A temporada de verão 2024/2025 foi especialmente positiva para Santa Catarina. Somente no período entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, o Estado foi a porta de entrada para 451 mil turistas estrangeiros no Brasil, fora os outros milhares de visitantes do próprio País, segundo a Embratur. Mas essa não é a única boa notícia para o turismo no litoral catarinense.
Destaques do turismo no litoral catarinense nesta temporada de verão:
- a Argentina foi o maior mercado emissor de turistas na última estação;
- o perfil de público nas cidades litorâneas de SC está amadurecendo;
- e o Estado também está atraindo um perfil de maior poder aquisitivo;
- mas o desafio é esses visitantes se tornarem promotores do turismo estadual.
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De onde vêm o turismo no litoral catarinense na temporada?
O percentual de turistas estrangeiros no litoral catarinense aumentou de 17,3% na temporada de verão 2023/2024 para 35,2% no verão 2024/2025. Nesse sentido, o destaque da temporada mais recente foram os argentinos, que lotaram o comércio e superaram os percentuais de catarinenses do interior e dos gaúchos.
Esses dados estão em uma nova pesquisa da Fecomércio SC, realizada com base em 1.200 entrevistas nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul.
Os hermanos, sozinhos, representaram 28,8% dos visitantes nessas cidades. Uruguaios, paraguaios e chilenos também contribuíram para aquecer o turismo no verão catarinense.
Os turistas de fora concentraram-se principalmente nas cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú. Com tais destinos disputados pelos turistas internacionais, os próprios catarinenses e os gaúchos, que somam 41,5% de toda a demanda turística no litoral de SC, destinaram-se para as opções mais ao sul ou ao norte do Estado.
Veja a internacionalização do turismo em diferentes cidades catarinenses:
- Florianópolis: 55,5%
- Balneário Camboriú: 36,2%
- Imbituba: 18,6%
- Laguna: 16,5%
- São Francisco do Sul: 7,3%
Como a internacionalização do turismo ajuda Santa Catarina?
O novo perfil de turistas do verão no litoral catarinense
A pesquisa da Fecomércio SC aponta uma mudança ainda mais significativa no turismo de verão em Santa Catarina. Na última temporada, a faixa etária de 41 a 60 anos representou mais da metade dos turistas e a idade média dos viajantes foi de 45 anos. Como comparação, a média no verão anterior era de 41 anos.
Essa redução correspondente nos grupos mais jovens também mudou ligeiramente o perfil de estado civil e renda. Por exemplo, houve um aumento de 9,2 pontos percentuais na parcela de visitantes casados ou em união estável, chegando a 70,8% do total.
Mas a maior transformação foi mesmo na renda. Há uma tendência ao longo dos anos de Santa Catarina atrair turistas de mais alto poder aquisitivo e isso se viu com clareza em 2025.
Em todas as faixas até cinco salários mínimos, houve quedas na distribuição dos turistas em relação à média histórica. Por outro lado, a partir desse valor, todos os grupos tiveram aumento de participação. Tanto que mais de um quarto do público (27,8%) tem renda média familiar mensal acima de dez salários mínimos.
O reflexo disso foi o crescimento no gasto médio dos visitantes. O valor nesta temporada foi de R$ 9.349, ou seja, 41% superior aos R$ 6.620 observados no verão anterior.
3 dados que mostram o crescimento da economia de Santa Catarina.
Satisfação dos turistas é um ponto de atenção
Nem tudo são boas notícias na pesquisa da Fecomércio SC sobre o turismo de verão no litoral catarinense.
Com o maior número de turistas visitando Santa Catarina e a mudança no perfil de público, o Estado precisa se adaptar e evoluir para que esses visitantes retornem nas próximas temporadas.
No verão 2024/2025 o turismo catarinense apresentou uma pequena queda no indicador Net Promoter Score (NPS). Basicamente, o entrevistador pergunta o quanto o turista indicaria o destino, em uma escala de 0 a 10. Aqueles que respondem acima de 9 são os promotores; entre 7 e 8 estão os neutros; e abaixo disso encontramos os detratores. Por fim, diminui-se o percentual de promotores pelo de detratores para chegar ao NPS.
O resultado desta temporada, nas cinco cidades analisadas, ficou em 74%. Isto é, abaixo dos 76% registrados em 2024, mas dentro da margem de erro de 3,2%. No entanto, as avaliações de São Francisco do Sul e Balneário Camboriú caíram 3 p.p. e 8 p.p., respectivamente.
Já Laguna, apesar do NPS ainda baixo, melhorou no intervalo analisado. A cidade do litoral sul catarinense subiu 14 p.p. no conceito dos viajantes.
Avaliação do litoral de Santa Catarina segundo o NPS em 2025:
- Florianópolis: 85%
- Imbituba: 75%
- Geral: 74%
- Balneário Camboriú: 72%
- São Francisco do Sul: 71%
- Laguna: 55%
Os principais pontos de melhoria mencionados pelos turistas referem-se à infraestrutura, ao acesso às praias, à limpeza e ao saneamento, que afeta a qualidade da água.Veja mais destaques do turismo em Santa Catarina assinando a newsletter do Negócios SC