Veja as oportunidades para pequenos negócios e marcas locais

01/02/2024

VAREJO

Veja as oportunidades para pequenos negócios e marcas locais

Pequenos negócios costumam ter desafios gigantes, sendo talvez o maior deles competir com as grandes marcas.

Mas ser uma pequena ou média empresa também pode ter algumas vantagens. Uma PME está associada a compras mais conscientes e éticas por parte do consumidor e, antes mesmo do impulso aos negócios locais durante a pandemia, empresas do tipo já tinham uma maior confiança do público.

Nesse sentido, uma pesquisa global divulgada pelo Statista mostra que 51% dos consumidores sentem que as pequenas marcas são mais autênticas e confiáveis. Além disso, 56% preferem comprar de pequenos negócios locais. Já a PDG Insights indica que os mais jovens, com faixa etária entre 18 e 34 anos, são os mais propensos a comprar localmente.

Conheça melhor quem são esses compradores de pequenos negócios e como conquistá-los com a ajuda da NSC. Acompanhe a explicação!

A procura por pequenos negócios no varejo

Pequenas empresas e marcas locais são dois termos intimamente ligados em diversos segmentos do varejo. Quando falamos de alimentos frescos, por exemplo, uma PME terá uma dificuldade logística maior para chegar mais longe. Por outro lado, categorias como vestuário e acessórios podem alcançar novos mercados pela internet devido à natureza não perecível de seus produtos.

É justamente quando os dois termos estão mais próximos que os consumidores da América Latina mostram-se mais atentos aos pequenos negócios que a média global. Veja o caso de produtos frescos: 30% dos latinoamericanos normalmente compram tais itens de marcas menores. Enquanto isso, na Europa, esse índice cai para 27%, segundo a NielsenIQ.

Categorias com maior preferência por marcas menores na América Latina:

Quanto mais nos afastamos da urgência de consumo, mais as marcas maiores são preferidas. Por exemplo, em higiene pessoal, 54% dos consumidores tendem a comprar de grandes negócios. Em cuidados com saúde e beleza, esse percentual é de 46%, ante apenas 17% dos produtos frescos.

Mas isso pode significar que o público local não tem acesso a pequenos negócios nesses segmentos ou que as marcas menores não estão conseguindo atrair o consumidor regional. Daí a importância de elas investirem mais na comunicação.

Leia também: Veja os principais desafios de micro e pequenas empresas

Uma parcela do público considera as marcas locais mais autênticas. (Foto via Freepik)

Perfis de consumidores dos pequenos negócios

Outra pesquisa da NielsenIQ, desta vez referente aos quatro perfis de consumidores na América Latina, permite-nos entender melhor quem compra ou não compra das marcas pequenas. Eles são:

O  preço é um dos maiores obstáculos para o público aumentar a procura pelas marcas pequenas. Falando em específico do mercado brasileiro, 32% das pessoas no País acreditam que tais marcas são mais caras. Ainda assim, estão dispostos a pagar um pouco a mais. Outros 58% dos entrevistados consideram difícil encontrar os produtos de pequenos negócios nas prateleiras.

Não à toa, vendedores de rua, minimercados e redes sociais são os principais canais de procura por marcas menores na América Latina. Está aí mais um motivo para investir na comunicação: conduzir os consumidores para os canais certos.

Leia também: Empresa familiar: veja os desafios e vantagens nos negócios

NSC ajuda na comunicação de marcas locais

Independentemente do segmento em que atue o pequeno negócio, o segredo para acertar na comunicação está em uma segmentação eficiente.

Isso quer dizer, em primeiro lugar, dar um direcionamento local às campanhas. Mas há um problema nisso: as mídias exclusivamente locais não transmitem o mesmo nível de confiança que os grandes veículos nem têm o mesmo alcance. Então, é preciso anunciar em veículos maiores que ainda ofereçam essa segmentação local.

Além desse direcionamento geográfico, é importante alcançar os perfis certos de consumidor. Como vimos, alguns são mais propensos a comprar das pequenas marcas que outros.

Nesses dois aspectos a NSC pode ajudar na comunicação de pequenos negócios em Santa Catarina. A líder de audiência e relevância no Estado está espalhada pelas diferentes regiões catarinenses e permite segmentar sua comunicação com eficiência em nível regional. Mais ainda, os veículos da NSC oferecem outros parâmetros de segmentação, como assuntos de interesse, dados sociodemográficos e remarketing.

Outra vantagem de anunciar na NSC é que sua marca ganha atenção com credibilidade. Isso é fundamental para aumentar não só o reconhecimento do negócio, como também a percepção de valor dele.

Descubra agora como é possível anunciar na NSC, com soluções dentro do seu orçamento, fazendo gratuitamente uma simulação de campanha.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui