Threads: como escolher a rede social certa para sua marca?

19/07/2023

Tecnologia

Threads: como escolher a rede social certa para sua marca?

O Threads é uma nova rede social desenvolvida pela Meta (Facebook, Instagram) para disputar o público dos microblogs com o Twitter. Nesse contexto, a gestão de Elon Musk à frente do “passarinho azul” tem desagradado muitos usuários, que buscam por alternativas.

Essa não é a primeira tentativa de um novo Twitter. Em março de 2023, o Mastodon alcançou a marca de 10 milhões de usuários cadastrados. Antes disso, em novembro de 2022, a rede indiana Koo chegou a 13,3 milhões de usuários só no Brasil. E a plataforma Bluesky, projeto encabeçado pelo fundador e ex-CEO do Twitter Jack Dorsey, ainda está em fase beta, com um número limitado de contas.

A diferença é que o Threads, lançado no dia 5 de julho de 2023, chegou a 100 milhões de usuários em apenas cinco dias. Inclusive, um relatório da data.ai coloca o Brasil como o segundo país que mais baixou o aplicativo. No entanto, uma análise do BR Media Group aponta que, 12 dias depois, o número de usuários ativos caiu 20% e o tempo passado na plataforma despencou 50%.

Então, diante dessas novas possibilidades que estão surgindo, como escolher a rede social certa para sua marca? Vale entrar no Threads, no Mastodon, no Bluesky, no TikTok, no Kwai, no BeReal, no Pinterest e tantas outras? Acompanhe as dicas a seguir!

Como anunciar no Threads?

Similar ao Twitter, o Threads é uma rede de microblog. Nela, os usuários podem fazer postagens de até 500 caracteres, incluindo links, fotos e vídeos de no máximo cinco minutos.

Um dos grandes atrativos do Threads, e que fez a nova rede social bater o recorde do ChatGPT em tempo mínimo para atingir 100 milhões de usuários, é a integração com o Instagram. O login é o mesmo para as duas redes e, sendo ambas da Meta, a migração dos usuários é facilitada. A cantora Anitta, por exemplo, já superou os 2,5 milhões de seguidores.

Com esse barulho todo, é claro que as marcas embarcaram na novidade. No entanto, segundo informações do Tecnoblog, o novo produto da Meta não terá anúncios por um bom tempo. Pelo menos até formar uma massa de consumidores.

Isso não quer dizer que o Threads estará livre de publicidade. A aposta de Mark Zuckerberg por enquanto será no conteúdo patrocinado. Isto é, nas parcerias entre marcas e influenciadores.

Além disso, os anunciantes poderão postar normalmente os conteúdos orgânicos. Só não poderão impulsionar as publicações como fazem no Instagram e no Facebook, ou criar dark posts.

Essa pode ser uma boa oportunidade para gerar conversas mais espontâneas e aproximar a marca do público, se o Threads se mantiver relevante. Contudo, vale a ressalva: depois de criar a conta na nova rede social, excluí-la também vai excluir a conta do Instagram. Portanto, entrar no Threads é uma decisão definitiva.

Leia também: Marketing de influência: o que pode ou não segundo o Conar?

Threads atrai principalmente os usuários do Instagram. (Foto via Freepik).

Como escolher a rede social certa para sua marca?

Existem muito mais redes do que até as maiores marcas, com um orçamento digital milionário, são capazes de administrar. Se você tem uma equipe de marketing reduzida ou é um pequeno negócio, aqui no blog já recomendamos afunilar sua escolha nas três redes sociais mais relevantes para sua marca.

E o que é uma rede social relevante? É aquela que tem sintonia com seu público-alvo e sua equipe tem condições de fazer uma boa gestão.

1. Identifique o público-alvo

O TikTok é um bom exemplo para esta dica. A rede de vídeos tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo e mais de 82 milhões no Brasil, segundo a DataReportal.

Entretanto, dados oficiais mostram que 66% dos usuários têm menos de 30 anos. Como comparação, a audiência das redes da Meta é composta por 65% de pessoas acima dos 24 anos.

Ou seja, por mais popular que seja o TikTok, ele não terá alcance suficiente em determinados perfis de consumidor que podem ser o público-alvo da sua marca. Isso vale também para a localização dos usuários, para o tipo de engajamento com o conteúdo, para a segurança do ambiente digital, entre outros fatores importantes de uma estratégia de marketing on-line.

2. Considere a facilidade de gestão da rede social

Indicamos garantir o nome de usuário da marca em uma nova rede social para evitar perfis enganosos e já ter a arroba caso seu negócio queira usar a plataforma no futuro. Mas, antes de começar a postar nela, é preciso ser realista.

Alguns formatos são mais práticos que outros. Porém, se você não tiver constância e frequência nas publicações, sua comunicação não dará bons resultados. Além disso, é preciso estar presente para responder dúvidas, comentários e reclamações dos seguidores.

Leia também: Eleve os resultados da sua marca nas redes sociais da NSC

3. Analise a função de cada plataforma

Algumas redes comportam links, outras não. Algumas falam com todo tipo de pessoa, outras com um nicho específico. E tudo isso interfere no que sua marca pode conseguir fazer.

Então, ao escolher a rede social certa para sua marca, nossa dica é perguntar-se: qual é o papel dessa rede no meu funil de vendas?

Isso vai ajudar você a perceber as lacunas na sua estratégia digital. Por exemplo, se precisa levar um grande público para o site, o Instagram pode não ser a melhor escolha para isso. Por outro lado, se o objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, essa é uma boa rede.

Antes de entrar em uma nova rede social, que tal tirar maior proveito das que você já usa? Descubra como a NSC pode impulsionar sua estratégia digital baixando o guia One Stop Shop NSC.

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