Veja como impulsionar seu marketing digital com a mídia off-line

07/10/2025

Veja como impulsionar seu marketing digital com a mídia off-line

O marketing digital responde por 40% do investimento publicitário em mídia no Brasil, de acordo com o Cenp-Meios. Mas você sabia que, para ter bons resultados nos canais on-line da marca, também precisa investir na mídia off-line? É isso o que mostraremos a seguir, com destaque para o impacto da televisão e da rádio na sua estratégia. Acompanhe!

Entenda a influência da mídia off-line no marketing digital:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

A importância da comunicação multiplataforma

Nem só digital, nem só off-line, a melhor estratégia de comunicação para as marcas é multiplataforma. Há muitas evidências apontando nesse sentido.

No relatório Media Reactions 2025, por exemplo, a Kantar revela que 45% do impacto de uma campanha nos indicadores-chave de desempenho da marca, em média, vem da ação conjunta entre diferentes mídias.

Ainda que o formato de mídia seja o mesmo, como no caso do vídeo, vale a pena diversificar os canais de comunicação. Um estudo da Spectrum Reach com a Magna Global já mostrou que 41% dos consumidores tiveram uma melhor recordação da marca ao ver o anúncio tanto na televisão quanto no meio digital. Além disso, ter o primeiro contato com a propaganda pela TV gera uma maior intenção de compra.

Ou seja, a inclusão da mídia off-line vai muito além do impacto no marketing digital. Ela contribui positivamente para alcançar melhores resultados no negócio como um todo.

Mídia e marketing em Santa Catarina: veja como ter sucesso em SC.

O impacto direto da televisão no marketing digital

Outros estudos medem, diretamente, os reflexos de associar a mídia off-line a uma estratégia digital.

Esse é o caso da televisão, em um levantamento feito pela ThinkTV em parceria com a Accenture. O meio não só traz um excelente retorno por si próprio, como também gera um ROI positivo para as outras mídias que fazem parte da campanha de comunicação. Esse retorno no meio digital foi 19% maior, em média, ao incluir a presença da marca na TV.

Aliás, quer mais engajamento nas redes sociais? A televisão é uma ótima aliada para isso. De acordo com uma pesquisa realizada ao longo de seis meses pela 4C, descobriu-se que um em cada cinco engajamentos nos perfis das marcas que usam TV foi originado nos comerciais televisivos. 

Quem disse que o público jovem não gosta de ver televisão?

Anunciar na rádio turbina o alcance da estratégia digital

A publicidade em áudio proporciona um impacto digital que muita gente sequer imagina. De acordo com Nielsen e Cumulus Media, as estratégias de comunicação envolvendo digital e rádio que aumentaram em 20% o investimento na internet tiveram um aumento de até 20% no alcance da campanha. Por outro lado, investindo 20% mais em rádio, o alcance cresceu em até 94%.

A Radiocentre, por meio do estudo “Radio: The Online Multiplier”, destacou nesse sentido que os anúncios de áudio aumentam em 52% as buscas virtuais pela marca, em média.

A Cumulus Media, desta vez em parceria com a LeadsRX, também analisou 17 campanhas em diversos segmentos e descobriu que a presença da rádio contribuiu para um crescimento médio de 14% em acessos nos sites dos anunciantes.

Há exemplos práticos disso nas próprias rádios da NSC. No case de sucesso da Frida e Cia., a presença na Atlântida Blumenau gerou três vezes mais acessos ao site e 40% a mais de conversão no carrinho que um dia normal para a marca.

Como as rádios da NSC impulsionam sua marca em Santa Catarina?

Maior atenção e confiança são os diferenciais da mídia off-line

Atribuir os melhores resultados da mídia off-line ao alcance de meios como a televisão e a rádio é uma resposta simplista. Para entender verdadeiramente o impacto dela no marketing digital e nos negócios como um todo, precisamos olhar para outros dois fatores.

O primeiro deles é o maior nível de atenção do consumidor off-line. A ThinkTV fez o experimento de comparar a recepção do público ao mesmo anúncio na televisão e no YouTube. Na TV, os espectadores mantiveram o foco por 86,1% do tempo. Já no meio digital, a atenção caiu para 67,4% da duração da propaganda.

A rádio ainda consegue reter a atenção do público de maneira até dez vezes mais eficiente que vídeos on-line, de acordo com a dentsu. E isso nos leva ao segundo fator: a confiança. Uma pesquisa da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) aponta que 63% dos catarinenses consideram as propagandas de rádio mais confiáveis que as da internet.

A atenção e a confiança, então, permitem gerar um interesse e uma relação mais fortes, proporcionando melhores resultados na comunicação.

Descubra agora como incluir a mídia off-line na sua estratégia digital com o Simulador de Campanha da NSC.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui