Uso de aplicativos no Brasil e os apps favoritos do público

08/02/2024

Tecnologia

Uso de aplicativos no Brasil e os apps favoritos do público

O Brasil tem mais smartphones por habitante que a média mundial, de acordo com uma pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia). São 249 milhões de aparelhos no País, o equivalente a 1,2 dispositivo por indivíduo. No mundo, a média fica um pouco abaixo de um para um.

O número de smartphones no Brasil supera até a quantidade de computadores (incluindo desktop, notebook e tablet), que somam 215 milhões de unidades.

Isso quer dizer que há um enorme mercado de aplicativos no País. Ainda mais pelo fato de que os brasileiros passam, em média, 9 horas e 13 minutos por dia na internet, como aponta o relatório Digital 2024: Global, de DataReportal, We Are Social e Meltwater.

Quer saber, então, como é o uso de aplicativos no Brasil e quais são os apps favoritos da nossa população conectada? O Negócios SC traz agora dados sobre o assunto. Acompanhe!

Os aplicativos favoritos dos brasileiros

O mercado de aplicativos no País apresenta uma elevada taxa de rotatividade. Por dia, 31% dos brasileiros baixam algum app, enquanto 28% excluem alguma aplicação móvel. Esses dados estão na pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”, de dezembro de 2023.

No entanto, certos apps despontam como favoritos dos brasileiros, especialmente os gratuitos. Tanto que oito em cada dez pessoas no Brasil nunca pagaram para baixar um aplicativo. Comunicação e redes sociais também são importantíssimas para o público nacional.

O aplicativo em que os brasileiros passam mais tempo por dia é o WhatsApp, segundo as respostas de 52% dos entrevistados. Abaixo vem o Instagram, com 21%. O mensageiro da Meta é, inclusive, o mais indispensável. Mais da metade do público revela que, se pudesse ter apenas um aplicativo no smartphone, seria o WhatsApp.

Já que estamos falando de aplicações preferidas, outra boa medida é a presença delas na tela inicial dos dispositivos. Nesse sentido, mais uma vez o WhatsApp e o Instagram destacam-se, aparecendo em mais de 50% dos casos.

O aplicativo do Facebook tem a terceira maior proporção na tela inicial dos smartphones no Brasil, com 33%. Depois das redes sociais então aparecem diferentes serviços, como Nubank, Banco do Brasil, Caixa, Uber, Gmail, Spotify, entre outros, com percentuais de 10% a 15%.

Leia também: Economia dos criadores e a força das publis para sua marca

O aplicativo de mensagens WhatsApp é indispensável para 52% do público. (Foto via Freepik)

O uso de aplicativos de redes sociais

O Brasil tem o terceiro maior tempo de uso das redes sociais por dia, de acordo com o “Digital 2024: Global”. São 3 horas e 37 minutos diariamente, em média, atrás apenas do Quênia e da África do Sul.

Não à toa, diversos aplicativos de redes sociais estão entre os mais instalados nos dispositivos dos brasileiros. O Instagram, por exemplo, está presente em nove de cada dez aparelhos, conforme indica o Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Apps de redes sociais mais instalados no Brasil:

Vale destacar a queda do X em relação ao ano anterior, quando estava instalado em 37% dos smartphones. Esse dado ilustra a insatisfação de muitos usuários brasileiros com os rumos adotados por Elon Musk à frente da rede social de microblogs. Além disso, a entrada do Threads nesse mercado aumentou a concorrência pelo público.

No sentido oposto, o Instagram cresceu em 2024, segundo dados da 4ª edição da pesquisa “Instagram no Brasil”, do Opinion Box. Se em 2023 ele era a rede social mais utilizada por 49% dos entrevistados, agora esse número subiu para 64%. Inclusive, para 50% dos indivíduos, a frequência de uso cresceu de um ano para o outro.

Mais um dado impressionante é que metade das pessoas (55%) abre o aplicativo várias vezes ao dia, enquanto 22% declaram que ele fica aberto o dia inteiro.

Leia também: Threads: como escolher a rede social certa para sua marca?

O mercado mundial de aplicativos

Em todo o ano de 2023, foram realizados 257 bilhões de downloads de aplicativos no mundo. Se considerarmos apenas os dispositivos Android, os usuários passaram coletivamente 5,1 trilhões de horas em aplicações móveis, de acordo com informações do “State of Mobile 2024”, da data.ai.

Isso gerou uma enorme movimentação financeira no mercado mundial de aplicativos. Por um lado, o público gastou 171 bilhões de dólares em lojas de apps como App Store e Google Play. Por outro, as empresas investiram 362 bilhões de dólares em publicidade móvel, representando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

Nesse panorama, o Brasil é o quarto país com o maior número de aplicativos baixados no globo. Foram mais de 10 bilhões de downloads em 2023, colocando o mercado brasileiro atrás apenas da China, da Índia e dos Estados Unidos.

O País também ocupa a quarta posição em horas passadas dentro de aplicativos. Os usuários brasileiros somaram 265 bilhões de horas em apps no ano todo.

Por sinal, quer ter os anúncios da sua marca nos aplicativos para iOs e Android do NSC Total? Fale com nossos consultores pelo WhatsApp (48) 99157-1346 ou pelo e-mail anuncie@nsc.com.br. Coloque sua comunicação na frente do público!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui