas sociais continuam entre as tendências de SEO em 2024, então vale ficar de olho nelas. E ainda recomendamos incluir as pesquisas em assistentes de voz e TVs conectadas no radar.

3) Experiência, expertise, autoridade e confiança 

Os elementos associados à experiência, expertise, autoridade e confiança, assim como a fontes confiáveis para o conteúdo, serão um dos fatores de maior disrupção para o desempenho do SEO em 2024.

A sigla E-A-T — de expertise, autoridade e confiança — já vinha sendo priorizada pelo Google há algum tempo. Agora a experiência é outro fator importante.

Isso quer dizer que, para o buscador, não basta trazer a resposta mais útil para o usuário. É preciso avaliar a utilidade da resposta e a procedência dela, ou seja, se quem a escreve tem propriedade em relação ao tema.

Leia também: SEO no Google: você sabe a importância de E-A-T e YMYL?

4) Automação e inteligência artificial

Reforçar os parâmetros de E-E-A-T pode ser uma maneira de frear o uso da inteligência artificial generativa para conquistar melhores posições no Google.

Uma empresa recém-criada pode usar uma ferramenta como o ChatGPT para produzir centenas de artigos de maneira automática, com base nas páginas dos competidores, e roubar parte do tráfego da concorrência. Isso, inclusive, já foi feito. Mas os resultados no longo prazo podem ser catastróficos.

Primeiro, surge a pergunta: que propriedade esse site tem para falar sobre determinado conjunto de palavras-chave? Isso é fácil de responder com domínios bem estabelecidos, que são mencionados por veículos e pessoas com frequência. Uma nova empresa terá muito mais dificuldade de manter-se nas primeiras posições, pois não se enquadra no E-E-A-T.

Além disso, o uso da IA generativa com foco exclusivamente no ranqueamento empobrece a internet. É muito fácil notar páginas criadas dessa forma, se não pela linguagem estranha e até ilógica, com certeza pela falta de originalidade, de uma observação a mais e da adaptação ao público-alvo.

Não que o ChatGPT e outras ferramentas similares não possam fazer parte do repertório de SEO. Mas a primeira posição do Google não é um fim em si mesmo. A finalidade da otimização é sempre entregar o melhor conteúdo para o usuário.

5) Conteúdo

Falando em conteúdo, a estratégia e a produção dele são, ao mesmo tempo, a maior dificuldade e o maior foco dos profissionais neste momento. Então, esse tópico não poderia ficar de fora das tendências de SEO para 2024.

Nem é à toa que a estratégia de SEO que melhor funciona, segundo os entrevistados pelo Search Engine Journal, é também uma estratégia de conteúdo. Não é possível separar uma da outra, já que a qualidade do conteúdo impacta diretamente os resultados da empresa com o marketing de atração. Mas outros elementos ou práticas podem ajudar, é claro.

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