A aguardada TV 3.0 no Brasil, após anos de preparação, saiu do papel em 2025 e deve estrear em 2026. Ela representa uma nova era da televisão brasileira, tanto para os telespectadores quanto para a publicidade. Mas o quanto você sabe dessa revolução?
Entenda tudo sobre a TV 3.0 com o Negócios SC:
- O que é a TV 3.0?
- Qual é a diferença entre TV 3.0 e DTV+?
- A TV aberta continuará gratuita?
- Como a TV 3.0 mudará a experiência dos telespectadores?
- Por que a TV 3.0 é uma revolução na publicidade?
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O que é a TV 3.0?
A TV 3.0 é o novo padrão da televisão aberta no Brasil. Ela une o broadcast (sinal da antena) com o broadband (transmissão digital), permitindo uma experiência de maior qualidade, mais interativa e mais personalizada com o conteúdo da televisão.
A tecnologia usa o sistema ATSC 3.0, escolhido pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), formado pelo Ministério das Comunicações, universidades brasileiras e parceiros da indústria de radiodifusão, por ser um dos mais avançados do mundo em termos de transmissão digital.
Esse sistema já é usado nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e em outros países. Com isso, o Brasil integra o movimento global para a evolução da TV.
O que é a TV Total e por que é o futuro da publicidade?
Qual é a diferença entre TV 3.0 e DTV+?
DTV+ é o nome oficial adotado pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital para a novidade. Mas ela tem sido mais conhecida por TV 3.0, já que representa a terceira era da televisão no Brasil.
A TV 1.0 foi a era do sinal analógico. A TV 2.0 trouxe as transmissões digitais. Agora, a TV 3.0 une o alcance massivo da televisão com os recursos de interação e personalização da internet.
75% da população conectada no Brasil assiste à TV linear.
A TV aberta continuará gratuita?
Sim! A nova tecnologia vai oferecer uma experiência premium para o telespectador, mas a essência da televisão aberta será mantida: conteúdo gratuito e acessível para todo o País.
O único investimento necessário será no conversor do sinal, por meio de uma antena MIMO (multiple-input and multiple-output) própria para isso. Mas o Governo Brasileiro já está em diálogo com a indústria, inclusive com a possibilidade de oferecer incentivos ao setor, para que os novos televisores venham com a sintonização de fábrica.
1,2 milhão de pessoas viram a NSC TV na Grande Florianópolis em 2025.
Como a TV 3.0 mudará a experiência dos telespectadores?
Um dos grandes avanços oferecidos pelo sistema ATSC 3.0 é a maior qualidade de imagem e som. A TV 3.0 promete uma imagem cristalina, com definição 4K e até 8K, e uma experiência de áudio 3D como em uma sala de cinema.
Mas o que deve gerar mais valor para os telespectadores é o controle do conteúdo. O público poderá escolher as câmeras com os ângulos favoritos em uma transmissão, ouvir um microfone específico e até voltar a reprodução de um programa de TV, caso tenha perdido algum trecho.
Além disso, a DTV+ tem como característica a interatividade. Os telespectadores poderão interagir ao vivo com a programação por meio do controle remoto. Imagine o impacto disso em um programa como o Big Brother Brasil.
Quem disse que o público jovem não gosta de ver televisão?
Por que a TV 3.0 é uma revolução na publicidade?
Sabe o que significa a união do broadcast com o broadband? Que os anunciantes terão o alcance e o impacto da televisão com a capacidade de segmentar a publicidade como na internet.
Por exemplo, uma marca poderá veicular diferentes comerciais de TV dentro de uma mesma cidade, na mesma emissora, conforme o perfil de público.
A TV 3.0 ainda traz consigo muitas novas oportunidades para anunciar, com novos formatos publicitários e a interatividade patrocinada.
Para completar, a terceira era da televisão vai transformar o aparelho televisor em um novo canal de vendas para as marcas. Os telespectadores poderão comprar com alguns toques do controle remoto os itens vistos na programação, desde os produtos anunciados no intervalo até os móveis do cenário da novela.
Como as novelas brasileiras conectam as marcas ao público?
Um guia para entender a TV 3.0 no Brasil
O que vimos até aqui é apenas uma amostra do que a TV 3.0 mudará na experiência de assistir à televisão e de anunciar nela.
Além disso, há outras questões essenciais sobre o tema:
- como a TV 3.0 vai funcionar na prática?
- será preciso conectar o televisor à internet?
- qual é a data de estreia da TV 3.0?
- o que acontecerá com o sinal atual?
- como preparar sua marca para a transição?
Todas as respostas estão no guia A nova era da televisão, produzido pelo Negócios SC. Nesse material gratuito, você vai encontrar uma explicação acessível sobre a tecnologia da TV 3.0 e o que ela representa para a publicidade. Baixe agora!


