Veja como e por que usar a mídia exterior na comunicação

28/09/2023

Comunicação

Veja como e por que usar a mídia exterior na comunicação

A mídia exterior é o terceiro meio de comunicação com maior investimento no Brasil, conforme revelam os dados do Cenp-Meios do primeiro semestre de 2023. Com 9,2% do investimento publicitário em mídia, ela aparece atrás somente da televisão aberta e da internet.

Há boas razões para esse destaque da mídia externa na comunicação das marcas. Como informa o estudo Inside OOH 2023, da Kantar IBOPE Media, o meio atinge 89% da população brasileira. Isso a coloca acima do alcance da rádio, com 80%, e abaixo apenas do vídeo, com 99,6%, de acordo com os números da mesma empresa.

Além disso, 68% dos brasileiros que viram anúncios em mídia exterior já compraram ou pesquisaram pelos produtos e serviços divulgados.

Se você deseja incluir ou aproveitar melhor essa opção na sua estratégia de mídia, o Negócios SC traz a seguir outros dados a respeito. Aproveite!

O que é mídia exterior ou OOH?

A mídia exterior é conhecida por diferentes nomes, como mídia externa ou mídia fora de casa. Esta, por sinal, é a tradução do termo em inglês out of home (OOH). Basicamente, refere-se à publicidade feita fora do lar.

No entanto, a mídia OOH não é necessariamente realizada na rua ou em espaços públicos. Ela se encontra também em terminais, aeroportos, shows, eventos de negócios, estabelecimentos, entre outros locais e ocasiões.

Os exemplos de mídia externa incluem: outdoor, frontlight e backlight, placa, painel, pôster, empena, busdoor e backbus, mobiliário e envelopamentos diversos. Ainda existem muitas possibilidades de digital out of home (DOOH), ou mídias digitais externas, como telas, letreiros, projeções, painéis interativos, drones, ações com realidade aumentada etc.

Devido a essa versatilidade, a mídia exterior pode ser usada com outras estratégias de marketing, como eventos ou o marketing de experiência. Por exemplo, o projeto Floripa Tem, da NSC, já possibilitou ações marcantes em que a marca dos anunciantes era exibida em bar suspenso ou até mesmo em um balão.

Outra ação de live marketing da NSC, desta vez aliada a uma campanha de conscientização, envolveu projeções urbanas em Florianópolis.

A mídia exterior também é um ótimo complemento da estratégia de geomarketing. Afinal, como é restrita a determinada área, ela pode direcionar a atenção do público para pontos de venda físicos ou aumentar o reconhecimento da marca em uma região.

Os dados da Kantar IBOPE Media mostram que a procura pela mídia externa vem crescendo entre os anunciantes. Comparando o investimento do primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2023, houve uma alta de 17%. Esse é um bom momento para considerá-la como parte da sua comunicação, se ela ainda não estiver no seu planejamento.

Leia também: Marketing de geolocalização: saiba o que é e como funciona

Mídias digitais interativas são uma boa opção para chamar a atenção. (Imagem via Freepik)

Percepção da mídia externa pelo consumidor

Como antecipamos, nove em cada dez brasileiros foram impactados pela mídia exterior em 2023. Esse percentual é maior que a média da América Latina, de 83%, segundo a Kantar IBOPE Media. Por sinal, o desempenho nacional aumentou em relação a 2022, quando 85% da população foi alcançada pela publicidade OOH.

Mas qual é a percepção do público sobre esse tipo de mídia?

Essa avaliação positiva então se reflete em ações concretas do consumidor. Como destaca o estudo Inside OOH 2023, 40% do público impactado pesquisou mais informações sobre as marcas anunciadas e 37% das pessoas seguiram os negócios nas redes sociais.

Em seguida, ainda mostraremos como a tecnologia pode contribuir com sua estratégia de mídia exterior, elevando o desempenho das campanhas.

Leia também: Dados mostram o papel da publicidade na vida do brasileiro

Recursos digitais para se destacar na mídia exterior

Vimos que existem muitas possibilidades para anunciar na mídia digital out of home, ou DOOH. De acordo com os dados da Kantar IBOPE Media, há bons motivos para sua marca aproveitá-las.

Os números mostram que 81% dos entrevistados gostam de ver anúncios em formatos digitais de mídia exterior. Mais ainda, 93% pensam que esses formatos chamam mais atenção.

Na hora de montar seu mix de mídia, então é preciso buscar soluções como aquelas que comentamos acima: telas, painéis, projeções etc. Lembre-se também de que a criatividade no uso dos recursos digitais é fundamental para levar a mensagem da marca mais longe, seja na memória de cada consumidor, seja a um maior número de pessoas.

Outro elemento importante a considerar são os QR Codes. Isso porque 31% dos brasileiros que interagiram com a publicidade OOH já escanearam um código do anúncio. Ou seja, vale acrescentar esse recurso que facilita a interação com o público.

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